segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atlantis encerra missão após 13 dias

O ônibus espacial Atlantis aterrissou ontem na Base Edwards da Força Aérea, no oeste da Califórnia, ao término de 13 dias na órbita terrestre com a missão de reparar o telescópio espacial Hubble.

As condições do tempo ajudaram e o pouso ocorreu sem contratempos. Os sete tripulantes da Atlantis receberam as boas-vindas via rádio e foram elogiados por completar “uma missão que contribuirá para a expansão do conhecimento”.

Centro de controle da missão havia solicitado outra volta

A Nasa ordenou à tripulação do ônibus espacial Atlantis que aterrissasse na Base Edwards da Força Aérea, após dois dias de postergamento. A agência espacial havia rechaçado a opção de aterrissagem no Cabo Canaveral devido ao mau tempo.

O centro de controle da missão em Houston, no sul do Texas, havia solicitado aos sete astronautas que viajam a bordo do Atlantis que dessem mais uma volta volta ao redor da Terra com a esperança de que em breve melhorassem as condições meteorológicas no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

A agência espacial indicou que utilizaria a Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, caso o tempo não melhorasse na Flórida.

A agência espacial preferiria não recorrer a essa alternativa devido ao custo para se transportar o Atlantis para a Flórida sobre um Boeing 747, que ficaria em torno US$ 2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde