terça-feira, 28 de agosto de 2012

פרשת שופטים Parashat Shoftim

פרשת שופטים
Parashat Shoftim
" Shoftim veshoftrim titen lecha " "Juizes e policiais designarás para ti ".
Essa parashah é muito rica em assuntos, leis, e estatutos, e quando eu estava lendo a parashah anotei alguns versos que me chamaram a atenção, e agora na hora de escrever a parashah percebi algo muito interessante, sem saber eu anotei uma sequência que concomitantemente todos os versos seguem uma ordem, que são os versos de Devarim (deuteronômio) 17:18-20 , 18: 15-19 , 19:18-21 , 20:19-20 , se analisarmos o intervalo dos versos somados dão 10, ou seja , o mesmo número de leis dadas no monte Sinai.E analisando essas ligações me perguntei o que esses versos tem em comum, será que eles tem alguma ligação?
Respectivamente os subtítulos dos versos seriam mais o menos assim: " Torah, Mashiach, Falso testemunho, Arvore."
Tudo na Torah tem ligação e um porque de sua disposição de escrita , e esse é um dos motivos dela ser escrita em um único pergaminho, então vamos ao estudo!
Com um título tão forte desse, Shoftim, essa parashah inevitavelmente deveria falar do maior dos shoftim, do Mashiach, e é sobre o Mashiach que iremos falar hoje.
Logo nos primeiros versos da parashah vemos o verso falando sobre um rei Devarim 17:15 "Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. "
O qual deveria ser um irmão deles , um rei modesto, que não tivesse muitos cavalos, que não se deixa-se levar pelos prazeres da luxuria conforme Maimônides nos ensina, que não fosse avarento, que não multiplicasse para sí ouro e prata, este seria um rei segundo o Coração de HASHEM. E logo depois no capítulo 18:15-19 de Devarim vem falando sobre o Mashiach, seria coincidência ou uma indicação de como deveria ser também o Mashiach? Certamente é uma indicação de como deveria ser o Mashiach, pois o que é o Mashiach se não um rei ? Ou   seja o Mashiach também deveria seguir as prescrições de como deveria ser um rei segundo o coração do Eterno , um rei cujos atos deveriam ser com modéstia, não possuir muitos cavalos, sem luxuria sem avareza, e ter a Torah em seu coração, assim como era ordenado ao rei que escreve a sua Torah a próprio punho, para que lembrasse de que aquelas palavras eram para si, esses seriam alguns pré requisitos para o Mashiach, então analisemos alguns versos Matitiahu 1:1-17 que fala a respeito a genealogia do Mashiach Yeshuah, que nos mostram um dos requisitos de que o Mashiach deveria ser dentre os Yisraelim e o Mashiach da casa de David Hamelech 
 "1 LIVRO da geração de  Yeshua HaMashiach, filho de Davi, filho de Abraão. 
2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.
12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
15 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama o Messias.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até o Mashiach, catorze gerações."
Matitiahu 4:8-10 nos mostra que Yeshuah era um homem sem avareza "8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. "
Matitiahu 6:19-21 "19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. "
Zacarias 9:9 "9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. " Matitiahu 21:5-7"5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima."

Desde criança Yeshua HaMashiach já possuía a a Torah em seu coração Lucas2:46-47 "46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. "
Vemos ai versos que nos mostram algumas das qualidades de Yeshuah que são condizentes com o que a Torah e os Profetas nos falaram a respeito do Mashiach.
Yeshua fala em um de seus midrashim  exatamente o que a parashah Shoftim vem a nos ensinar nos versos de Devarim respectivamente 20:19-20 , 19:18-21
Matitiahu 12:33-37 "33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado."

Com esse pequeno e breve estudo possamos confirmar ainda mais a nossa Fé no Mashiach Ben David, Yeshua HaMashiach. claro que se fossemos discorrer sobre todas as profecias e citações da Torah e dos profetas teríamos ainda mais como comprovar a veracidade dos fatos, porém deixamos para um outro estudo, que já esta sendo desenvolvido.
Agradeço ao Eterno por me dar a compreensão para escrever essas palavras!



Yachne כנ'

פרשת ראה Parashat Reeh

פרשת ראה
Parashat Reeh

Hoje vamos falar a respeito do Yetser hara ve yetser hatov, a boa inclinação, ou instinto, e a má inclinação.
I Corintios 10:13 " Não veio sobre vós tentação , senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
Deuteronômio 11:26-28 : 
"26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; 
27 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
28 Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. "
O texto de Devarim (Deuteronômio) em sue nível mais o aparente o nível peshat fala a respeito das mitsvot, porém se analisarmos seu nível remiz podemos obter mais proveito das palavras da Torah. O que é benção o que é maldição? Ludicamente podemos dizer que elas são a causa das bençãos e maldições, ou seja estão diretamente ligadas ao yetser hara ve yetser hatov!
Deuteronômio 11:29-31
      "9 E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
30 Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
31 Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis. "
Vocês devem atravessar o Yarden (jordão), assim diz o texto, porque?
Quando lembramos de um rio , para alguns é sinônimo de tranquilidade e de paz, porém para os Bene Yisrael o Yarden não o era, pois era o que estava lhes "atrapalhando" Lhes "impedindo" de alcançar sua recompensa.
Nós hoje não precisamos atravessar um rio, mas sim devemos derrotar nosso yetser hara, que se analisarmos é o que nos impede de alcançarmos a plenitude, e nossa recompensa.( para compreender melhor esse comentário vide sefer sheni 7º cap. livro de Maimônides)
Para  atravessar  um rio rio é preciso cuidado, pois se o deixar nos levar por sua correnteza rapidamente morreremos, para aqueles que são desmotivados é uma tarefa difícil atravessar o rio pois logo desistem sendo assim acabam a suicidar-se, nós quando entramos numo rio estamos em desvantagem , pois somos um em meio a uma imensidão de águas,para onde nadarmos a água estará a espreita para nos afogar e assim é nosso yetser hara. Nossos sábio nos advertem a não darmos ouvidos ao yetser hara porém o yetser hara é mui sagaz, não importa o que lhe digamos ele sempre estará a espera com novas dúvidas e questionamentos.
(vide hovot halevevot)
Deuteronômio 12:8 " Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos."
Devemos dar ouvidos a nossos sábios quando nos advertem das armadilhas de nosso yetser hara.
Deuteronômio 13:10 "E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; "
Avot IV:1  " a quem se deve considerar forte?Àquele que sabe vencer suas paixões..." Quando agimos dessa maneira , a qual a Torah nos ensina, seremos grandemente recompensados nesse mundo e no outro
( Deuteronômio 15:5-6)
II Timóteo 2: 15-23 "15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como trabalhador  que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniqüidade.
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso de ADONAI, e preparado para toda a boa obra.
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam a ADONAI.
23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. "

Que saibamos atravessar o Yarden, e tenhamos êxito nessa nossa missão!



Yachne כנ'

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

פרשה עקב Parashat Ekev

 פרשה עקב
Parashat Ekev 
 
Deuteronômio 8:2-5 "2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus."
Ao ler esses versos lembro-me de um midrash contado pelo nosso mestre Yeshua HaMashiach 
Mateus 18:23-35 "23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
O que esse midrash tem a ver com a parashah de hoje?
Vemos que nos dois casos nos arremetem a lembrar-mos do que nos aconteceu, para que façamos ou para que não o façamos, é justamente isso que eu quero enfatizar !
Quando lemos o texto de Devarim vemos e somos obrigados a nos lembrar de nossos maus atos, assim como está escrito "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." (Salmos 51:3) Mas por que é tão importante não nos esquecermos de nossos maus atos? Um dos princípios básicos  é pelo fato de quando nos lembramos de um mau ato cometido, sentimos remorso, ou pelo menos deveríamos sentir, o que nos leva ao arrependimento e o arrependimento ao perdão, HASHEM está como se fosse o Rei do midrash de Yeshuah, viu a falha do povo, o tentou, humilhou para que aprendessem com seus erros, assim como aqueles escravos em mitzraim (Egito)foram testados assim como descreve o versículo, mas o mais importante não era o castigo Divino, mas sim que eles deveriam sempre se lembrar quão pequenos somos diante de HASHEM, no quinto portal do livro Hovot halevevot nos diz o seguinte em uma de suas citações " como posso condenar e humilhar alguém cuja atitude com Deus em seu coração e sua mente desconheço?Mesmo que seus atos pareçam reprováveis, no seu íntimo podem não ser o que aparentam. Ainda que nossos profetas tenham repreendido seus contemporâneos, fizeram-no com a permissão do Criador, que olhou dentro dos corações humanos e viu seus pensamentos malignos. Mas não está dentro da minha capacidade mental e emotiva calcular o que se passa no âmago do próximo. A qualidade interior da outra pessoa pode ser melhor do que imagino e melhor que a minha aos olhos de Deus. Ainda que as intenções externas dos outros pareçam más, a causa disto pode ser a ignorância dos deveres para com o Criador .Eles tem portanto uma desculpa a mais do que eu, pois o Criador exige o comportamento do homem de acordo com seu nível de conhecimento. O meu portanto é mais censurável que o da pessoa que quis reprovar, porque uma falha minha na prática religiosa será mais severa aos olhos do Altíssimo que as desta pessoa, que desconhece os caminhos de Deus. Ela O desobedece por ignorância ou inadvertência, enquanto eu O desobedeço consciente e deliberadamente".É desta maneira que HASHEM quer que nos coloquemos diante dELE e diante de nossos chaverim, com humildade, pois assim  nossos sábios nos instruem no tratado avot " sê humilde muito humilde pois sua esperança é servir de comida aos vermes".
 
Espero que possamos sempre nos lembrar dessas palavras e segui-las como um código de ética para com HASHEM.
Shalom!
 
 
Yachne כנ'

 
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

פרשה ותתחנן Parashat Vaetchanan


פרשה ותתחנן
Parashat Vaetchanan
Shalom, esta parashah fala muito a respeito do ensinamento,  e é sobre isso que iramos falar hoje:
Deuteronômio 4:6-9  "6  Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?
9  Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Logo nos primeiros versos dessa parashah vemos quão maravilhosa é a Torah!
Hoje vivemos em dias em que "tempo é dinheiro", onde as grandes industrias colocam um funcionário da linha de produção para executar apenas uma tarefa, com o intuito de com a prática venha a poupar tempo, e executar com maior perfeição, porém só chegara a esse nível com a repetição inúmeras vezes , e é isso que o Eterno viu em Avraham e é isso que o Eterno almeja ver em nós. A parashah fala inúmeras vezes sobre a importância de ensinar aos filhos, aos netos, etc...
Deuteronômio 4:9 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Nós tendemos a esquecer as coisas boas com muita facilidade, porém isso é como se pode dizer "anti-Torah" pois a Torah existe para que jamais esqueçamos da lei do Eterno, para que não precisemos "ir aos céus , ou além do mar" para a lermos , para lembrarmos quão bom é o Eterno em nos dar suas mitsvot, mais por que?
Salmos 119:97-104  "97  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98  Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99  Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100  Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101  Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102  Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103  Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
104  Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho."

Por que David Hamelech fala isso, que é mais sábio ...?
Nós somos um povo até hoje, pelo simples fato de sempre termos nossos princípios a se  seguir ,  a nossa Torah, ao contrario de muitos povos que sempre mudam no que acreditam, sendo assim tudo que seus antepassados viveram para eles de nada valeu,as nações são como animais selvagens, que quando morrem tudo aquilo que ele viveu, todas as suas "técnicas" de caça morre com ele, pois não tem como passar as gerações seguintes, porém nós temos a Torah. Porém se nós não seguirmos os concelhos que nela escritos estão somos semelhantes aos goyim, animais sem rumo.
Deuteronômio 6:24-25 "24  E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25  E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado."
Isaias 40: 13-14 "13  Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
14  Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?"
Vemos aqui mais uma vez falando sobre o ensinamento, e o valor dele, e nos perguntamos mas por que enfatizar tanto esse aspecto? Vemos aqui no texto da Haftarah : Quem é o instrutor de HASHEM? Ou seja há alguém maior que HASHEM para Lhe ensinar? Se analisarmos profundamente o verso o que podemos aprender? Que aquele que ensina se assemelha a HASHEM, pois d'Ele provem todo o conhecimento, pois ELE é o Grande professor , HASHEM nos fez sua Imagem e semelhança, por isso escolheu um povo que preserva a essência de Adam, um povo que preserva o valor da educação e do ensino.
Isaias 40:8 "Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."


Yachne כנ'

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

פרשת דברים Parashat Devarim

פרשת דברים
Parashat Devarim
Deuteronômio 3:3-7 "3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum. 
4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.
6 E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.
7 Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós por presa. "
Shalom , nesses versos vemos o que Am Yisrael deveria fazer para alcançar o êxito e obter sua herança, que no caso era derramar muito sangue.HASHEM ordenava que matassem a todos, homens, mulheres e crianças , percebemos o amor do povo pelas ordenanças de HASHEM, eram homens decididos a vida ou a morte , nós brasileiros diríamos "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" . Pinchas também era um exemplo nesse aspecto e era dessa forma que mostravam a sua Kavana , porém nós hoje o que fazemos para demostrar nossa Kavana?
Qual foi o povo que entrou na terra da promessa? Foi um povo que os gigantes estremeciam quando ouviram a sua chegada, pois sabiam que o amor pelo que acreditavam, a sua kavana era tão grande que aquele que se opusesse a eles seriam "lambidos" como a vaca come o pasto.Vemos uma kavana admirável. E nós o que fazemos para demostrar nossa kavana?
"Shamai dizia:Seja o estudo da Lei Divina a tua principal preocupação; fala pouco e faz muito;.."  (Avot I:15)
Com essas palavras de Shamai devemos nos perguntar, cadê a minha kavana? Que sou eu?
Muitos homens  deram suas vidas em prol de seu amor ao Eterno, iam a guerra , lutavam contra gigantes os quais suas camas era de 4metros de comprimento e 1,80 de largura, e muitos de nós não é capaz de dedicar sequer 15 minutos ao estudo da Torah e eu lhes pergunto cadê a nossa Kavana?
Será que somos dignos de entrarmos na terra da promessa e recebermo nossa herança?
Hebreus 3:12-13 "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 
13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; "
Salmos 95:8-11 "8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
11 A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. "
Devemos tomar cuidado para não cairmos nos mesmos erros de nossos pais, como diz o ditado "Errar é humano, persistir no erro é idiotice"
Salmos 95:6-7 "6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, "
Espero que essas palavras nos despertem da dureza e do "sono" de nosso coração, e mostremos a HASHEM que o amamos de todo coração de toda a alma. Bene Yisrael tenhamos mais kavana!!



Yachne כנ'

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

פרשת מטות / מסעי Parashat Matot / Masei

פרשת מטות / מסעי
Parashat Matot/Masei

Números 31:1-2 "E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo:
 Pelo bem do povo de Yisrael, vingue-se dos Midyanim. Depois disso você será unido ao seu povo. "

Shalom ! Vemos aqui o Eterno falando mais uma vez com Moshe rabenu e lhe disse o que deveria ser feito para o bem do povo de Yisrael, e o que o povo fez?
Números 31:13-17 "13 Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
14 E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15 E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.
17 Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. "
Mas nos perguntamos porque Moshe se irou, os comandantes foram bondosos, foram piedosos, deixaram viver as mulheres e crianças, nós não compreendemos pois a maior parte de nós hoje é igual a eles, Bachia Ibn Pacuda o grande sábio disse: " é igualmente difícil retificar um pecado com o qual o indivíduo está acostumado sendo ele uma segunda natureza sua é difícil de renunciar, como está escrito: " Eles treinaram suas linguas para dizer falsidade e se acostumaram a agir perversamente " (jeremias 9:4) " Pode o Etíope mudar a cor de sua pele ou o leopardo remover suas manchas?E você, que acostumou ao pecado, poderá mudar seus caminhos?" (Ibid, 13:23) " (Hovot Halevevot pg.244)
Com esse comentário fica mais claro para nós compreendermos o porque o povo fez aquilo, e porque Moshe se irou, sendo ele a voz de HASHEM naqueles dias. O povo estava tão habituado com o pecado, com as mulheres dos midyanim que ao menos se deram conta que estavam prestes a cair novamente, Moshe rabenu como líder dos bene Yisrael certamente compreendia esse princípio.
Hoje não conquistamos povo, ou os fazemos escravos , mas também cometemos as mesmas falhas dos bene Yisrael naquela ocasião , pois o mesmo Yetser hara que morava entre eles, permeia ate os dias de hoje.E qual foi o erro ou pecado deles? Poupar vidas?
Certamente, poreém não com essa ótica. Foi buscar a satisfação pessoal, dar ouvidos ao Yietser hara, sem se importar se aquilo era da vontade de HASHEM. Eles estavam mais preocupados com os despojos e com as mulheres, do que com o seu "próprio bem", que era segundo HASHEM, se vingar dos Midyanim.Mais como entender isso? Raban Gamliel, filho de Rabi Yehuda Ha-Nassí dizia : Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)
O homem cujo coração cobiça os prazeres deste mundo e nisto emprega seu entusiasmo, energia mental e forças, logo se dará conta que sua ambição materialista jamais será saciada, como fogueira, que acende mais forte cada vez que lhe adicionamos uma acha de lenha.
Assim somos quase a maioria de nós hoje, nos preocupamos mais com o nosso próprio nariz do que cumprir e amar as mitsvot que HASHEM nos deu.
Provérbios 23:4 " Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. "
Rabi Bachiá comenta a respeito. Nossos instintos nos motivam a abandonar o desejo pela  redenção de nossos antepassados e nos desvia do caminho que estes tomaram e que primava pelo contentamento com o que o mundo lhes provia, tomando dele somente o estritamente necessário. Os instintos atraem o homem para um estilo de vida fútil e a busca pela fortuna, enamorando-se do luxo e da fama, até afundar nos mares do materialismo e debater-se entre suas ondas. O mundo material passa então a reinar sobre ele, tapando-lhe os ouvidos e fechando-lhe os olhos. O homem não se ocupa então de nada mais a não ser o que lhe dê prazer onde possa conseguir e em qualquer oportunidade que se apresente. O prazer passa a ser sua lei e religião , afastando-o cada vez mais  de HASHEM, como advertiu o profeta: "tua própria maldade te punirá, teus próprios pecados te repreenderão" (Jeremias 2:19).
Mas o que fazer diante disso? O Criador, bendito seja, fundiu no espirito humano um corpo ávido por prazeres, que prima pelo desejo de viver e garantir sua subsistência.Deu-lhe também apetite sexual, para que almeje continuar eternamente sua espécie, e o desejo de gratificação imediata, para que use as coias deste mundo em benefício do seu bem-estar pessoal, como está escrito: "tornou bela cada coisa conforme seu tempo, e pôs em seu coração a ânsia de compreender o que Ele fez, do princípio até o fim"(Eclesiastes 3:11). No entanto,quando o instinto se sobrepõe ao intelecto e a alma se torna refém do prazeres, o homem se inclina ao excesso, que culmina por causar sua deterioração física e moral. Como consequência , é necessário que o homem adote uma qualidade de vida rígida pela abstinência do excesso e dos prazeres desnecessários, para balancear entre os desejos do corpo e os objetivos da alma neste mundo.(hovot Ha levevot). Diante disso vemos que a melhor forma de vivermos, e sermos verdadeiros tsadikim é seguirmos os concelhos da Torah e  de nossos sábios, como esta escrito : "Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)"
Provébios 23:15 "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio"

Baruch HASHEM por  ter me permitido compreender quão falho sou, e o quanto podemos melhorar, e por me permitir escrever essas palavras.


Yachne כנ'

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parashat Pinechas פרשת פנחס

פרשת פנח
Parashat Pinechas 

Números 27:1-5 "1 E CHEGARAM as filhas de Tzelofechad, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza; 
2 E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: 
3 Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o SENHOR no grupo de Korach; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. 
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. 
5 E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. "

Shalom vemos nesses versículos o quão importante é para um Yehudi casar-se com uma mulher do próprio povo, você me pergunta porque?Um dos motivos que esta implícito nesse estudo é que devemos nos casar com pessoas de nossa "casa" em nosso caso atual com um judeu, não importando a sua tribo, pois hoje as tribos se "perderam", mas o grande motivo é o que as filhas de Tselofechad fizeram, elas se preocuparam com a memória de seu pai, com a herança , com aquilo que pertenceu a seu pai, que é o que devemos procurar em nossas nashim (mulheres) , nashim que prezem em preservar valores, costumes, masoret, etc, pois apenas assim a memória de nossos pais não morreram como flores que hoje vivem, mais ao amanhecer jazem no esquecimento.
Vivemos em tempos onde a memória de nossos pais não tem mais tanta enfase em nossas vidas, aquelas nashim demostram bem como nós, os bene Yisrael devemos agir em uma situação onde princípios, onde a "herança" esta para ser perdida.
Números 27-2 " E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:"
Qual é a única solução que temos diante de uma situação onde nossos princípios, nossa cultura, nossa herança, esta para ser esquecida? Devemos nos apresentar diante de HASHEM, hoje estamos em dias onde a miscigenação é muito grande, principalmente no Brasil, porém se lembrarmos que estamos diante de HASHEM, e lembrarmos de seu pacto, podemos ainda possuir a nossa herança a nome de nossos pais não sera apagado.
Outro ponto importante é se nos preocupamos com a posteridade, se teremos quem levar nosso nome e nossas responsabilidades. O que é muito interessante é que logo após a história acima mencionada vem algo que esta relacionado a isso.
Números 12:17 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. 
 E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão; 
 Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos ( estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim ). 
 Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: 
 O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, 
 Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. 

Moshe mostrou o por que era o líder do povo de Yisrael. Nossos sábios discutem o por que Mosheh foi escolhido,o passuk diz que quando HASHEM chamou a atenção de  Moshe e Moshe viu a sarça ardente desviou seus olhos e lembrou do povo, puxa vida o que esta acontecendo com meu povo?Eu escutei que eles estão sofrendo eu escutei que eles estão sendo escravizados, e o passuk diz que que HASHEM viu e disse, você vai salvar o povo, pois mesmo depois de muitos anos ele ainda pensava no povo,  alguns dizem que a mida pela qual Moshe foi escolhido era  por que ele era um tsadik e o passuk diz que é mentira, Moshe foi escolhido pois ele pensava no povo, e vemos esse fato se repetir novamente, mesmo no dia de sua morte Moshe olhou para o povo e pediu coloca alguém capaz para guiar esse povo HASHEM. O que nos ensina que devemos sempre nos preocupar se estamos preparando alguém para que quando viermos a faltar HASHEM possa levantar alguém para possuir nossa "herança".


Yachne כנ'

sexta-feira, 20 de julho de 2012

פרשת בלק Parashat Balak



פרשת בלק

Parashat Balak

Mais um ano de estudo das parashot, e nesse ano me deparei com mais um dos ensinamentos que a Torah nos trás.Por que Balak pensava que poderia comprar a HASHEM?Vemos aqui um quadro comum em nossos dias, pessoas que pensam que podem comprar a HASHEM com dinheiro, pessoas que para elas tudo se resolve com o dinheiro. Vemos já em Balak o intuito, a ignorância, de pensar que HASHEM, Ele, que é  UM, assim como é dito:

Yigdal Elohim chai v'yishtabach

Nimtsah veen et el m'tsi-uto

Echad v'een yachid k'yichudo

Ne'elam v'gam en sof l'achduto

En lo d'mut haguf v'eeno guf
Lo na'aroch elav k'dushato
Kadmon l'chol davar asher nivra
Rishon v'een reishit l'reishito.
Yigdal Elokim chai v'yishtabach
Nimtsah v'en et el m'tsi-uto
Lo kam b'Yisrael k'Moshe od
Navi u-mabit et t'munato
Torat emet natan l'amo keil
Al yad n'vi-o ne'eman beito
Meitim y'chayei keil b'rov chasdo
Baruch adei ad shem t'hilato.
O criador de todas as coisas aceitaria dinheiro? Logo me lembro da história de Yov 
Jó 38:1-7 "1 DEPOIS disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: 
2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 
3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. 
4 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 
5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 
7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? "
Muitas vezes temos atitudes semelhante a de Yov, Balak, pensamos que somos grandes tsadikim e que podemos comprar a HASHEM com coisas materiais. Seria o mesmo que um recém nascido querer  pagar com dinheiro sua mãe pelo leite que ela lhe dá, ou o cão a ração com latidos, de que vale um latido de um cão para o homem?Como aquele recém nascido faria isso se ao menos pode andar, falar. Se sua mãe o deixar sozinho por poucas horas esse vem a falecer, mas mesmo assim insistimos em tentar comprar a HASHEM.
Essa é uma atitude completamente do povo goim, visto com clareza nas religiões do mundo, sendo uma das mais conhecidas o império romano com sua igreja, onde os fiéis poderiam comprar o perdão,também terra nos céus, vemos nos seguimentos protestantes , pentecostais, etc... pessoas que "compram"as benção de seus deuses. Vemos que os talmidim de Yeshuah HaMashiach reprovam tais atitudes.
Atos 8:17-24 "17 Então enquanto kefa e Yochanan  lhes impuseram as mãos,  receberam o Ruach HaKodesh. 
18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito , lhes ofereceu dinheiro, 
19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Ruach HaKodesh. 
20 Mas disse-lhe kefa: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 
21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 
22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 
23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. 
24 Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim."
Outro aspecto bem interessante é o tema central dessa parashah, que é a tentativa de amaldiçoar os bene Yisrael.Porque HASHEM não permitiu que Balak viesse a amaldiçoar a Yisrael, existe benção e maldição?
Para nós que estudamos a Torah é bem clara esta questão, Muitos pensam que maldição é um encanto, um "ritual", para os goim pode ser que seja apenas isso, mas nós sabemos que a maldição vem através da língua .
Mateus 21:17-19 "17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. 
18 E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; 
19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. "
Esses versos deixam bem claro que a maldição vem através da língua., mas agora você me pergunta e o que aquela jumenta esta fazendo na história ?O que a jumenta tem de semelhança com benção, maldição, e lashon hara?
Números 22:30-31       "30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. 
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. "
Essa é a resposta que nossos sábios tanto nos advertem, Yehoshua ben Perachia dizia:arranja um mestre, adquire um amigo e julga todos com indulgência" (Pirke Avot I:6) .
HASHEM fez questão de deixar registrada na Torah , para lembrarmos de sempre julgar nossos chaverim favoravelmente, Maimonedes diz que devemos julgar uma pessoa segundo a maior parte dos atos praticados, se a pessoa sempre lhe fez o bem e porventura um dia vier a agir de forma aparentemente contraria devemos julga-lo favoravelmente , que foi o argumento que a jumenta de Bilam usou "você montou sobre mim a vida toda ,não foi?Eu já o tratei assim antes?
Muitas vezes fazemos um mal julgamento de alguém e acabamos amaldiçoando, matando, como Bilam falou que iria fazer com a sua fiel jumenta, porém, nósmatamos com a mais mortal das armas, que é a lashon hara.
Bilam foi impossibilitado de amaldiçoar os bene Yisrael justamente pelo poder que nossa língua tem.
E quando nós falamos mal de nossos chaverim e achin o que estamos fazendo? Não estamos amaldiçoando a Yisrael?
Como podemos maldizer, amaldiçoar aquele/aquilo que HASHEM abençoou?Por isso que sempre devemos nos lembrar da jumenta de Bilam e julgar a todos favoravelmente para que não matemos aqueles que tentam nos salvar, assim como aquela jumenta, devemos segurar nossas línguas prara não irmos contra HASHEM, maldizendo aqueles que Ele mesmo abençoou.
Números 22:31 :31 "Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face." 
-Números 24:9
9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem. 

Yachne כנ'

sexta-feira, 6 de julho de 2012

פרשת חקת Parashat Chukat

פרשת חקת
Parashat Chukat
Números 20:1-4
1 CHEGANDO os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cadesh; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.
2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!
4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?"
O que percebemos nesse versos? São muitos assuntos que podemos abordar, como por exemplo de Miriã ter sido uma das "cabeças" do povo era considerada a líder das nashim (mulheres), e não foi lembrada no dia de sua morte, o povo não sentiu a sua falta, não chorou por ela, porém não é esse o tema que iremos abordar hoje, e sim a insensibilidade do povo com Mosheh e Aharon.
O Texto não relata que o povo chorou a morte da Irmã de De Moshe, aquela que outrora havia cuidado da segurança de Mosheh quando lançado nas águas, como já é do conhecimento de todos, mas o povo fez completamente o inverso preferiram reclamar , á dar consolo a Mosheh e seu irmão Aharon naquele momento difícil.
Eclesiastes 4:1-2 " No entanto, eu me voltei e pensei sobre todos os tipos de opressão existentes debaixo do sol.
Vi as lágrimas dos oprimidos,
e não havia ninguém para consolá-los.
O poder estava do lado dos opressores,
e não havia ninguém para consolá-los.
Desse modo, considerei os mortos mais felizes, por já terem morrido, que os vivos, por ainda existirem;"
O sábio Slomo ben David descreve com clareza pelo que Mosheh e Aharon passavam naquele momento, o sábio diz que melhor é estar morto do que vivo e sem ninguém para consolá-lar. Neste momento vemos quão grande mal os Bene Yisrael fizeram aos dois grandes líderes do povo.
E mais a frente vemos a consequência daquele pecado do povo , como o talmud no tratado avot IV :2 diz" ... a consequência de um pecado é sempre outro pecado."
Números 20:9-12
 "9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 
10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. "
Será que vemos quão grande foi aquele pecado?
Mosheh Rabenu perdeu a oportunidade de entrar na terra da promessa, por estar de "cabeça quente" com aquele povo insensível.
E esta parashah nos traz grandes ensinamentos dentre eles a questão da sensibilidade de sermos um povo um pouco mais "humano" com o próximo pelo menos naquele momento de angústia, de que adianta rezar o Kadish se em nosso coração não nos preocupamos com nosso chaver, com nossos achim, também percebemos que até para reclamar tem a hora certa.
Mosheh Rabenu também nos traz uma lição que nós seres humanos sempre caímos sempre no mesmo erro, que é deixar se influenciar pelo calor do momento, de fazer as coisas segundo nosso yetser hara, com o calor do momento, resolvermos alguma coisa com ira e é como nossos sábios já nos alertaram, um pecado tem como consequência outro pecado.
Este é o regulamento para aqueles que almejam agir como verdadeiros tsadikim, para aqueles que almejam cumprir a Torah nas suas linhas e nas suas "entrelinhas"

Yachne כנ'

פרשת קורח Parashat Korach

פרשת קורח
Parashat Korach
Números 18:20 "Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. "
Qual sera a intenção dessa mitsvah?
Por que o Cohen não poderia ter terras? Um dos principais objetivos é porque o homem de muitas terras de muitas posses perde muito de seu tempo para cuidar de seus bens, para administra-los de forma correta, sendo assim como o cohen cuidaria de sua vida espiritual?
O Avodat HASHEM exige muita dedicação, requer comprometimento e tempo. E certamente já era uma pré descrição da brit Hadashah, que nosso Rabino maior Yeshuha HaMashiach nos ensinou.
Mateus 19:20-22 " 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 
21 Disse-lhe Yeshua : Se você for sério e quiser alcançar seu objetivo, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 
22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era rico. "
Em síntese o que entendemos da ordem do Eterno e a explicação do Mashiach?
O problema não é possuir bens, mais ser muito apegado a eles, Yeshuah falou a aquele homem pois conhecia seu coração, que se quisesse poderia vender seus bens e dar o dinheiro aos pobres, porém sua preocupação era maior com sua vida material do que espiritual. E nós muitas vezes agimos como aquele homem. gastamos mais tempo correndo atras do vento como diz o sábio Shlomo ben David de que com nossa vida espiritual.Hoje por não existir mais o Bet Hamicdash como previsto pelos profetas, quem é da família sacerdotal? Quem são os Cohanin? Quem oficia o avodat HASHEM? Os talmidin de Yeshuah nos dizem claramente que somos nós!
Mateus 19:21 " Disse-lhe Yeshua : Se você for sério e quiser alcançar seu objetivo, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."
será que estamos levando a sério nosso objetivo?


Yachne כנ'

שלח לך Parashat Shelach Lecha

פרשת שלח לך
Parashat Shelach lecha



Shalom esta parashah nos traz grandes ensinamentos e logo o seu título já nos faz refletir , "Shelach lecha" "envia para ti"
Números 13:2 "Envia para ti homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
Se analisarmos bem o versículo percebemos grandes lições nele, não é a toa a maneira em que o texto foi escrito, ele foi escrito em "etapas" se é que assim pode-se definir. Primeiro fala: "envia para ti homens"- O que aqueles homens representavam para Am Yisrael? Aqueles homens seriam os "olhos" do povo, seria através deles que os bene Yisrael conheceriam a terra, mas o que aprendemos com isso?
Que da mesma forma que o Eterno ordenou que enviassem homens, também devemos enviar nossos "olhos" a frente de nós, para explorar, para espiar, para conhecer aquilo que HASHEM almeja nos dar.
"que espiem a terra de Canaã " e o texto continua: "que eu hei de dar aos filhos de Israel" em hebraico se lê: "asher ani noten livne Israel ish echad ish echad" porque o texto em hebraico repete duas vezes "ish echad ish echad (um homem um homem)" para nos mostrar que dentre milhares de homens so precisamos que um deles vá até lá, " de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
O texto complementa ainda mais a importância de que esse homem que sera enviado dese ser alguém especial, um nobre, um príncipe.
E esse homem que o Eterno falou a Moshe representava os olhos, o conhecimento, a vontade de conhecer aquilo que o Eterno iria, ira nos dar.
Tiramos como lição que para alcançarmos, para conhecermos a Torah, a lei, e as promessas do Eterno no olam haze basta um único, um único desejo de conhecer , de ver o que HASHEM tem para nos dar, e este "homem", este sentimento, ou vontade, que nós por força própria não encontraríamos , por isso o Eterno fala " que EU darei" "Asher ANI" aos filhos de Yisrael, ou seja por vontade de nossa carne, não alcançaríamos o conhecimento pleno da Torah, o texto fala que deveria ser um príncipe, pois aos "olhos" do Eterno, quem tem essa vontade o é , transmite algo nobre pois essa vontade conhecer a herança que HASHEM nos dará só esta realmente abaixo do "rei", nos mostrando quão nobre e quão singular é essa vontade.
Sera que compreendemos o quão importante é essa vontade? HASHEM quando fala "shelach lecha" para nós, pois Ele não necessita conhecer, ver , o que Ele mesmo criou, e sim nós, devemos buscar conhecer a herança a nós prometida, que dentre nossas milhares de vontades apenas uma delas, porém a mais nobre, que é nosso yetser hatov ,yetser halev, e o que mais nobre que a vontade do coração, e apenas essa única vontade terá a oportunidade de conhecer plenamente a herança que HASHEM nos deixou.
Salmos 119:57-58,66,111,112,154 
"57 O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras. 
58 Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra. 
66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. 
112 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. 
154 Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. "
Agradeço aos Eterno que me deu compreensão para escrever essas palavras, e que Ele nos dê forças para seguirmos suas palavras.
shalom! 
Yachne כנ'

segunda-feira, 18 de junho de 2012

פרשת נשא Parashat Nasso

פרשת נשא
Parashat Nasso
Números 5:1-2 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: 
2 Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. "
Parashat Nasso tem significados importantes, e dentre um deles é esse descrito no verso a cima, quando o lemos compreendemos o por que deveria ser retirada aquela pessoa impura do meio do povo.
Se analisarmos os quesitos de impureza descrito na Torah é justamente esse, se um homem ou mulher tocar em algum morto, segundo o Talmud esse é o nível de impureza mais elevado, tanto que havia um rito especial para purificação, mais por que será que esse é o nível mais elevado de impureza?
Pode-se dizer que este é o nível mais elevado de impureza pois só acontece se nos colocarmos voluntariamente nessa situação, não é possível que eu toque em um morto sem que eu esteja perto dele, e para eu chegar perto dele eu tive que me locomover até la, e consequentemente me colocando em situação de impureza, ou seja, é tão grave pois é algo que temos a opção de evitar mais mesmo assim o fazemos voluntariamente, semelhantemente ao pecado.Compreendemos a dimensão disso?
Vou fazer uma derash(explicação) fazendo remiz desse versículo. Trazendo para nossa vida espiritual em que se aplica?
Números 5:3 "Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito."
Esta impureza não foi feita para nós conforme os escritos de Shaul Hashaliach, nós devemos evitar a impureza, devemos evitar de nos colocar diante de um "morto".
Nosso mestre Yeshuah HaMashiach em uma de suas admoestações fala a um homem que o quer seguir " Deixe que os mortos cuidem dos mortos". Quando nos colocamos em uma situação que podemos nos "impurificar" com um morto( goi/goia), estamos sujeitos a ficar impuros, e o que é essa impureza? Por que um morto é impuro? Por causa do pecado, ele só morre por que pecou, e a unica forma de purificação que a Torah nos dá é através das "águas purificadoras" . Números 19:13 "13 Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia." O que já nos tempos de Moshe, nos mostra o por que de na brit hadashah  a purificação de pecados ser feita com água.
E hoje em dia sofremos muito com essa impureza decorrente do dia a dia, no trabalho, na escola, na faculdade, etc...
As companhias que escolhemos podem ser como aquele morto que se nos aproximarmos demais estamos sujeitos a nos impurificar, Yeshuah HaMashiach nos disse, que trevas e luz não se misturam, como pode haver trevas onde ha luz?
II Timóteo 2:19-23 "19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniqüidade. 
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 
23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas."
E este shabat é muito importante e especial pois é um shabat após Shavuot, logo após recebermos a Torah, agora HASHEM habita no meio de nós, devemos nos afastar da impureza para que não sejamos lançados fora do acampamento. 
Shalom.



Yachne כנ' 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

פרשת במדבר Parashah Números


פרשת במדבר
Parashat Números 
Shalom, Parashat Bemidbar que literalmente quer dizer " no deserto", tem muito em comum com o que vamos abordar hoje.
Números 1:47-49  " 47 Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, 
48 Porquanto o SENHOR tinha falado a Moisés, dizendo: 
49 Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel; "
Há muitas maneiras de se compreender a Torah, por isso foi escrita da maneira que é, para que possamos entender de acordo com o que HASHEM quer que intendamos, segundo nossos sábios há mais de 600 mil maneiras de se entender um texto da Torah, pois quando a Torah foi nos dada, segundo nossos sábios foi entregue a 600 mil homens e cada um tinha sua maneira de compreender a Torah do seu nível Remiz adiante.
Por que HASHEM nos diz que não deveriam ser contados os levitas junto ao povo? Dentro das inúmeras lições uma delas é para que percebamos que os levitas, os Cohanin eram separados , Kedoshim, da bet Yisrael, eles não deveriam ser tidos como apenas mais uma tribo, mas sim como escolhidos, peculiarmente para o Eterno. Também nos ensinando a honrar aqueles que nos servem, que nos elevam a HASHEM, como homens que HASHEM fez questão de valorizar e dar ênfase a isso.
Aparentemente, para aquele que só consegue ver o nível peshat, o literal da parashah pode parecer uma contradição na Torah, mas não, realmente os levitas deveriam ser realmente tratados com mais atenção por isso foram contados fora do povo.
Outra coisa que percebemos fazendo Remiz desse estudo, que o título da parashah de hoje tem muito em comum com nossos dias e com os levitas dessa parashah mas por que?
Bamidbar, ou seja, no deserto foi que HASHEM escolheu para fazer seu povo aprender a ama-Lo e honra-Lo e foi onde HASHEM escolheu para entregar a sua Santa Torah ao seu povo ou seja o seu testemunho,  como consequência , passariam a ser conhecidos pelos povos, igualmente nós Bene brit Hadashah, que estamos vivendo em um "deserto" que é o nosso mundo de hoje, não um deserto de pessoas mas sim de temor e da verdadeira chochma ve daat, da mesma forma que nossos pais receberam a Torah naquele deserto literal , onde podiam ver e tocar na Torah, no deserto , nós também  vivemos com a Torah, porém não podemos toca-la assim como no deserto que vivemos. Pois ela está ou deveria estar dentro de nós assim como Moshe já havia anunciado em seus dias.
HASHEM nos separou do restante do povo como parte especial para Ele, porém cabe a nós realmente sermos Cohanin não nos misturar com o restante do povo (goim) e mostrar não só ao mundo que fomos escolhidos, como também a HASHEM.
Maimonides em sue livro mishnê Torah nos diz que para um judeus é vergonha ser confundido com um goi, creio eu que isso ainda seja vigente para nós Bene Brit Hadashah, além do Eterno ter nos escolhido devemos também permitir que sejamos contados junto aos  cohanin. Cabe a nós não permitir que sejamos confundidos e assimir-mos que somos sim, kedoshim da tribo de Levi.
Números 2:17 " Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeira"
Também usando esse versículo para complementar que além de sermos como os cohanin,  devemos ter consciência de que todos tem seu lugar na "sociedade" assim marcharam cada um no seu lugar, segundo suas bandeiras...."
Da mesma forma que HASHEM organizou os levitas no deserto também devemos deixar sermos o barro que o Oleiro molda aonde Ele quiser e quando quiser e entendermos que todos temos um espaço dento do ofício a HASHEM, se compreendermos isso seremos pessoas mais felizes.
shalom lehitraot



Yachne כנ'

Dízimos, pego ou não pego? Eis a questão


O fim do livro de Vayikrah fala de votos que fazemos a HaShem, dizendo daquilo a que consagramos para o Eterno, coisas que passam a ser "santas" ao Senhor.

Uma das coisas mais claras que pertencem ao Senhor e que, portanto, não nos são permitidas ao uso, são os dízimos. Sabemos que há três tipos de dízimos:

1) O sacerdotal, que entregamos à Casa do Tesouro, usado para administrar as coisas santas, com o mantenimento dos sacerdotes.

2) O dízimo das festas, que funciona basicamente como uma poupança particular, em que nos preparamos para as festas. Quem guarda o segundo dízimo nunca, jamais precisará dizer que está sem dinheiro para celebrar alguma das festividades do Eterno.

3) O dízimo dos pobres, que era dado a cada três anos, e ajudava a suprir as carências dos pobres dentre o povo. Se você dá o dízimo do pobre, isso deve fazer de você alguém grato por tudo que recebe do Eterno, e que Ele, em Sua bondade, não permita nunca que necessitemos da ajuda alheia, mas que todas as nossas carências sejam supridas dentro de nosso povo.

O dízimo também nos ensina sobre a generosidade Divina, pois ficamos com 87% de tudo que recebemos, sendo que nesse caso o segundo dízimo pertence a nós mesmos. Além disso, devemos aprender uma grande lição: Não gastar além do que ganhamos, pra não necessitarmos usar daquilo que não nos pertence. Dito isso, vamos ao texto da Torah:Lv 27:30-32 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR.Às vezes não compreendo a dificuldade que as pessoas encontram pra compreender que o dízimo é do Eterno, pois o verso é claro: "Todas as dízimas, são do Senhor, santas são ao Senhor."



Certo, são do Eterno, mas e se eu precisar gastar? Posso? Aí entra outra questão, pegar ou não pegar... Se você usar o dízimo todo ou em parte, terá que "pagar uma multa" de 20% sobre o valor que pegar. Ou seja, é pra não compensar mesmo. Quando fazemos uso pessoal do dízimo, mais do que a multa, devemos ter a consciência de que aquele dinheiro NÃO É NOSSO. Assim como eu sei que se eu usar o dinheiro da conta de luz, água, etc... vai me trazer consequências, o dízimo também o trará, e muitas vezes é pior do que um corte de energia ou no fornecimento da água.

O verso 32 diz: "de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor..." e isso nos ensina outra coisa importante. De vez em quando alguém pergunta: Tenho que dar o dízimo de tal coisa? Vendi minha casa, preciso dar o dizimo? Fiz um servicinho extra, meu patrão me deu um abono, por eu ser bom funcionário, etc... e o versículo é muito claro. DE TUDO!

Isso não é uma questão de aprender, mas de consciência. Quando tivermos plena consciência de que só o que HaShem pede de nós é a décima parte de tudo que Ele mesmo nos concede, nunca mais enfrentaremos este tipo de dúvidas. Nem tampouco faremos uso do dízimo para outros fins, ainda que saibamos que nos é permitido, mas tem a multa de 20%. Assim, compreenderemos que não DAMOS o dízimo, mas DEVOLVEMOS Àquele que é o legítimo dono.

Nunca aconteça conosco o que aconteceu com Israel nos tempos de Malaquias, no conhecido texto:


"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ml 3:8-12)


Façamos a nossa parte e deixemos que HaShem repreenda o devorador, e dessa forma, nunca teremos falta de coisa alguma, mas saberemos que HaShem suprirá todas as nossas necessidades, e as nações verão isso e nos chamarão de felizes, porque verdadeiramente o somos.

Postado por Moshê ben Yishai http://www.5livros.blogspot.com.br/2012/05/dizimos-pego-ou-nao-pego-eis-questao.html

פרשת קדושים אחרי מות


פרשת קדושים אחרי מות
Parashat kedoshim ve Acharei Mot
Levitico 19:5 "E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o oferecereis."
Este é um aspecto bem interessante de ser analisado, sera que nosso "sacrifícios" são aceitos por Hashem ?

Gênesis 4:3-7 "3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. "
Vemos na história de Abel e Caim, exemplo clássico de conhecimento geral, mas muitos se perguntam porque HASHEM não aceitou a oferta de Caim? Por ser apenas um fruto?
O texto explica o porque... Caim trouxe um fruto, porém Abel se preocupou em trazer as primícias de seu rebanho, ou seja, antes mesmo dele poder usufruir pensou em agradar ao Eterno, e é sobre isso que essa parashah começa falando " sejais santos pois Eu sou Santo" da mesma maneira que o Eterno separou o povo de Yisrael como primícia nós também quando fazemos algo ao Eterno deve ser de nossas primícias.
Mas qual é o nosso sacrifício hoje?
Shaul Hashaliach fala qual é o nosso sacrifício, Yeshuah indiretamente também nos ensinou, o que é mais difícil para um homem fazer? Abandonar suas paixões e amar ao próximo como a si mesmo.
I Pedro 1:13-21 "13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Yeshuah haMashiach; 
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 
19 Mas com o precioso sangue do Mashiach, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; "
Keifa explica bem como que nos santificamos ao Eterno através de nossas obras e ações, se as primícias de nossa vontade for algo para o Eterno certamente seremos aceitos.
Gênesis 4:7 "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. "
O que esse verso do Bereshit quer nos ensinar? Ele nos mostra a diferença entre o certo e o errado, se fizeres bem seras aceito... mas o que é o "Bem", o próprio verso o explica , seu desejo será sobre ti, mas sobre ele deves dominar, HASHEM vê com bons homens aqueles que por mais que seus desejos estejam sobre ele, ele ainda o domina, pois a Honra a HASHEM  deve ser maior do que nossa própria honra. Também nos lembramos das palavras dos sábios no Pirke Avot  II 4: O mesmo dizia: executa a Sua vontade (de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus.
Que lições aprendemos? Não basta oferecer sacrifícios devemos almejar que ele seja aceito pelo Criador, algo que saia de dentro de nós, não um sacrifício exterior, e sim do amago de nossa alma, assim como Abel, assim como Avraham, assim como Yeshuah HaMashiach.


Yachne כנ'