פרשה וארא
Parashah Vaera
Moshe o incircunciso de lábios
Shalom! Hoje vamos abordar um aspecto bem interessante da parashah vaera, que basicamente fala sobre o comodismo , o medo de mudar a rotina.
Shemot(êxodo) 6:30
ל וַיֹּאמֶר מֹשֶׁה, לִפְנֵי יְהוָה: הֵן אֲנִי, עֲרַל שְׂפָתַיִם, וְאֵיךְ, יִשְׁמַע אֵלַי פַּרְעֹה. {פ} | 30 | Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá? |
O midrash nos conta como lhe ocorreu este defeito . Quando Moshe tinha três anos de idade, sentou-se em um dia nos joelhos do Faraó, tirou-lhe a coroa e colocou-a sobre sua cabeça. O Faraó tinha então três grandes concelheiros: Job, Bilam e Jetro. Tomando conhecimento desde gesto do menino Bilam aconselhou ao rei que o matasse, porém Jetro disse que isto não pronunciava um mau angúrio e não passava de uma travessura infantil. Trouxeram então um prato contendo uma moeda de ouro e outro com um carvão em brasa; isto para verificar se o menino fazia os gestos com raciocínio. O pequeno Moshe quis colocar a mão no ouro , mas o anjo Gavriel empurrou-lhe a mão e o menino pegou a Brasa e a pôs na boca .Por isso é que Moises "ficou" "pesado de linguá".(Shemot raba 1,31)
Esse é um midrash bem interessante que aparentemente traz uma explicação ilógica e fora do contexto, porém isso não é verdadeiro , esse midrash tem muito a nos ensinar.
Em seu nível peshat tanto o passuk quanto o midrash tentam explicar o motivo de uma falha, de uma debilidade , de uma incapacidade de Moshe Rabenu , o que nos arremete a um aspecto, porque Moshe pois a culpa em sua boca , em seus lábios?
Isso é uma coisa que sempre fazemos, procuramos sempre um 3º para atribuirmos culpa, por mais que saibamos que é nossa própria falha, e que cabe a nós enfrentar, crescer e sanar aquela debilidade, assim como Moshe, que se tornou o grande Moshe Rabenu .Porém o midrash diz que Moshe queria pegar o ouro, mas hamalach Gavriel (o anjo gabriel) empurrou-lhe, porque? Além do obvio que era salvar a vida de Moshe , nos mostra que tendemos sempre a que nos agrada independente dos riscos , no caso de Moshe a morte , porem para que fosse salva sua vida o hamalach gavriel levou sua mão a brasa , o que nos arremete a outro significado. A brasa no midrash vem simbolizar o desconforto , a dor , a quebra da rotina , já que o normal seria pegar o ouro. Tanto no midrash como no passuk isso é expressado no passuk como incircunciso e no midrash como a brasa.
Isso é uma coisa que sempre fazemos, procuramos sempre um 3º para atribuirmos culpa, por mais que saibamos que é nossa própria falha, e que cabe a nós enfrentar, crescer e sanar aquela debilidade, assim como Moshe, que se tornou o grande Moshe Rabenu .Porém o midrash diz que Moshe queria pegar o ouro, mas hamalach Gavriel (o anjo gabriel) empurrou-lhe, porque? Além do obvio que era salvar a vida de Moshe , nos mostra que tendemos sempre a que nos agrada independente dos riscos , no caso de Moshe a morte , porem para que fosse salva sua vida o hamalach gavriel levou sua mão a brasa , o que nos arremete a outro significado. A brasa no midrash vem simbolizar o desconforto , a dor , a quebra da rotina , já que o normal seria pegar o ouro. Tanto no midrash como no passuk isso é expressado no passuk como incircunciso e no midrash como a brasa.
Mas por que o termo incircunciso de labios? A incircuncisão nada mais é que o órgão genital masculino com proteção natural , a qual o seu próprio corpo pode lhe proporcionar , quando já se esta circuncidado aquela proteção que antes existia passa a não mais existir , Moshe Rabenu era incircunciso de lábios , ele estava acostumado com a proteção de seu lar , já que a 40 anos habitava no deserto , e agora se depara com uma situação de enfrentar a grande potência mundial da época , isso traria desconforto , certamente a Moshe , porém era a unica maneira de Am Yisrael continuar a viver , a moeda e a brasa estavam a frente de Moshe , e a decisão foi tomada.Ser incircunciso de lábios não quer dizer unicamente , no português bem claro " não saber falar direito" e sim abandonar a zona de conforto, Moshe foi incumbido de livrar o povo, passou a assumir , que não mais o "prepúcio" de seu lar o protegeria , mas agora HASHEM estava com ele , passou a assumir os riscos do desconforto , pressão por parte do povo, dor. Assim como ilustra o midrash , Moshe queria o ouro, que ao seu ver seria bom para ele , mas HASHEM para protege-lo o tirou de sua zona de conforto.
E nós não diferimos de Moshe , tendemos a recusar responsabilidades, tendemos a por a culpa em alguém ou alguma coisa por nossas debilidades, até onde isso é tolerável por HASHEM?
Shalom Lehitraot
Yachne כנ'
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