quarta-feira, 22 de agosto de 2012

פרשה ותתחנן Parashat Vaetchanan


פרשה ותתחנן
Parashat Vaetchanan
Shalom, esta parashah fala muito a respeito do ensinamento,  e é sobre isso que iramos falar hoje:
Deuteronômio 4:6-9  "6  Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?
9  Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Logo nos primeiros versos dessa parashah vemos quão maravilhosa é a Torah!
Hoje vivemos em dias em que "tempo é dinheiro", onde as grandes industrias colocam um funcionário da linha de produção para executar apenas uma tarefa, com o intuito de com a prática venha a poupar tempo, e executar com maior perfeição, porém só chegara a esse nível com a repetição inúmeras vezes , e é isso que o Eterno viu em Avraham e é isso que o Eterno almeja ver em nós. A parashah fala inúmeras vezes sobre a importância de ensinar aos filhos, aos netos, etc...
Deuteronômio 4:9 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Nós tendemos a esquecer as coisas boas com muita facilidade, porém isso é como se pode dizer "anti-Torah" pois a Torah existe para que jamais esqueçamos da lei do Eterno, para que não precisemos "ir aos céus , ou além do mar" para a lermos , para lembrarmos quão bom é o Eterno em nos dar suas mitsvot, mais por que?
Salmos 119:97-104  "97  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98  Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99  Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100  Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101  Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102  Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103  Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
104  Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho."

Por que David Hamelech fala isso, que é mais sábio ...?
Nós somos um povo até hoje, pelo simples fato de sempre termos nossos princípios a se  seguir ,  a nossa Torah, ao contrario de muitos povos que sempre mudam no que acreditam, sendo assim tudo que seus antepassados viveram para eles de nada valeu,as nações são como animais selvagens, que quando morrem tudo aquilo que ele viveu, todas as suas "técnicas" de caça morre com ele, pois não tem como passar as gerações seguintes, porém nós temos a Torah. Porém se nós não seguirmos os concelhos que nela escritos estão somos semelhantes aos goyim, animais sem rumo.
Deuteronômio 6:24-25 "24  E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25  E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado."
Isaias 40: 13-14 "13  Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
14  Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?"
Vemos aqui mais uma vez falando sobre o ensinamento, e o valor dele, e nos perguntamos mas por que enfatizar tanto esse aspecto? Vemos aqui no texto da Haftarah : Quem é o instrutor de HASHEM? Ou seja há alguém maior que HASHEM para Lhe ensinar? Se analisarmos profundamente o verso o que podemos aprender? Que aquele que ensina se assemelha a HASHEM, pois d'Ele provem todo o conhecimento, pois ELE é o Grande professor , HASHEM nos fez sua Imagem e semelhança, por isso escolheu um povo que preserva a essência de Adam, um povo que preserva o valor da educação e do ensino.
Isaias 40:8 "Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."


Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde