terça-feira, 28 de agosto de 2012

פרשת ראה Parashat Reeh

פרשת ראה
Parashat Reeh

Hoje vamos falar a respeito do Yetser hara ve yetser hatov, a boa inclinação, ou instinto, e a má inclinação.
I Corintios 10:13 " Não veio sobre vós tentação , senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
Deuteronômio 11:26-28 : 
"26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; 
27 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
28 Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. "
O texto de Devarim (Deuteronômio) em sue nível mais o aparente o nível peshat fala a respeito das mitsvot, porém se analisarmos seu nível remiz podemos obter mais proveito das palavras da Torah. O que é benção o que é maldição? Ludicamente podemos dizer que elas são a causa das bençãos e maldições, ou seja estão diretamente ligadas ao yetser hara ve yetser hatov!
Deuteronômio 11:29-31
      "9 E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
30 Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
31 Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis. "
Vocês devem atravessar o Yarden (jordão), assim diz o texto, porque?
Quando lembramos de um rio , para alguns é sinônimo de tranquilidade e de paz, porém para os Bene Yisrael o Yarden não o era, pois era o que estava lhes "atrapalhando" Lhes "impedindo" de alcançar sua recompensa.
Nós hoje não precisamos atravessar um rio, mas sim devemos derrotar nosso yetser hara, que se analisarmos é o que nos impede de alcançarmos a plenitude, e nossa recompensa.( para compreender melhor esse comentário vide sefer sheni 7º cap. livro de Maimônides)
Para  atravessar  um rio rio é preciso cuidado, pois se o deixar nos levar por sua correnteza rapidamente morreremos, para aqueles que são desmotivados é uma tarefa difícil atravessar o rio pois logo desistem sendo assim acabam a suicidar-se, nós quando entramos numo rio estamos em desvantagem , pois somos um em meio a uma imensidão de águas,para onde nadarmos a água estará a espreita para nos afogar e assim é nosso yetser hara. Nossos sábio nos advertem a não darmos ouvidos ao yetser hara porém o yetser hara é mui sagaz, não importa o que lhe digamos ele sempre estará a espera com novas dúvidas e questionamentos.
(vide hovot halevevot)
Deuteronômio 12:8 " Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos."
Devemos dar ouvidos a nossos sábios quando nos advertem das armadilhas de nosso yetser hara.
Deuteronômio 13:10 "E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; "
Avot IV:1  " a quem se deve considerar forte?Àquele que sabe vencer suas paixões..." Quando agimos dessa maneira , a qual a Torah nos ensina, seremos grandemente recompensados nesse mundo e no outro
( Deuteronômio 15:5-6)
II Timóteo 2: 15-23 "15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como trabalhador  que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniqüidade.
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso de ADONAI, e preparado para toda a boa obra.
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam a ADONAI.
23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. "

Que saibamos atravessar o Yarden, e tenhamos êxito nessa nossa missão!



Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde