sexta-feira, 3 de agosto de 2012

פרשת דברים Parashat Devarim

פרשת דברים
Parashat Devarim
Deuteronômio 3:3-7 "3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum. 
4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.
6 E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.
7 Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós por presa. "
Shalom , nesses versos vemos o que Am Yisrael deveria fazer para alcançar o êxito e obter sua herança, que no caso era derramar muito sangue.HASHEM ordenava que matassem a todos, homens, mulheres e crianças , percebemos o amor do povo pelas ordenanças de HASHEM, eram homens decididos a vida ou a morte , nós brasileiros diríamos "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" . Pinchas também era um exemplo nesse aspecto e era dessa forma que mostravam a sua Kavana , porém nós hoje o que fazemos para demostrar nossa Kavana?
Qual foi o povo que entrou na terra da promessa? Foi um povo que os gigantes estremeciam quando ouviram a sua chegada, pois sabiam que o amor pelo que acreditavam, a sua kavana era tão grande que aquele que se opusesse a eles seriam "lambidos" como a vaca come o pasto.Vemos uma kavana admirável. E nós o que fazemos para demostrar nossa kavana?
"Shamai dizia:Seja o estudo da Lei Divina a tua principal preocupação; fala pouco e faz muito;.."  (Avot I:15)
Com essas palavras de Shamai devemos nos perguntar, cadê a minha kavana? Que sou eu?
Muitos homens  deram suas vidas em prol de seu amor ao Eterno, iam a guerra , lutavam contra gigantes os quais suas camas era de 4metros de comprimento e 1,80 de largura, e muitos de nós não é capaz de dedicar sequer 15 minutos ao estudo da Torah e eu lhes pergunto cadê a nossa Kavana?
Será que somos dignos de entrarmos na terra da promessa e recebermo nossa herança?
Hebreus 3:12-13 "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 
13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; "
Salmos 95:8-11 "8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
11 A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. "
Devemos tomar cuidado para não cairmos nos mesmos erros de nossos pais, como diz o ditado "Errar é humano, persistir no erro é idiotice"
Salmos 95:6-7 "6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, "
Espero que essas palavras nos despertem da dureza e do "sono" de nosso coração, e mostremos a HASHEM que o amamos de todo coração de toda a alma. Bene Yisrael tenhamos mais kavana!!



Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde