quinta-feira, 2 de agosto de 2012

פרשת מטות / מסעי Parashat Matot / Masei

פרשת מטות / מסעי
Parashat Matot/Masei

Números 31:1-2 "E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo:
 Pelo bem do povo de Yisrael, vingue-se dos Midyanim. Depois disso você será unido ao seu povo. "

Shalom ! Vemos aqui o Eterno falando mais uma vez com Moshe rabenu e lhe disse o que deveria ser feito para o bem do povo de Yisrael, e o que o povo fez?
Números 31:13-17 "13 Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
14 E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15 E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.
17 Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. "
Mas nos perguntamos porque Moshe se irou, os comandantes foram bondosos, foram piedosos, deixaram viver as mulheres e crianças, nós não compreendemos pois a maior parte de nós hoje é igual a eles, Bachia Ibn Pacuda o grande sábio disse: " é igualmente difícil retificar um pecado com o qual o indivíduo está acostumado sendo ele uma segunda natureza sua é difícil de renunciar, como está escrito: " Eles treinaram suas linguas para dizer falsidade e se acostumaram a agir perversamente " (jeremias 9:4) " Pode o Etíope mudar a cor de sua pele ou o leopardo remover suas manchas?E você, que acostumou ao pecado, poderá mudar seus caminhos?" (Ibid, 13:23) " (Hovot Halevevot pg.244)
Com esse comentário fica mais claro para nós compreendermos o porque o povo fez aquilo, e porque Moshe se irou, sendo ele a voz de HASHEM naqueles dias. O povo estava tão habituado com o pecado, com as mulheres dos midyanim que ao menos se deram conta que estavam prestes a cair novamente, Moshe rabenu como líder dos bene Yisrael certamente compreendia esse princípio.
Hoje não conquistamos povo, ou os fazemos escravos , mas também cometemos as mesmas falhas dos bene Yisrael naquela ocasião , pois o mesmo Yetser hara que morava entre eles, permeia ate os dias de hoje.E qual foi o erro ou pecado deles? Poupar vidas?
Certamente, poreém não com essa ótica. Foi buscar a satisfação pessoal, dar ouvidos ao Yietser hara, sem se importar se aquilo era da vontade de HASHEM. Eles estavam mais preocupados com os despojos e com as mulheres, do que com o seu "próprio bem", que era segundo HASHEM, se vingar dos Midyanim.Mais como entender isso? Raban Gamliel, filho de Rabi Yehuda Ha-Nassí dizia : Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)
O homem cujo coração cobiça os prazeres deste mundo e nisto emprega seu entusiasmo, energia mental e forças, logo se dará conta que sua ambição materialista jamais será saciada, como fogueira, que acende mais forte cada vez que lhe adicionamos uma acha de lenha.
Assim somos quase a maioria de nós hoje, nos preocupamos mais com o nosso próprio nariz do que cumprir e amar as mitsvot que HASHEM nos deu.
Provérbios 23:4 " Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. "
Rabi Bachiá comenta a respeito. Nossos instintos nos motivam a abandonar o desejo pela  redenção de nossos antepassados e nos desvia do caminho que estes tomaram e que primava pelo contentamento com o que o mundo lhes provia, tomando dele somente o estritamente necessário. Os instintos atraem o homem para um estilo de vida fútil e a busca pela fortuna, enamorando-se do luxo e da fama, até afundar nos mares do materialismo e debater-se entre suas ondas. O mundo material passa então a reinar sobre ele, tapando-lhe os ouvidos e fechando-lhe os olhos. O homem não se ocupa então de nada mais a não ser o que lhe dê prazer onde possa conseguir e em qualquer oportunidade que se apresente. O prazer passa a ser sua lei e religião , afastando-o cada vez mais  de HASHEM, como advertiu o profeta: "tua própria maldade te punirá, teus próprios pecados te repreenderão" (Jeremias 2:19).
Mas o que fazer diante disso? O Criador, bendito seja, fundiu no espirito humano um corpo ávido por prazeres, que prima pelo desejo de viver e garantir sua subsistência.Deu-lhe também apetite sexual, para que almeje continuar eternamente sua espécie, e o desejo de gratificação imediata, para que use as coias deste mundo em benefício do seu bem-estar pessoal, como está escrito: "tornou bela cada coisa conforme seu tempo, e pôs em seu coração a ânsia de compreender o que Ele fez, do princípio até o fim"(Eclesiastes 3:11). No entanto,quando o instinto se sobrepõe ao intelecto e a alma se torna refém do prazeres, o homem se inclina ao excesso, que culmina por causar sua deterioração física e moral. Como consequência , é necessário que o homem adote uma qualidade de vida rígida pela abstinência do excesso e dos prazeres desnecessários, para balancear entre os desejos do corpo e os objetivos da alma neste mundo.(hovot Ha levevot). Diante disso vemos que a melhor forma de vivermos, e sermos verdadeiros tsadikim é seguirmos os concelhos da Torah e  de nossos sábios, como esta escrito : "Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)"
Provébios 23:15 "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio"

Baruch HASHEM por  ter me permitido compreender quão falho sou, e o quanto podemos melhorar, e por me permitir escrever essas palavras.


Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde