quarta-feira, 20 de maio de 2009

Brasil ganha 3 posições em ranking de competitividade


SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil ganhou três posições em um ranking de competitividade mundial, ocupando o 40o lugar na lista de 57 países pesquisados pela escola suíça de negócios IMD.

O Relatório Anual de Competitividade da IMD de 2009 mostra os Estados Unidos mantendo a liderança, seguidos por Hong Kong, Cingapura, Suíça e Dinamarca.

Logo adiante do Brasil estão Espanha, Bulgária, Peru e Cazaquistão. Atrás do país estão Jordânia, Indonésia, Filipinas e Polônia.

O componente de performance econômica brasileira aumentou 10 posições, para o 31o lugar, enquanto o de setor empresarial subiu 2 posições para o 27o lugar.

Segundo o estudo, além do Brasil ter subido na colocação geral de competividade, a distância entre o país e as economias mais competitivas diminuiu.

"Essa mudança... foi influenciada tanto pela redução das diferenças entre as economias analisadas, principalmente em relação aos EUA, quanto pelos ganhos competitivos reais vivenciados pelo Brasil", afirmou o relatório.

Mas o Brasil ainda tem trabalho a fazer, inclusive investindo em reformas, para "manter essa capacidade de resistência a instabilidades", segundo Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral e responsável pela análise do Brasil na pesquisa.

"O Brasil necessitaria manter políticas cambial, de juros e de inflação adequadas ao perfil do país, estimular o consumo através da redução da carga tributária, incrementar os níveis de emprego e renda através de revisão das leis trabalhistas e previdenciárias e manter os níveis de investimento em infraestrutura através da implementação efetiva do Plano de Aceleração para o Crescimento", afirma Cabral em comunicado divulgado à imprensa.

Os últimos três lugares do ranking de competitividade foram ocupado por Argentina, que caiu da 52a posição para a 55a; Ucrânia e Venezuela. O Japão, segunda maior economia do mundo, ficou com o 17o lugar, subindo cinco degraus na lista. Já a China continental, caiu da 17a para a 20a colocação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde