quinta-feira, 31 de maio de 2012

פרשת קדושים אחרי מות


פרשת קדושים אחרי מות
Parashat kedoshim ve Acharei Mot
Levitico 19:5 "E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o oferecereis."
Este é um aspecto bem interessante de ser analisado, sera que nosso "sacrifícios" são aceitos por Hashem ?

Gênesis 4:3-7 "3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. "
Vemos na história de Abel e Caim, exemplo clássico de conhecimento geral, mas muitos se perguntam porque HASHEM não aceitou a oferta de Caim? Por ser apenas um fruto?
O texto explica o porque... Caim trouxe um fruto, porém Abel se preocupou em trazer as primícias de seu rebanho, ou seja, antes mesmo dele poder usufruir pensou em agradar ao Eterno, e é sobre isso que essa parashah começa falando " sejais santos pois Eu sou Santo" da mesma maneira que o Eterno separou o povo de Yisrael como primícia nós também quando fazemos algo ao Eterno deve ser de nossas primícias.
Mas qual é o nosso sacrifício hoje?
Shaul Hashaliach fala qual é o nosso sacrifício, Yeshuah indiretamente também nos ensinou, o que é mais difícil para um homem fazer? Abandonar suas paixões e amar ao próximo como a si mesmo.
I Pedro 1:13-21 "13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Yeshuah haMashiach; 
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 
19 Mas com o precioso sangue do Mashiach, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; "
Keifa explica bem como que nos santificamos ao Eterno através de nossas obras e ações, se as primícias de nossa vontade for algo para o Eterno certamente seremos aceitos.
Gênesis 4:7 "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. "
O que esse verso do Bereshit quer nos ensinar? Ele nos mostra a diferença entre o certo e o errado, se fizeres bem seras aceito... mas o que é o "Bem", o próprio verso o explica , seu desejo será sobre ti, mas sobre ele deves dominar, HASHEM vê com bons homens aqueles que por mais que seus desejos estejam sobre ele, ele ainda o domina, pois a Honra a HASHEM  deve ser maior do que nossa própria honra. Também nos lembramos das palavras dos sábios no Pirke Avot  II 4: O mesmo dizia: executa a Sua vontade (de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus.
Que lições aprendemos? Não basta oferecer sacrifícios devemos almejar que ele seja aceito pelo Criador, algo que saia de dentro de nós, não um sacrifício exterior, e sim do amago de nossa alma, assim como Abel, assim como Avraham, assim como Yeshuah HaMashiach.


Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde