sexta-feira, 6 de julho de 2012

שלח לך Parashat Shelach Lecha

פרשת שלח לך
Parashat Shelach lecha



Shalom esta parashah nos traz grandes ensinamentos e logo o seu título já nos faz refletir , "Shelach lecha" "envia para ti"
Números 13:2 "Envia para ti homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
Se analisarmos bem o versículo percebemos grandes lições nele, não é a toa a maneira em que o texto foi escrito, ele foi escrito em "etapas" se é que assim pode-se definir. Primeiro fala: "envia para ti homens"- O que aqueles homens representavam para Am Yisrael? Aqueles homens seriam os "olhos" do povo, seria através deles que os bene Yisrael conheceriam a terra, mas o que aprendemos com isso?
Que da mesma forma que o Eterno ordenou que enviassem homens, também devemos enviar nossos "olhos" a frente de nós, para explorar, para espiar, para conhecer aquilo que HASHEM almeja nos dar.
"que espiem a terra de Canaã " e o texto continua: "que eu hei de dar aos filhos de Israel" em hebraico se lê: "asher ani noten livne Israel ish echad ish echad" porque o texto em hebraico repete duas vezes "ish echad ish echad (um homem um homem)" para nos mostrar que dentre milhares de homens so precisamos que um deles vá até lá, " de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
O texto complementa ainda mais a importância de que esse homem que sera enviado dese ser alguém especial, um nobre, um príncipe.
E esse homem que o Eterno falou a Moshe representava os olhos, o conhecimento, a vontade de conhecer aquilo que o Eterno iria, ira nos dar.
Tiramos como lição que para alcançarmos, para conhecermos a Torah, a lei, e as promessas do Eterno no olam haze basta um único, um único desejo de conhecer , de ver o que HASHEM tem para nos dar, e este "homem", este sentimento, ou vontade, que nós por força própria não encontraríamos , por isso o Eterno fala " que EU darei" "Asher ANI" aos filhos de Yisrael, ou seja por vontade de nossa carne, não alcançaríamos o conhecimento pleno da Torah, o texto fala que deveria ser um príncipe, pois aos "olhos" do Eterno, quem tem essa vontade o é , transmite algo nobre pois essa vontade conhecer a herança que HASHEM nos dará só esta realmente abaixo do "rei", nos mostrando quão nobre e quão singular é essa vontade.
Sera que compreendemos o quão importante é essa vontade? HASHEM quando fala "shelach lecha" para nós, pois Ele não necessita conhecer, ver , o que Ele mesmo criou, e sim nós, devemos buscar conhecer a herança a nós prometida, que dentre nossas milhares de vontades apenas uma delas, porém a mais nobre, que é nosso yetser hatov ,yetser halev, e o que mais nobre que a vontade do coração, e apenas essa única vontade terá a oportunidade de conhecer plenamente a herança que HASHEM nos deixou.
Salmos 119:57-58,66,111,112,154 
"57 O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras. 
58 Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra. 
66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. 
112 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. 
154 Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. "
Agradeço aos Eterno que me deu compreensão para escrever essas palavras, e que Ele nos dê forças para seguirmos suas palavras.
shalom! 
Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde