terça-feira, 16 de junho de 2009

Judeus ortodoxos lançam ferramenta de busca "kosher"

Judeus devotos que foram proibidos por rabinos de navegar na internet podem agora dar um "Koogle" em uma nova ferramenta de busca "kosher" - termo usado para alimentos em conformidade com as leis judaicas.

Yossi Altman, administrador do Koogle - uma brincadeira com os nomes do prato judeu kugel e do Google -, disse que a ferramenta atende aos critérios dos rabinos ortodoxos, que restringiram o uso da internet para garantir que os fiéis não acessem conteúdo sexualmente explícito.

O Koogle omite conteúdo religiosamente questionável, como a maioria das fotografias de mulheres que os rabinos ortodoxos enxergam como indecentes, explicou Altman.

A ferramenta de busca oferece links para sites de notícias israelenses e de compras, mas também filtra itens que a maior parte dos judeus ultraortodoxos são proibidos de ter em suas casas, como aparelhos de televisão.

"Essa é uma alternativa adequada para que judeus ultraortodoxos possam navegar na internet", disse Altman por telefone.

O site foi desenvolvido em parte com apoio de rabinos que buscavam uma solução para as necessidades dos judeus ultraortodoxos de encontrar serviços online importantes, acrescentou ele.

A ferramenta (em hebraico ou inglês) pode ser acessada pelo endereço www.koogle.co.il.

Um comentário:

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde