sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caso do mau uso de verba pública faz primeira baixa no governo britânico

Subsecretário Shahid Malik teria usado dinheiro para pagar aluguéis.Ele foi afastado do cargo, mas ainda não vai ser substituído.

O escândalo dos parlamentares britânicos que usaram dinheiro público para pagar despesas pessoais fez nesta sexta-feira (15) a primeira vítima, com a renúncia do subsecretário de Estado da Justiça, Shahid Malik.
Ele apresentou a renúncia enquanto prossegue a investigação para esclarecer se abusou do dinheiro ao qual tem acesso como parlamentar para pagar o aluguel de uma de suas casas. A decisão de Mahik foi anunciada depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu ao assessor independente para interesses ministeriais, Philip Mawer, que averigue o mais rápido possível a situação do subsecretário de Estado. À "BBC", Mahik disse que não existe razão pela qual deva pedir desculpas, e assegurou que as verbas que incluiu como gastos decorrentes da função no marco do sistema de compensação para os deputados que procedem de circunscrições fora de Londres estiveram o tempo todo ajustadas à realidade. "O que gastei é o que qualquer outro membro do Parlamento gastou", afirmou Malik, que, segundo o jornal "Daily Telegraph", solicitou nos últimos três anos o máximo permitido para o segundo imóvel: 66.827 libras (74.900 euros). O Escritório de Brown informou que, se ficar comprovado que o subsecretário não cometeu nenhum ato ilícito, ele voltará ao cargo. "Até saber o resultado da investigação, Shahid Malik renunciará como subsecretário de Estado. Não será substituído", acrescentou o porta-voz de Downing Street, que assegurou que Brown falou com o acusado e com o ministro da Justiça, Jack Straw. O escândalo dos deputados que usaram dinheiro público para pagar gastos pessoais já atingiu nesta quinta-feira um ex-secretário de Estado trabalhista, suspenso pelo partido, e um dirigente conservador, que renunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde