sexta-feira, 20 de julho de 2012

פרשת בלק Parashat Balak



פרשת בלק

Parashat Balak

Mais um ano de estudo das parashot, e nesse ano me deparei com mais um dos ensinamentos que a Torah nos trás.Por que Balak pensava que poderia comprar a HASHEM?Vemos aqui um quadro comum em nossos dias, pessoas que pensam que podem comprar a HASHEM com dinheiro, pessoas que para elas tudo se resolve com o dinheiro. Vemos já em Balak o intuito, a ignorância, de pensar que HASHEM, Ele, que é  UM, assim como é dito:

Yigdal Elohim chai v'yishtabach

Nimtsah veen et el m'tsi-uto

Echad v'een yachid k'yichudo

Ne'elam v'gam en sof l'achduto

En lo d'mut haguf v'eeno guf
Lo na'aroch elav k'dushato
Kadmon l'chol davar asher nivra
Rishon v'een reishit l'reishito.
Yigdal Elokim chai v'yishtabach
Nimtsah v'en et el m'tsi-uto
Lo kam b'Yisrael k'Moshe od
Navi u-mabit et t'munato
Torat emet natan l'amo keil
Al yad n'vi-o ne'eman beito
Meitim y'chayei keil b'rov chasdo
Baruch adei ad shem t'hilato.
O criador de todas as coisas aceitaria dinheiro? Logo me lembro da história de Yov 
Jó 38:1-7 "1 DEPOIS disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: 
2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 
3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. 
4 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 
5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 
7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? "
Muitas vezes temos atitudes semelhante a de Yov, Balak, pensamos que somos grandes tsadikim e que podemos comprar a HASHEM com coisas materiais. Seria o mesmo que um recém nascido querer  pagar com dinheiro sua mãe pelo leite que ela lhe dá, ou o cão a ração com latidos, de que vale um latido de um cão para o homem?Como aquele recém nascido faria isso se ao menos pode andar, falar. Se sua mãe o deixar sozinho por poucas horas esse vem a falecer, mas mesmo assim insistimos em tentar comprar a HASHEM.
Essa é uma atitude completamente do povo goim, visto com clareza nas religiões do mundo, sendo uma das mais conhecidas o império romano com sua igreja, onde os fiéis poderiam comprar o perdão,também terra nos céus, vemos nos seguimentos protestantes , pentecostais, etc... pessoas que "compram"as benção de seus deuses. Vemos que os talmidim de Yeshuah HaMashiach reprovam tais atitudes.
Atos 8:17-24 "17 Então enquanto kefa e Yochanan  lhes impuseram as mãos,  receberam o Ruach HaKodesh. 
18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito , lhes ofereceu dinheiro, 
19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Ruach HaKodesh. 
20 Mas disse-lhe kefa: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 
21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 
22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 
23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. 
24 Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim."
Outro aspecto bem interessante é o tema central dessa parashah, que é a tentativa de amaldiçoar os bene Yisrael.Porque HASHEM não permitiu que Balak viesse a amaldiçoar a Yisrael, existe benção e maldição?
Para nós que estudamos a Torah é bem clara esta questão, Muitos pensam que maldição é um encanto, um "ritual", para os goim pode ser que seja apenas isso, mas nós sabemos que a maldição vem através da língua .
Mateus 21:17-19 "17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. 
18 E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; 
19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. "
Esses versos deixam bem claro que a maldição vem através da língua., mas agora você me pergunta e o que aquela jumenta esta fazendo na história ?O que a jumenta tem de semelhança com benção, maldição, e lashon hara?
Números 22:30-31       "30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. 
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. "
Essa é a resposta que nossos sábios tanto nos advertem, Yehoshua ben Perachia dizia:arranja um mestre, adquire um amigo e julga todos com indulgência" (Pirke Avot I:6) .
HASHEM fez questão de deixar registrada na Torah , para lembrarmos de sempre julgar nossos chaverim favoravelmente, Maimonedes diz que devemos julgar uma pessoa segundo a maior parte dos atos praticados, se a pessoa sempre lhe fez o bem e porventura um dia vier a agir de forma aparentemente contraria devemos julga-lo favoravelmente , que foi o argumento que a jumenta de Bilam usou "você montou sobre mim a vida toda ,não foi?Eu já o tratei assim antes?
Muitas vezes fazemos um mal julgamento de alguém e acabamos amaldiçoando, matando, como Bilam falou que iria fazer com a sua fiel jumenta, porém, nósmatamos com a mais mortal das armas, que é a lashon hara.
Bilam foi impossibilitado de amaldiçoar os bene Yisrael justamente pelo poder que nossa língua tem.
E quando nós falamos mal de nossos chaverim e achin o que estamos fazendo? Não estamos amaldiçoando a Yisrael?
Como podemos maldizer, amaldiçoar aquele/aquilo que HASHEM abençoou?Por isso que sempre devemos nos lembrar da jumenta de Bilam e julgar a todos favoravelmente para que não matemos aqueles que tentam nos salvar, assim como aquela jumenta, devemos segurar nossas línguas prara não irmos contra HASHEM, maldizendo aqueles que Ele mesmo abençoou.
Números 22:31 :31 "Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face." 
-Números 24:9
9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem. 

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde