Subsecretário Shahid Malik teria usado dinheiro para pagar aluguéis.Ele foi afastado do cargo, mas ainda não vai ser substituído.
O escândalo dos parlamentares britânicos que usaram dinheiro público para pagar despesas pessoais fez nesta sexta-feira (15) a primeira vítima, com a renúncia do subsecretário de Estado da Justiça, Shahid Malik.
Ele apresentou a renúncia enquanto prossegue a investigação para esclarecer se abusou do dinheiro ao qual tem acesso como parlamentar para pagar o aluguel de uma de suas casas. A decisão de Mahik foi anunciada depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu ao assessor independente para interesses ministeriais, Philip Mawer, que averigue o mais rápido possível a situação do subsecretário de Estado. À "BBC", Mahik disse que não existe razão pela qual deva pedir desculpas, e assegurou que as verbas que incluiu como gastos decorrentes da função no marco do sistema de compensação para os deputados que procedem de circunscrições fora de Londres estiveram o tempo todo ajustadas à realidade. "O que gastei é o que qualquer outro membro do Parlamento gastou", afirmou Malik, que, segundo o jornal "Daily Telegraph", solicitou nos últimos três anos o máximo permitido para o segundo imóvel: 66.827 libras (74.900 euros). O Escritório de Brown informou que, se ficar comprovado que o subsecretário não cometeu nenhum ato ilícito, ele voltará ao cargo. "Até saber o resultado da investigação, Shahid Malik renunciará como subsecretário de Estado. Não será substituído", acrescentou o porta-voz de Downing Street, que assegurou que Brown falou com o acusado e com o ministro da Justiça, Jack Straw. O escândalo dos deputados que usaram dinheiro público para pagar gastos pessoais já atingiu nesta quinta-feira um ex-secretário de Estado trabalhista, suspenso pelo partido, e um dirigente conservador, que renunciou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde