sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parashat Pinechas פרשת פנחס

פרשת פנח
Parashat Pinechas 

Números 27:1-5 "1 E CHEGARAM as filhas de Tzelofechad, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza; 
2 E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: 
3 Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o SENHOR no grupo de Korach; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. 
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. 
5 E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. "

Shalom vemos nesses versículos o quão importante é para um Yehudi casar-se com uma mulher do próprio povo, você me pergunta porque?Um dos motivos que esta implícito nesse estudo é que devemos nos casar com pessoas de nossa "casa" em nosso caso atual com um judeu, não importando a sua tribo, pois hoje as tribos se "perderam", mas o grande motivo é o que as filhas de Tselofechad fizeram, elas se preocuparam com a memória de seu pai, com a herança , com aquilo que pertenceu a seu pai, que é o que devemos procurar em nossas nashim (mulheres) , nashim que prezem em preservar valores, costumes, masoret, etc, pois apenas assim a memória de nossos pais não morreram como flores que hoje vivem, mais ao amanhecer jazem no esquecimento.
Vivemos em tempos onde a memória de nossos pais não tem mais tanta enfase em nossas vidas, aquelas nashim demostram bem como nós, os bene Yisrael devemos agir em uma situação onde princípios, onde a "herança" esta para ser perdida.
Números 27-2 " E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:"
Qual é a única solução que temos diante de uma situação onde nossos princípios, nossa cultura, nossa herança, esta para ser esquecida? Devemos nos apresentar diante de HASHEM, hoje estamos em dias onde a miscigenação é muito grande, principalmente no Brasil, porém se lembrarmos que estamos diante de HASHEM, e lembrarmos de seu pacto, podemos ainda possuir a nossa herança a nome de nossos pais não sera apagado.
Outro ponto importante é se nos preocupamos com a posteridade, se teremos quem levar nosso nome e nossas responsabilidades. O que é muito interessante é que logo após a história acima mencionada vem algo que esta relacionado a isso.
Números 12:17 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. 
 E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão; 
 Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos ( estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim ). 
 Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: 
 O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, 
 Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. 

Moshe mostrou o por que era o líder do povo de Yisrael. Nossos sábios discutem o por que Mosheh foi escolhido,o passuk diz que quando HASHEM chamou a atenção de  Moshe e Moshe viu a sarça ardente desviou seus olhos e lembrou do povo, puxa vida o que esta acontecendo com meu povo?Eu escutei que eles estão sofrendo eu escutei que eles estão sendo escravizados, e o passuk diz que que HASHEM viu e disse, você vai salvar o povo, pois mesmo depois de muitos anos ele ainda pensava no povo,  alguns dizem que a mida pela qual Moshe foi escolhido era  por que ele era um tsadik e o passuk diz que é mentira, Moshe foi escolhido pois ele pensava no povo, e vemos esse fato se repetir novamente, mesmo no dia de sua morte Moshe olhou para o povo e pediu coloca alguém capaz para guiar esse povo HASHEM. O que nos ensina que devemos sempre nos preocupar se estamos preparando alguém para que quando viermos a faltar HASHEM possa levantar alguém para possuir nossa "herança".


Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde