terça-feira, 2 de junho de 2009

Jobim confirma que destroços são de avião da Air France

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta terça-feira (2) que os destroços visualizados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) durante operação de buscas são da aeronave da Air France desaparecida no Atlântico desde domingo com 228 pessoas a bordo.

Não há a menor dúvida que os destroços são do avião da Air France", afirmou Jobim a jornalistas durante entrevista coletiva no Rio.

"O KC 130, nosso Hércules, visualizou destroços, ou seja, viu materiais diversos", acrescentou o ministro.

Foi encontrado um conjunto de destroços dispostos ao longo de uma faixa de 5 quilômetros de extensão, informou Jobim. O material encontrado é formada basicamente por restos metálicos e fiação. Nenhum corpo foi avistado até o momento. A região está a 650km de distância de Fernando de Noronha, próximo ao arquipélago São Pedro São Paulo.

O navio da Marinha Grajaú é esperado amanhã (3) de manhã no local onde foram encontrados os destroços. Ainda de acordo com o ministro, aviões da FAB continuam sobrevoando a região em busca de vítimas e outras peças do avião.

Destroços
A Força Aérea Brasileira (FAB) detectou os destroços na manhã desta terça, mas ainda não havia confirmação se eram do Airbus 330 da Air France. “As posições desses retornos foram marcadas por coordenadas e motivaram o replanejamento das buscas concentrando-se agora 650 km a nordeste de Fernando de Noronha”, informou coronel da Aeronáutica Jorge Amaral, em entrevista concedida nesta manhã. O primeiro navio mercante que chegou ao local afirmou que não havia encontrado nenhum material.

Histórico
O voo AF 447 da Air France, operado por um Airbus A 330-200, desapareceu com 228 pessoas a bordo depois de decolar do Rio às 19h de domingo (31). A chegada na capital francesa estava prevista para as 6h15 (de Brasília), segundo a empresa.

A companhia informou que localizou a zona onde ocorreu a tragédia. Segundo comunicado, o desastre aconteceu a meio caminho das costas do Brasil e da África. O governo brasileiro participa das buscas com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e navios da marinha.

A expectativa de encontrar sobreviventes, no entanto, é muito pequena. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, onde o avião deveria chegar, e declarou que o acontecido "é um acidente trágico. As chances de serem encontrados sobreviventes são muito pequenas".

Dentre 228 os passageiros, 126 são homens, 82 mulheres, além de sete crianças e um bebê. Dos tripulantes, três são responsáveis pela condução da aeronave e 12 pelo atendimento aos passageiros.

A Air France informou que não vai divulgar a lista oficial com os nomes dos passageiros até contatar todas as famílias. No entanto, a companhia já afirmou que havia 58 brasileiros no voo. Este número diverge do divulgado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que disse haver 57 pessoas do Brasil no avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde