quinta-feira, 31 de maio de 2012

פרשת במדבר Parashah Números


פרשת במדבר
Parashat Números 
Shalom, Parashat Bemidbar que literalmente quer dizer " no deserto", tem muito em comum com o que vamos abordar hoje.
Números 1:47-49  " 47 Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, 
48 Porquanto o SENHOR tinha falado a Moisés, dizendo: 
49 Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel; "
Há muitas maneiras de se compreender a Torah, por isso foi escrita da maneira que é, para que possamos entender de acordo com o que HASHEM quer que intendamos, segundo nossos sábios há mais de 600 mil maneiras de se entender um texto da Torah, pois quando a Torah foi nos dada, segundo nossos sábios foi entregue a 600 mil homens e cada um tinha sua maneira de compreender a Torah do seu nível Remiz adiante.
Por que HASHEM nos diz que não deveriam ser contados os levitas junto ao povo? Dentro das inúmeras lições uma delas é para que percebamos que os levitas, os Cohanin eram separados , Kedoshim, da bet Yisrael, eles não deveriam ser tidos como apenas mais uma tribo, mas sim como escolhidos, peculiarmente para o Eterno. Também nos ensinando a honrar aqueles que nos servem, que nos elevam a HASHEM, como homens que HASHEM fez questão de valorizar e dar ênfase a isso.
Aparentemente, para aquele que só consegue ver o nível peshat, o literal da parashah pode parecer uma contradição na Torah, mas não, realmente os levitas deveriam ser realmente tratados com mais atenção por isso foram contados fora do povo.
Outra coisa que percebemos fazendo Remiz desse estudo, que o título da parashah de hoje tem muito em comum com nossos dias e com os levitas dessa parashah mas por que?
Bamidbar, ou seja, no deserto foi que HASHEM escolheu para fazer seu povo aprender a ama-Lo e honra-Lo e foi onde HASHEM escolheu para entregar a sua Santa Torah ao seu povo ou seja o seu testemunho,  como consequência , passariam a ser conhecidos pelos povos, igualmente nós Bene brit Hadashah, que estamos vivendo em um "deserto" que é o nosso mundo de hoje, não um deserto de pessoas mas sim de temor e da verdadeira chochma ve daat, da mesma forma que nossos pais receberam a Torah naquele deserto literal , onde podiam ver e tocar na Torah, no deserto , nós também  vivemos com a Torah, porém não podemos toca-la assim como no deserto que vivemos. Pois ela está ou deveria estar dentro de nós assim como Moshe já havia anunciado em seus dias.
HASHEM nos separou do restante do povo como parte especial para Ele, porém cabe a nós realmente sermos Cohanin não nos misturar com o restante do povo (goim) e mostrar não só ao mundo que fomos escolhidos, como também a HASHEM.
Maimonides em sue livro mishnê Torah nos diz que para um judeus é vergonha ser confundido com um goi, creio eu que isso ainda seja vigente para nós Bene Brit Hadashah, além do Eterno ter nos escolhido devemos também permitir que sejamos contados junto aos  cohanin. Cabe a nós não permitir que sejamos confundidos e assimir-mos que somos sim, kedoshim da tribo de Levi.
Números 2:17 " Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeira"
Também usando esse versículo para complementar que além de sermos como os cohanin,  devemos ter consciência de que todos tem seu lugar na "sociedade" assim marcharam cada um no seu lugar, segundo suas bandeiras...."
Da mesma forma que HASHEM organizou os levitas no deserto também devemos deixar sermos o barro que o Oleiro molda aonde Ele quiser e quando quiser e entendermos que todos temos um espaço dento do ofício a HASHEM, se compreendermos isso seremos pessoas mais felizes.
shalom lehitraot



Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde