sexta-feira, 6 de julho de 2012

פרשת חקת Parashat Chukat

פרשת חקת
Parashat Chukat
Números 20:1-4
1 CHEGANDO os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cadesh; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.
2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!
4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?"
O que percebemos nesse versos? São muitos assuntos que podemos abordar, como por exemplo de Miriã ter sido uma das "cabeças" do povo era considerada a líder das nashim (mulheres), e não foi lembrada no dia de sua morte, o povo não sentiu a sua falta, não chorou por ela, porém não é esse o tema que iremos abordar hoje, e sim a insensibilidade do povo com Mosheh e Aharon.
O Texto não relata que o povo chorou a morte da Irmã de De Moshe, aquela que outrora havia cuidado da segurança de Mosheh quando lançado nas águas, como já é do conhecimento de todos, mas o povo fez completamente o inverso preferiram reclamar , á dar consolo a Mosheh e seu irmão Aharon naquele momento difícil.
Eclesiastes 4:1-2 " No entanto, eu me voltei e pensei sobre todos os tipos de opressão existentes debaixo do sol.
Vi as lágrimas dos oprimidos,
e não havia ninguém para consolá-los.
O poder estava do lado dos opressores,
e não havia ninguém para consolá-los.
Desse modo, considerei os mortos mais felizes, por já terem morrido, que os vivos, por ainda existirem;"
O sábio Slomo ben David descreve com clareza pelo que Mosheh e Aharon passavam naquele momento, o sábio diz que melhor é estar morto do que vivo e sem ninguém para consolá-lar. Neste momento vemos quão grande mal os Bene Yisrael fizeram aos dois grandes líderes do povo.
E mais a frente vemos a consequência daquele pecado do povo , como o talmud no tratado avot IV :2 diz" ... a consequência de um pecado é sempre outro pecado."
Números 20:9-12
 "9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 
10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. "
Será que vemos quão grande foi aquele pecado?
Mosheh Rabenu perdeu a oportunidade de entrar na terra da promessa, por estar de "cabeça quente" com aquele povo insensível.
E esta parashah nos traz grandes ensinamentos dentre eles a questão da sensibilidade de sermos um povo um pouco mais "humano" com o próximo pelo menos naquele momento de angústia, de que adianta rezar o Kadish se em nosso coração não nos preocupamos com nosso chaver, com nossos achim, também percebemos que até para reclamar tem a hora certa.
Mosheh Rabenu também nos traz uma lição que nós seres humanos sempre caímos sempre no mesmo erro, que é deixar se influenciar pelo calor do momento, de fazer as coisas segundo nosso yetser hara, com o calor do momento, resolvermos alguma coisa com ira e é como nossos sábios já nos alertaram, um pecado tem como consequência outro pecado.
Este é o regulamento para aqueles que almejam agir como verdadeiros tsadikim, para aqueles que almejam cumprir a Torah nas suas linhas e nas suas "entrelinhas"

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde