quinta-feira, 7 de maio de 2009

OMS diz que gripe pode afetar um terço da população


Genebra, 7 mai (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que o vírus da gripe suína continua se espalhando e que "uma estimativa razoável" é que chegue a infectar um terço da população mundial.


Apesar do nome, a "gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados?"


O diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, disse, na entrevista coletiva diária, que "isso significa muita gente, e pode haver muita gente que morrerá ou terá pneumonia grave", apesar de que, por enquanto, o vírus parece ter sintomas leves.


Essa previsão de um terço da população infectada significa cerca de 2 bilhões de pessoas com o vírus A (H1N1), mas, de acordo com o especialista, é impossível fazer previsões, por enquanto, de quanta gente poderia morrer.


Acrescentou que, "desde o início da crise, dissemos que a situação evolui e que não sabemos como fará isso, ou se o vírus ficará mais perigoso".


Fukuda expressou, principalmente, o temor da OMS de que o vírus se estenda especialmente nos próximos meses no hemisfério sul, onde está para começar o inverno.


O especialista disse que, por enquanto, não há motivo para elevar o nível de alerta de pandemia para a fase seis, a última da escala, pois ressaltou que, até agora, só se verificou uma transmissão do vírus estável de pessoa a pessoa na América do Norte, e não em outros lugares. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde