terça-feira, 28 de agosto de 2012

פרשת שופטים Parashat Shoftim

פרשת שופטים
Parashat Shoftim
" Shoftim veshoftrim titen lecha " "Juizes e policiais designarás para ti ".
Essa parashah é muito rica em assuntos, leis, e estatutos, e quando eu estava lendo a parashah anotei alguns versos que me chamaram a atenção, e agora na hora de escrever a parashah percebi algo muito interessante, sem saber eu anotei uma sequência que concomitantemente todos os versos seguem uma ordem, que são os versos de Devarim (deuteronômio) 17:18-20 , 18: 15-19 , 19:18-21 , 20:19-20 , se analisarmos o intervalo dos versos somados dão 10, ou seja , o mesmo número de leis dadas no monte Sinai.E analisando essas ligações me perguntei o que esses versos tem em comum, será que eles tem alguma ligação?
Respectivamente os subtítulos dos versos seriam mais o menos assim: " Torah, Mashiach, Falso testemunho, Arvore."
Tudo na Torah tem ligação e um porque de sua disposição de escrita , e esse é um dos motivos dela ser escrita em um único pergaminho, então vamos ao estudo!
Com um título tão forte desse, Shoftim, essa parashah inevitavelmente deveria falar do maior dos shoftim, do Mashiach, e é sobre o Mashiach que iremos falar hoje.
Logo nos primeiros versos da parashah vemos o verso falando sobre um rei Devarim 17:15 "Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. "
O qual deveria ser um irmão deles , um rei modesto, que não tivesse muitos cavalos, que não se deixa-se levar pelos prazeres da luxuria conforme Maimônides nos ensina, que não fosse avarento, que não multiplicasse para sí ouro e prata, este seria um rei segundo o Coração de HASHEM. E logo depois no capítulo 18:15-19 de Devarim vem falando sobre o Mashiach, seria coincidência ou uma indicação de como deveria ser também o Mashiach? Certamente é uma indicação de como deveria ser o Mashiach, pois o que é o Mashiach se não um rei ? Ou   seja o Mashiach também deveria seguir as prescrições de como deveria ser um rei segundo o coração do Eterno , um rei cujos atos deveriam ser com modéstia, não possuir muitos cavalos, sem luxuria sem avareza, e ter a Torah em seu coração, assim como era ordenado ao rei que escreve a sua Torah a próprio punho, para que lembrasse de que aquelas palavras eram para si, esses seriam alguns pré requisitos para o Mashiach, então analisemos alguns versos Matitiahu 1:1-17 que fala a respeito a genealogia do Mashiach Yeshuah, que nos mostram um dos requisitos de que o Mashiach deveria ser dentre os Yisraelim e o Mashiach da casa de David Hamelech 
 "1 LIVRO da geração de  Yeshua HaMashiach, filho de Davi, filho de Abraão. 
2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.
12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
15 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama o Messias.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até o Mashiach, catorze gerações."
Matitiahu 4:8-10 nos mostra que Yeshuah era um homem sem avareza "8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. "
Matitiahu 6:19-21 "19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. "
Zacarias 9:9 "9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. " Matitiahu 21:5-7"5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima."

Desde criança Yeshua HaMashiach já possuía a a Torah em seu coração Lucas2:46-47 "46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. "
Vemos ai versos que nos mostram algumas das qualidades de Yeshuah que são condizentes com o que a Torah e os Profetas nos falaram a respeito do Mashiach.
Yeshua fala em um de seus midrashim  exatamente o que a parashah Shoftim vem a nos ensinar nos versos de Devarim respectivamente 20:19-20 , 19:18-21
Matitiahu 12:33-37 "33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado."

Com esse pequeno e breve estudo possamos confirmar ainda mais a nossa Fé no Mashiach Ben David, Yeshua HaMashiach. claro que se fossemos discorrer sobre todas as profecias e citações da Torah e dos profetas teríamos ainda mais como comprovar a veracidade dos fatos, porém deixamos para um outro estudo, que já esta sendo desenvolvido.
Agradeço ao Eterno por me dar a compreensão para escrever essas palavras!



Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde