quinta-feira, 23 de agosto de 2012

פרשה עקב Parashat Ekev

 פרשה עקב
Parashat Ekev 
 
Deuteronômio 8:2-5 "2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus."
Ao ler esses versos lembro-me de um midrash contado pelo nosso mestre Yeshua HaMashiach 
Mateus 18:23-35 "23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
O que esse midrash tem a ver com a parashah de hoje?
Vemos que nos dois casos nos arremetem a lembrar-mos do que nos aconteceu, para que façamos ou para que não o façamos, é justamente isso que eu quero enfatizar !
Quando lemos o texto de Devarim vemos e somos obrigados a nos lembrar de nossos maus atos, assim como está escrito "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." (Salmos 51:3) Mas por que é tão importante não nos esquecermos de nossos maus atos? Um dos princípios básicos  é pelo fato de quando nos lembramos de um mau ato cometido, sentimos remorso, ou pelo menos deveríamos sentir, o que nos leva ao arrependimento e o arrependimento ao perdão, HASHEM está como se fosse o Rei do midrash de Yeshuah, viu a falha do povo, o tentou, humilhou para que aprendessem com seus erros, assim como aqueles escravos em mitzraim (Egito)foram testados assim como descreve o versículo, mas o mais importante não era o castigo Divino, mas sim que eles deveriam sempre se lembrar quão pequenos somos diante de HASHEM, no quinto portal do livro Hovot halevevot nos diz o seguinte em uma de suas citações " como posso condenar e humilhar alguém cuja atitude com Deus em seu coração e sua mente desconheço?Mesmo que seus atos pareçam reprováveis, no seu íntimo podem não ser o que aparentam. Ainda que nossos profetas tenham repreendido seus contemporâneos, fizeram-no com a permissão do Criador, que olhou dentro dos corações humanos e viu seus pensamentos malignos. Mas não está dentro da minha capacidade mental e emotiva calcular o que se passa no âmago do próximo. A qualidade interior da outra pessoa pode ser melhor do que imagino e melhor que a minha aos olhos de Deus. Ainda que as intenções externas dos outros pareçam más, a causa disto pode ser a ignorância dos deveres para com o Criador .Eles tem portanto uma desculpa a mais do que eu, pois o Criador exige o comportamento do homem de acordo com seu nível de conhecimento. O meu portanto é mais censurável que o da pessoa que quis reprovar, porque uma falha minha na prática religiosa será mais severa aos olhos do Altíssimo que as desta pessoa, que desconhece os caminhos de Deus. Ela O desobedece por ignorância ou inadvertência, enquanto eu O desobedeço consciente e deliberadamente".É desta maneira que HASHEM quer que nos coloquemos diante dELE e diante de nossos chaverim, com humildade, pois assim  nossos sábios nos instruem no tratado avot " sê humilde muito humilde pois sua esperança é servir de comida aos vermes".
 
Espero que possamos sempre nos lembrar dessas palavras e segui-las como um código de ética para com HASHEM.
Shalom!
 
 
Yachne כנ'

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde