sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parashat Pinechas פרשת פנחס

פרשת פנח
Parashat Pinechas 

Números 27:1-5 "1 E CHEGARAM as filhas de Tzelofechad, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza; 
2 E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo: 
3 Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o SENHOR no grupo de Korach; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. 
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. 
5 E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. "

Shalom vemos nesses versículos o quão importante é para um Yehudi casar-se com uma mulher do próprio povo, você me pergunta porque?Um dos motivos que esta implícito nesse estudo é que devemos nos casar com pessoas de nossa "casa" em nosso caso atual com um judeu, não importando a sua tribo, pois hoje as tribos se "perderam", mas o grande motivo é o que as filhas de Tselofechad fizeram, elas se preocuparam com a memória de seu pai, com a herança , com aquilo que pertenceu a seu pai, que é o que devemos procurar em nossas nashim (mulheres) , nashim que prezem em preservar valores, costumes, masoret, etc, pois apenas assim a memória de nossos pais não morreram como flores que hoje vivem, mais ao amanhecer jazem no esquecimento.
Vivemos em tempos onde a memória de nossos pais não tem mais tanta enfase em nossas vidas, aquelas nashim demostram bem como nós, os bene Yisrael devemos agir em uma situação onde princípios, onde a "herança" esta para ser perdida.
Números 27-2 " E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:"
Qual é a única solução que temos diante de uma situação onde nossos princípios, nossa cultura, nossa herança, esta para ser esquecida? Devemos nos apresentar diante de HASHEM, hoje estamos em dias onde a miscigenação é muito grande, principalmente no Brasil, porém se lembrarmos que estamos diante de HASHEM, e lembrarmos de seu pacto, podemos ainda possuir a nossa herança a nome de nossos pais não sera apagado.
Outro ponto importante é se nos preocupamos com a posteridade, se teremos quem levar nosso nome e nossas responsabilidades. O que é muito interessante é que logo após a história acima mencionada vem algo que esta relacionado a isso.
Números 12:17 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. 
 E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão; 
 Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos ( estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim ). 
 Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: 
 O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, 
 Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. 

Moshe mostrou o por que era o líder do povo de Yisrael. Nossos sábios discutem o por que Mosheh foi escolhido,o passuk diz que quando HASHEM chamou a atenção de  Moshe e Moshe viu a sarça ardente desviou seus olhos e lembrou do povo, puxa vida o que esta acontecendo com meu povo?Eu escutei que eles estão sofrendo eu escutei que eles estão sendo escravizados, e o passuk diz que que HASHEM viu e disse, você vai salvar o povo, pois mesmo depois de muitos anos ele ainda pensava no povo,  alguns dizem que a mida pela qual Moshe foi escolhido era  por que ele era um tsadik e o passuk diz que é mentira, Moshe foi escolhido pois ele pensava no povo, e vemos esse fato se repetir novamente, mesmo no dia de sua morte Moshe olhou para o povo e pediu coloca alguém capaz para guiar esse povo HASHEM. O que nos ensina que devemos sempre nos preocupar se estamos preparando alguém para que quando viermos a faltar HASHEM possa levantar alguém para possuir nossa "herança".


Yachne כנ'

sexta-feira, 20 de julho de 2012

פרשת בלק Parashat Balak



פרשת בלק

Parashat Balak

Mais um ano de estudo das parashot, e nesse ano me deparei com mais um dos ensinamentos que a Torah nos trás.Por que Balak pensava que poderia comprar a HASHEM?Vemos aqui um quadro comum em nossos dias, pessoas que pensam que podem comprar a HASHEM com dinheiro, pessoas que para elas tudo se resolve com o dinheiro. Vemos já em Balak o intuito, a ignorância, de pensar que HASHEM, Ele, que é  UM, assim como é dito:

Yigdal Elohim chai v'yishtabach

Nimtsah veen et el m'tsi-uto

Echad v'een yachid k'yichudo

Ne'elam v'gam en sof l'achduto

En lo d'mut haguf v'eeno guf
Lo na'aroch elav k'dushato
Kadmon l'chol davar asher nivra
Rishon v'een reishit l'reishito.
Yigdal Elokim chai v'yishtabach
Nimtsah v'en et el m'tsi-uto
Lo kam b'Yisrael k'Moshe od
Navi u-mabit et t'munato
Torat emet natan l'amo keil
Al yad n'vi-o ne'eman beito
Meitim y'chayei keil b'rov chasdo
Baruch adei ad shem t'hilato.
O criador de todas as coisas aceitaria dinheiro? Logo me lembro da história de Yov 
Jó 38:1-7 "1 DEPOIS disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: 
2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 
3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. 
4 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 
5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 
7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? "
Muitas vezes temos atitudes semelhante a de Yov, Balak, pensamos que somos grandes tsadikim e que podemos comprar a HASHEM com coisas materiais. Seria o mesmo que um recém nascido querer  pagar com dinheiro sua mãe pelo leite que ela lhe dá, ou o cão a ração com latidos, de que vale um latido de um cão para o homem?Como aquele recém nascido faria isso se ao menos pode andar, falar. Se sua mãe o deixar sozinho por poucas horas esse vem a falecer, mas mesmo assim insistimos em tentar comprar a HASHEM.
Essa é uma atitude completamente do povo goim, visto com clareza nas religiões do mundo, sendo uma das mais conhecidas o império romano com sua igreja, onde os fiéis poderiam comprar o perdão,também terra nos céus, vemos nos seguimentos protestantes , pentecostais, etc... pessoas que "compram"as benção de seus deuses. Vemos que os talmidim de Yeshuah HaMashiach reprovam tais atitudes.
Atos 8:17-24 "17 Então enquanto kefa e Yochanan  lhes impuseram as mãos,  receberam o Ruach HaKodesh. 
18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito , lhes ofereceu dinheiro, 
19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Ruach HaKodesh. 
20 Mas disse-lhe kefa: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 
21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 
22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 
23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. 
24 Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim."
Outro aspecto bem interessante é o tema central dessa parashah, que é a tentativa de amaldiçoar os bene Yisrael.Porque HASHEM não permitiu que Balak viesse a amaldiçoar a Yisrael, existe benção e maldição?
Para nós que estudamos a Torah é bem clara esta questão, Muitos pensam que maldição é um encanto, um "ritual", para os goim pode ser que seja apenas isso, mas nós sabemos que a maldição vem através da língua .
Mateus 21:17-19 "17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. 
18 E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; 
19 E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. "
Esses versos deixam bem claro que a maldição vem através da língua., mas agora você me pergunta e o que aquela jumenta esta fazendo na história ?O que a jumenta tem de semelhança com benção, maldição, e lashon hara?
Números 22:30-31       "30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. 
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. "
Essa é a resposta que nossos sábios tanto nos advertem, Yehoshua ben Perachia dizia:arranja um mestre, adquire um amigo e julga todos com indulgência" (Pirke Avot I:6) .
HASHEM fez questão de deixar registrada na Torah , para lembrarmos de sempre julgar nossos chaverim favoravelmente, Maimonedes diz que devemos julgar uma pessoa segundo a maior parte dos atos praticados, se a pessoa sempre lhe fez o bem e porventura um dia vier a agir de forma aparentemente contraria devemos julga-lo favoravelmente , que foi o argumento que a jumenta de Bilam usou "você montou sobre mim a vida toda ,não foi?Eu já o tratei assim antes?
Muitas vezes fazemos um mal julgamento de alguém e acabamos amaldiçoando, matando, como Bilam falou que iria fazer com a sua fiel jumenta, porém, nósmatamos com a mais mortal das armas, que é a lashon hara.
Bilam foi impossibilitado de amaldiçoar os bene Yisrael justamente pelo poder que nossa língua tem.
E quando nós falamos mal de nossos chaverim e achin o que estamos fazendo? Não estamos amaldiçoando a Yisrael?
Como podemos maldizer, amaldiçoar aquele/aquilo que HASHEM abençoou?Por isso que sempre devemos nos lembrar da jumenta de Bilam e julgar a todos favoravelmente para que não matemos aqueles que tentam nos salvar, assim como aquela jumenta, devemos segurar nossas línguas prara não irmos contra HASHEM, maldizendo aqueles que Ele mesmo abençoou.
Números 22:31 :31 "Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face." 
-Números 24:9
9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem. 

Yachne כנ'

sexta-feira, 6 de julho de 2012

פרשת חקת Parashat Chukat

פרשת חקת
Parashat Chukat
Números 20:1-4
1 CHEGANDO os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cadesh; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.
2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!
4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?"
O que percebemos nesse versos? São muitos assuntos que podemos abordar, como por exemplo de Miriã ter sido uma das "cabeças" do povo era considerada a líder das nashim (mulheres), e não foi lembrada no dia de sua morte, o povo não sentiu a sua falta, não chorou por ela, porém não é esse o tema que iremos abordar hoje, e sim a insensibilidade do povo com Mosheh e Aharon.
O Texto não relata que o povo chorou a morte da Irmã de De Moshe, aquela que outrora havia cuidado da segurança de Mosheh quando lançado nas águas, como já é do conhecimento de todos, mas o povo fez completamente o inverso preferiram reclamar , á dar consolo a Mosheh e seu irmão Aharon naquele momento difícil.
Eclesiastes 4:1-2 " No entanto, eu me voltei e pensei sobre todos os tipos de opressão existentes debaixo do sol.
Vi as lágrimas dos oprimidos,
e não havia ninguém para consolá-los.
O poder estava do lado dos opressores,
e não havia ninguém para consolá-los.
Desse modo, considerei os mortos mais felizes, por já terem morrido, que os vivos, por ainda existirem;"
O sábio Slomo ben David descreve com clareza pelo que Mosheh e Aharon passavam naquele momento, o sábio diz que melhor é estar morto do que vivo e sem ninguém para consolá-lar. Neste momento vemos quão grande mal os Bene Yisrael fizeram aos dois grandes líderes do povo.
E mais a frente vemos a consequência daquele pecado do povo , como o talmud no tratado avot IV :2 diz" ... a consequência de um pecado é sempre outro pecado."
Números 20:9-12
 "9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado. 
10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado. "
Será que vemos quão grande foi aquele pecado?
Mosheh Rabenu perdeu a oportunidade de entrar na terra da promessa, por estar de "cabeça quente" com aquele povo insensível.
E esta parashah nos traz grandes ensinamentos dentre eles a questão da sensibilidade de sermos um povo um pouco mais "humano" com o próximo pelo menos naquele momento de angústia, de que adianta rezar o Kadish se em nosso coração não nos preocupamos com nosso chaver, com nossos achim, também percebemos que até para reclamar tem a hora certa.
Mosheh Rabenu também nos traz uma lição que nós seres humanos sempre caímos sempre no mesmo erro, que é deixar se influenciar pelo calor do momento, de fazer as coisas segundo nosso yetser hara, com o calor do momento, resolvermos alguma coisa com ira e é como nossos sábios já nos alertaram, um pecado tem como consequência outro pecado.
Este é o regulamento para aqueles que almejam agir como verdadeiros tsadikim, para aqueles que almejam cumprir a Torah nas suas linhas e nas suas "entrelinhas"

Yachne כנ'

פרשת קורח Parashat Korach

פרשת קורח
Parashat Korach
Números 18:20 "Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel. "
Qual sera a intenção dessa mitsvah?
Por que o Cohen não poderia ter terras? Um dos principais objetivos é porque o homem de muitas terras de muitas posses perde muito de seu tempo para cuidar de seus bens, para administra-los de forma correta, sendo assim como o cohen cuidaria de sua vida espiritual?
O Avodat HASHEM exige muita dedicação, requer comprometimento e tempo. E certamente já era uma pré descrição da brit Hadashah, que nosso Rabino maior Yeshuha HaMashiach nos ensinou.
Mateus 19:20-22 " 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 
21 Disse-lhe Yeshua : Se você for sério e quiser alcançar seu objetivo, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 
22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era rico. "
Em síntese o que entendemos da ordem do Eterno e a explicação do Mashiach?
O problema não é possuir bens, mais ser muito apegado a eles, Yeshuah falou a aquele homem pois conhecia seu coração, que se quisesse poderia vender seus bens e dar o dinheiro aos pobres, porém sua preocupação era maior com sua vida material do que espiritual. E nós muitas vezes agimos como aquele homem. gastamos mais tempo correndo atras do vento como diz o sábio Shlomo ben David de que com nossa vida espiritual.Hoje por não existir mais o Bet Hamicdash como previsto pelos profetas, quem é da família sacerdotal? Quem são os Cohanin? Quem oficia o avodat HASHEM? Os talmidin de Yeshuah nos dizem claramente que somos nós!
Mateus 19:21 " Disse-lhe Yeshua : Se você for sério e quiser alcançar seu objetivo, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."
será que estamos levando a sério nosso objetivo?


Yachne כנ'

שלח לך Parashat Shelach Lecha

פרשת שלח לך
Parashat Shelach lecha



Shalom esta parashah nos traz grandes ensinamentos e logo o seu título já nos faz refletir , "Shelach lecha" "envia para ti"
Números 13:2 "Envia para ti homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
Se analisarmos bem o versículo percebemos grandes lições nele, não é a toa a maneira em que o texto foi escrito, ele foi escrito em "etapas" se é que assim pode-se definir. Primeiro fala: "envia para ti homens"- O que aqueles homens representavam para Am Yisrael? Aqueles homens seriam os "olhos" do povo, seria através deles que os bene Yisrael conheceriam a terra, mas o que aprendemos com isso?
Que da mesma forma que o Eterno ordenou que enviassem homens, também devemos enviar nossos "olhos" a frente de nós, para explorar, para espiar, para conhecer aquilo que HASHEM almeja nos dar.
"que espiem a terra de Canaã " e o texto continua: "que eu hei de dar aos filhos de Israel" em hebraico se lê: "asher ani noten livne Israel ish echad ish echad" porque o texto em hebraico repete duas vezes "ish echad ish echad (um homem um homem)" para nos mostrar que dentre milhares de homens so precisamos que um deles vá até lá, " de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles."
O texto complementa ainda mais a importância de que esse homem que sera enviado dese ser alguém especial, um nobre, um príncipe.
E esse homem que o Eterno falou a Moshe representava os olhos, o conhecimento, a vontade de conhecer aquilo que o Eterno iria, ira nos dar.
Tiramos como lição que para alcançarmos, para conhecermos a Torah, a lei, e as promessas do Eterno no olam haze basta um único, um único desejo de conhecer , de ver o que HASHEM tem para nos dar, e este "homem", este sentimento, ou vontade, que nós por força própria não encontraríamos , por isso o Eterno fala " que EU darei" "Asher ANI" aos filhos de Yisrael, ou seja por vontade de nossa carne, não alcançaríamos o conhecimento pleno da Torah, o texto fala que deveria ser um príncipe, pois aos "olhos" do Eterno, quem tem essa vontade o é , transmite algo nobre pois essa vontade conhecer a herança que HASHEM nos dará só esta realmente abaixo do "rei", nos mostrando quão nobre e quão singular é essa vontade.
Sera que compreendemos o quão importante é essa vontade? HASHEM quando fala "shelach lecha" para nós, pois Ele não necessita conhecer, ver , o que Ele mesmo criou, e sim nós, devemos buscar conhecer a herança a nós prometida, que dentre nossas milhares de vontades apenas uma delas, porém a mais nobre, que é nosso yetser hatov ,yetser halev, e o que mais nobre que a vontade do coração, e apenas essa única vontade terá a oportunidade de conhecer plenamente a herança que HASHEM nos deixou.
Salmos 119:57-58,66,111,112,154 
"57 O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras. 
58 Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra. 
66 Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. 
112 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. 
154 Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra. "
Agradeço aos Eterno que me deu compreensão para escrever essas palavras, e que Ele nos dê forças para seguirmos suas palavras.
shalom! 
Yachne כנ'

segunda-feira, 18 de junho de 2012

פרשת נשא Parashat Nasso

פרשת נשא
Parashat Nasso
Números 5:1-2 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: 
2 Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. "
Parashat Nasso tem significados importantes, e dentre um deles é esse descrito no verso a cima, quando o lemos compreendemos o por que deveria ser retirada aquela pessoa impura do meio do povo.
Se analisarmos os quesitos de impureza descrito na Torah é justamente esse, se um homem ou mulher tocar em algum morto, segundo o Talmud esse é o nível de impureza mais elevado, tanto que havia um rito especial para purificação, mais por que será que esse é o nível mais elevado de impureza?
Pode-se dizer que este é o nível mais elevado de impureza pois só acontece se nos colocarmos voluntariamente nessa situação, não é possível que eu toque em um morto sem que eu esteja perto dele, e para eu chegar perto dele eu tive que me locomover até la, e consequentemente me colocando em situação de impureza, ou seja, é tão grave pois é algo que temos a opção de evitar mais mesmo assim o fazemos voluntariamente, semelhantemente ao pecado.Compreendemos a dimensão disso?
Vou fazer uma derash(explicação) fazendo remiz desse versículo. Trazendo para nossa vida espiritual em que se aplica?
Números 5:3 "Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito."
Esta impureza não foi feita para nós conforme os escritos de Shaul Hashaliach, nós devemos evitar a impureza, devemos evitar de nos colocar diante de um "morto".
Nosso mestre Yeshuah HaMashiach em uma de suas admoestações fala a um homem que o quer seguir " Deixe que os mortos cuidem dos mortos". Quando nos colocamos em uma situação que podemos nos "impurificar" com um morto( goi/goia), estamos sujeitos a ficar impuros, e o que é essa impureza? Por que um morto é impuro? Por causa do pecado, ele só morre por que pecou, e a unica forma de purificação que a Torah nos dá é através das "águas purificadoras" . Números 19:13 "13 Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia." O que já nos tempos de Moshe, nos mostra o por que de na brit hadashah  a purificação de pecados ser feita com água.
E hoje em dia sofremos muito com essa impureza decorrente do dia a dia, no trabalho, na escola, na faculdade, etc...
As companhias que escolhemos podem ser como aquele morto que se nos aproximarmos demais estamos sujeitos a nos impurificar, Yeshuah HaMashiach nos disse, que trevas e luz não se misturam, como pode haver trevas onde ha luz?
II Timóteo 2:19-23 "19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniqüidade. 
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. 
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 
23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas."
E este shabat é muito importante e especial pois é um shabat após Shavuot, logo após recebermos a Torah, agora HASHEM habita no meio de nós, devemos nos afastar da impureza para que não sejamos lançados fora do acampamento. 
Shalom.



Yachne כנ' 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

פרשת במדבר Parashah Números


פרשת במדבר
Parashat Números 
Shalom, Parashat Bemidbar que literalmente quer dizer " no deserto", tem muito em comum com o que vamos abordar hoje.
Números 1:47-49  " 47 Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, 
48 Porquanto o SENHOR tinha falado a Moisés, dizendo: 
49 Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel; "
Há muitas maneiras de se compreender a Torah, por isso foi escrita da maneira que é, para que possamos entender de acordo com o que HASHEM quer que intendamos, segundo nossos sábios há mais de 600 mil maneiras de se entender um texto da Torah, pois quando a Torah foi nos dada, segundo nossos sábios foi entregue a 600 mil homens e cada um tinha sua maneira de compreender a Torah do seu nível Remiz adiante.
Por que HASHEM nos diz que não deveriam ser contados os levitas junto ao povo? Dentro das inúmeras lições uma delas é para que percebamos que os levitas, os Cohanin eram separados , Kedoshim, da bet Yisrael, eles não deveriam ser tidos como apenas mais uma tribo, mas sim como escolhidos, peculiarmente para o Eterno. Também nos ensinando a honrar aqueles que nos servem, que nos elevam a HASHEM, como homens que HASHEM fez questão de valorizar e dar ênfase a isso.
Aparentemente, para aquele que só consegue ver o nível peshat, o literal da parashah pode parecer uma contradição na Torah, mas não, realmente os levitas deveriam ser realmente tratados com mais atenção por isso foram contados fora do povo.
Outra coisa que percebemos fazendo Remiz desse estudo, que o título da parashah de hoje tem muito em comum com nossos dias e com os levitas dessa parashah mas por que?
Bamidbar, ou seja, no deserto foi que HASHEM escolheu para fazer seu povo aprender a ama-Lo e honra-Lo e foi onde HASHEM escolheu para entregar a sua Santa Torah ao seu povo ou seja o seu testemunho,  como consequência , passariam a ser conhecidos pelos povos, igualmente nós Bene brit Hadashah, que estamos vivendo em um "deserto" que é o nosso mundo de hoje, não um deserto de pessoas mas sim de temor e da verdadeira chochma ve daat, da mesma forma que nossos pais receberam a Torah naquele deserto literal , onde podiam ver e tocar na Torah, no deserto , nós também  vivemos com a Torah, porém não podemos toca-la assim como no deserto que vivemos. Pois ela está ou deveria estar dentro de nós assim como Moshe já havia anunciado em seus dias.
HASHEM nos separou do restante do povo como parte especial para Ele, porém cabe a nós realmente sermos Cohanin não nos misturar com o restante do povo (goim) e mostrar não só ao mundo que fomos escolhidos, como também a HASHEM.
Maimonides em sue livro mishnê Torah nos diz que para um judeus é vergonha ser confundido com um goi, creio eu que isso ainda seja vigente para nós Bene Brit Hadashah, além do Eterno ter nos escolhido devemos também permitir que sejamos contados junto aos  cohanin. Cabe a nós não permitir que sejamos confundidos e assimir-mos que somos sim, kedoshim da tribo de Levi.
Números 2:17 " Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeira"
Também usando esse versículo para complementar que além de sermos como os cohanin,  devemos ter consciência de que todos tem seu lugar na "sociedade" assim marcharam cada um no seu lugar, segundo suas bandeiras...."
Da mesma forma que HASHEM organizou os levitas no deserto também devemos deixar sermos o barro que o Oleiro molda aonde Ele quiser e quando quiser e entendermos que todos temos um espaço dento do ofício a HASHEM, se compreendermos isso seremos pessoas mais felizes.
shalom lehitraot



Yachne כנ'

Dízimos, pego ou não pego? Eis a questão


O fim do livro de Vayikrah fala de votos que fazemos a HaShem, dizendo daquilo a que consagramos para o Eterno, coisas que passam a ser "santas" ao Senhor.

Uma das coisas mais claras que pertencem ao Senhor e que, portanto, não nos são permitidas ao uso, são os dízimos. Sabemos que há três tipos de dízimos:

1) O sacerdotal, que entregamos à Casa do Tesouro, usado para administrar as coisas santas, com o mantenimento dos sacerdotes.

2) O dízimo das festas, que funciona basicamente como uma poupança particular, em que nos preparamos para as festas. Quem guarda o segundo dízimo nunca, jamais precisará dizer que está sem dinheiro para celebrar alguma das festividades do Eterno.

3) O dízimo dos pobres, que era dado a cada três anos, e ajudava a suprir as carências dos pobres dentre o povo. Se você dá o dízimo do pobre, isso deve fazer de você alguém grato por tudo que recebe do Eterno, e que Ele, em Sua bondade, não permita nunca que necessitemos da ajuda alheia, mas que todas as nossas carências sejam supridas dentro de nosso povo.

O dízimo também nos ensina sobre a generosidade Divina, pois ficamos com 87% de tudo que recebemos, sendo que nesse caso o segundo dízimo pertence a nós mesmos. Além disso, devemos aprender uma grande lição: Não gastar além do que ganhamos, pra não necessitarmos usar daquilo que não nos pertence. Dito isso, vamos ao texto da Torah:Lv 27:30-32 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR.Às vezes não compreendo a dificuldade que as pessoas encontram pra compreender que o dízimo é do Eterno, pois o verso é claro: "Todas as dízimas, são do Senhor, santas são ao Senhor."



Certo, são do Eterno, mas e se eu precisar gastar? Posso? Aí entra outra questão, pegar ou não pegar... Se você usar o dízimo todo ou em parte, terá que "pagar uma multa" de 20% sobre o valor que pegar. Ou seja, é pra não compensar mesmo. Quando fazemos uso pessoal do dízimo, mais do que a multa, devemos ter a consciência de que aquele dinheiro NÃO É NOSSO. Assim como eu sei que se eu usar o dinheiro da conta de luz, água, etc... vai me trazer consequências, o dízimo também o trará, e muitas vezes é pior do que um corte de energia ou no fornecimento da água.

O verso 32 diz: "de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor..." e isso nos ensina outra coisa importante. De vez em quando alguém pergunta: Tenho que dar o dízimo de tal coisa? Vendi minha casa, preciso dar o dizimo? Fiz um servicinho extra, meu patrão me deu um abono, por eu ser bom funcionário, etc... e o versículo é muito claro. DE TUDO!

Isso não é uma questão de aprender, mas de consciência. Quando tivermos plena consciência de que só o que HaShem pede de nós é a décima parte de tudo que Ele mesmo nos concede, nunca mais enfrentaremos este tipo de dúvidas. Nem tampouco faremos uso do dízimo para outros fins, ainda que saibamos que nos é permitido, mas tem a multa de 20%. Assim, compreenderemos que não DAMOS o dízimo, mas DEVOLVEMOS Àquele que é o legítimo dono.

Nunca aconteça conosco o que aconteceu com Israel nos tempos de Malaquias, no conhecido texto:


"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos." (Ml 3:8-12)


Façamos a nossa parte e deixemos que HaShem repreenda o devorador, e dessa forma, nunca teremos falta de coisa alguma, mas saberemos que HaShem suprirá todas as nossas necessidades, e as nações verão isso e nos chamarão de felizes, porque verdadeiramente o somos.

Postado por Moshê ben Yishai http://www.5livros.blogspot.com.br/2012/05/dizimos-pego-ou-nao-pego-eis-questao.html

פרשת קדושים אחרי מות


פרשת קדושים אחרי מות
Parashat kedoshim ve Acharei Mot
Levitico 19:5 "E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, da vossa própria vontade o oferecereis."
Este é um aspecto bem interessante de ser analisado, sera que nosso "sacrifícios" são aceitos por Hashem ?

Gênesis 4:3-7 "3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. "
Vemos na história de Abel e Caim, exemplo clássico de conhecimento geral, mas muitos se perguntam porque HASHEM não aceitou a oferta de Caim? Por ser apenas um fruto?
O texto explica o porque... Caim trouxe um fruto, porém Abel se preocupou em trazer as primícias de seu rebanho, ou seja, antes mesmo dele poder usufruir pensou em agradar ao Eterno, e é sobre isso que essa parashah começa falando " sejais santos pois Eu sou Santo" da mesma maneira que o Eterno separou o povo de Yisrael como primícia nós também quando fazemos algo ao Eterno deve ser de nossas primícias.
Mas qual é o nosso sacrifício hoje?
Shaul Hashaliach fala qual é o nosso sacrifício, Yeshuah indiretamente também nos ensinou, o que é mais difícil para um homem fazer? Abandonar suas paixões e amar ao próximo como a si mesmo.
I Pedro 1:13-21 "13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Yeshuah haMashiach; 
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 
19 Mas com o precioso sangue do Mashiach, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; "
Keifa explica bem como que nos santificamos ao Eterno através de nossas obras e ações, se as primícias de nossa vontade for algo para o Eterno certamente seremos aceitos.
Gênesis 4:7 "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. "
O que esse verso do Bereshit quer nos ensinar? Ele nos mostra a diferença entre o certo e o errado, se fizeres bem seras aceito... mas o que é o "Bem", o próprio verso o explica , seu desejo será sobre ti, mas sobre ele deves dominar, HASHEM vê com bons homens aqueles que por mais que seus desejos estejam sobre ele, ele ainda o domina, pois a Honra a HASHEM  deve ser maior do que nossa própria honra. Também nos lembramos das palavras dos sábios no Pirke Avot  II 4: O mesmo dizia: executa a Sua vontade (de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus.
Que lições aprendemos? Não basta oferecer sacrifícios devemos almejar que ele seja aceito pelo Criador, algo que saia de dentro de nós, não um sacrifício exterior, e sim do amago de nossa alma, assim como Abel, assim como Avraham, assim como Yeshuah HaMashiach.


Yachne כנ'

terça-feira, 1 de maio de 2012

פרשת תזריע/מצרע Parashat Tazria/ metsorah


פרשת תזריע/מצרע
Parashat Tazria/Metsorah
Shalom, essa parashah excepcionalmente fala sobre pureza e impureza, e nós faremos uma abordagem encima da nega hametsora (chega de lepra).
Muitos de nossos sábios associam a metsora a lashon hara , a má linguá, e podemos ver que a chaga em si , suas fazes, são muito parecidas com a lashon hara.
 Levítico 13:3 " E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo. "
Tanto o Tanach quanto a Brit Hadashah, o talmud.... condenam a lashon hara, por ser uma doença mortal para aqueles que dão ouvidos, e normalmente começa assim como diz o versículo, ela começa superficial, ou seja, as vezes fazemos um pequeno comentário sobre alguém aparentemente sem maldade, sem mentira, porém nossos sábios dizem que para ser lashon hara não precisa ser mentira, e sim a intençãocom que colocamos as palavras para aquele que as ouve. Mas logo se torna profundo aquele mal pensamento, aquela má fala, e se torna mais "profundo que a pele da sua carne" e aquilo passa a ser nega hametsora, chaga de lepra.
A lashon hara nos lembra muito a historia do Gan Eden, entre a serpente e a mulher , onde ela usando a verdade para o mal fez com que todos nós estivéssemos onde estamos hoje.
Bereshit 3:4-6"4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."
Como vemos aquilo que a serpente falou não era mentira, a serpente foi sagaz e mostrou a mulher que se comesse da arvore seria bom para ela, e por dar ouvidos a serpente, dar ouvidos a lashon Hara , foi castigada.
Nós muitas vezes agimos como Eva, ouvimos a lashon hara , e por ser verdade aquilo que nos falam nos deixamos influenciar por aquilo, e não percebemos que a verdade dita de outra forma passa a ser um mal incomensurável, que traz a morte. 
Levítico 13:15 "Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra. "
Por que é tão grave quando a lashon hara chega em carne viva? para entendermos melhor vamos fazer uma alusão, as camadas da pele.
Epiderme: é o invólucro de nosso corpo, encarregada de proteger a pele do meio externo. Ela não tem vasos sanguíneos.
Podemos comparar a epiderme ao nosso instinto de proteção, como por exemplo quando ouvimos algo que não nos agrada porém que não fazemos caso daquilo, aquilo não nos afeta já que a epiderme não contem vasos sanguíneos, ela é fria, nos protege de comentários indesejados, não deixando eles passarem para a próxima camada mais sensível.
Derme: é nessa camada que estão localizadas as fibras de elastina e colágeno, que respondem, respectivamente, pela elasticidade e firmeza da pele; as glândulas sebáceas e sudoríparas; os vasos de menor calibre e as terminações nervosas que dão a sensação de tato, frio e calor.
Quando a lashon hara, a lepra passa para esta fase já sentimos dor, pois é esta parte que é responsável pelo tato, pelo calor e pelo frio, porém ainda nessa fase ainda é possível expelir a lashon hara junto ao suor pois é nela que ficam as glândulas sudoríparas.
Hipoderme: é a camada mais profunda da pele, composta basicamente por células adiposas. Ela protege o organismo contra choques e ainda atua como isolante térmico. Nela estão os vasos de maior calibre.
Chegamos na ultima camada da pele, esta camada é a ultima existente para nos proteger da lashon hara , nos protege dos grandes choques, de más noticias, de coisas pessoais que nos atinjam, porém nesta fase já sentimos mais dor, pois nela estão os vasos de maior calibre.
e por fim chegamos na carne viva, neste ponto estamos sem proteção contra aquele mal, tudo que for falado por aquela pessoa trara apenas dor, é como quando nos machucamos, ralamos a perna e fica em carne viva, tudo que toca aquele lugar traz uma dor insuportável, e assim é a nega hametsora, a lashon hara, quando ela chega nessa fase mais intensa, traz dor não apenas a um individuo já que é uma doença contagiosa. 
Com essa alusão fica mais fácil compreender por que HASHEM foi tão severo com a espécie humana quando deu ouvidos a lashon hara, quando Eva comeu aquele fruto dando ouvidos a serpente, hametsora travesou a hipoderme, a proteção Divina que tínhamos no Gan Eden e trouxe a todos nós a morte, a dor.
Levítico 15:31 "Assim separareis os filhos de Israel das suas imundícias, para que não morram nas suas imundícias, contaminando o meu tabernáculo, que está no meio deles. "
Esta parashah deve ser de reflexão a todos nós todos nós estamos sujeitos a dar ouvidos a lashon hara, porém apenas ou puros se afastaram dela.

shalom lehitraot


Yachne כנ'

sexta-feira, 27 de abril de 2012

פרשת שמיני Parashat Shemini




פרשת שמיני
Parashat Shemini


Shalom hoje vamos abordar um tema um pouco diferente que é tentar entender o que certas ações certas mitsvot tem de significado mais profundo.
Eclesiastes 8:1-9 "1 QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
"Levítico 9:6 "E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá."
Certamente esse versículo já é bem claro, ele explica o porque que há tantas mitsvot, o livro de Vayicrah (levítico) é riquíssimo em mitsvot que aos nossos olhos são incompreensíveis.
E essa parashah tem duas icognitas bem peculiares, porque Nabade e Abiú e Uza morreram?
Levítico 10:2 "Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR."
II Samuel 6:7 "Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus."
Esse dois casos estão ligados a obediência, e essa parashah faz questão de enfatizar a necessidade de sermos "limpos", para que se faça diferença entre o "puro e o impuro" entre o obediente e o imprudente.
Levítico 10:7 "Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés."
O que analisamos nesse verso? Mesmo Arão sendo pai daqueles que acabaram de ser fumegados pela ira do Eterno, não poderia sair para chorara a morte de seus filhos, pois ele estava muito conectado com o Kadosh BaruchHu, e não poderia se impurificar, já que HASHEM habitava dentro de seu corpo, Ruach Hakodesh estava sobre ele.
Mas que lições tiramos dessa parashah? Todos esses exemplos nos mostram que sempre deve haver submissão de nossa parte para com o Eterno.
Aqueles que realmente almejam ser um "cohen" para HASHEM, devem coloca-lo acima de tudo conforme o Rabino Yeshuah HaMashiach nos ensina.
Lucas 6:46-48 "46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha."
é sobre isso que que Slomo fala em Eclesiastes 8:1 que devemos ter fundamentos fortes nas mitsvot, pois ai seremos fortes nosso semblante brilhará assim como o de Moshe ... "QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
Lucas 18:29-30"29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna."
Yeshuah HaMashiach nos mostra que isso é vigente nos dias de hoje , segundo a luz da brit Hadashah.
Aquele ato de Arão de colocar o Avodat HASHEM acima de suas preocupações, acima de seu entendimento, mostrou com isso ser um grande sábio, pois aquele como diz o Rabino Yeshuah HaMashiach , aquele que "deixar" seus familiares em prol da avodat HASHEM certamente recebera muitas vezes mais.
á como nossos sábio nos dizem no Tratado Pirke Avot do Talmud " não te glories por conhecer muito da lei divina, pois para tal foste criado". Ou seja não te glories e pense que esta Mitsvah não farei pois sou um tsadik já , devemos sempre colocar o Eterno acima, a frente de nossas preocupações, como diz o "shemah Yisrael"
Devemos ser sábios e sensatos como Arão foi naquele momento,mesmo não compreendendo o sentido da mitsvah a cumpriu, pois colocou o Eterno em primeiro lugar. E é essa função do Cohen. E nós sera que estamos preparados para sermo um Cohen?
O que mais importa para HASHEM não é qual mitsvah e o motivo daquela mitsvah existir, pois não cabe a nós saber, e sim o que importa é que devemos cumpri-las, para fazer diferença entre o Santo e o Profano.
Levítico 10:10 "E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo"


                                                                                                                                              Yachne כנ'

sexta-feira, 20 de abril de 2012

שמיני של פסח Shemini Shel Pessach


שמיני של פסח
Shemini Shel Pessach
Durante a festividade de Pessach tiramos muitas lições, e nesta parashah que encerra pessach não poderia ser diferente.
Logo depois de celebrarmos a nossa libertação daqueles que nos oprimiam, onde o Eterno mostrou seu grande amor e misericórdia por Am Yisrael, pois nós não tínhamos méritos para sermos livres,agora nessa parashah HASHEM requer que nós o imitemos e amemos a todos com grande amor e misericórdia.
Deuteronômio 14:26-29 "26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 
29 Então virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. "
Fazendo Remiz desses versos com a vida de nosso povo vemos que eles tem muito em comum.
Vamos analisar o verso 26 " E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;"
Quando Yacov e sua família foram ao Egito eram todos adoradores do Kadosh BaruchHu , e naqueles dias o Eterno abençoou muito aquele povo que adorava com muitas alegria, igualmente o verso 26, que fala sobre a alegria daqueles que teem dinheiro para gastar nas festas, onde ele deve se alegrar, ou seja o Eterno abençoa aqueles que O buscam com alegria, aqueles que lembram e amam Adora-LO.
Mas com o passar dos anos o povo de Yisrael se tornou pobre e escravo no Egito , e acabaram muitas vezes esquecendo do Eterno Nosso D-us , porém assim como no versp 29 o Eterno mesmo por aqueles que não tinham muito para Lhe oferecer em troca, o órfão a viuva, o pobre, pois assim eramos perante HASHEM,  quando escravos no Egito, mesmo assim o Eterno lembrou de seu povo e nos libertou, e essa parashah fala muito sobre isso, daqueles que se colocam, e lembram de seu irmão.
Deuteronômio 15:10-11 "Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão. Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra."
Aqui vemos que o Eterno requer que seu povo seja um povo altruista assim como HASHEM o é, e em conformidade com a haftarah que fala sobre o mashiach vamos ver o que o mashiach fala sobre essa mitsvah.
Isaías:11:3 "E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos."
Marcos 10:17-27 fala sobre um de seus ensinamentos.
"17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. "
Como o Mashiach veio para aperfeiçoar a primeira aliança ele usa um método que Maimonedes descreve em, que é: " se és muito arrogante,e altivo, passe a andar com roupas rasgadas, humilha-te até te tornar humilde verdadeiramente, Moreno o criador do Psicodrama também usa do mesmo método que Yeshuah tentou ensinar à aquele rapaz, Moreno diz que você deve "interpretar" um papel como por exemplo: Se quero ser como Yeshuah,devo fazer,pensar, agir como ele, até o ponto daquilo passar a ser parte de sua personalidade.
Isaías: 11:6 "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará."
Se analisarmos o aspecto moral desse verso baseado nos ensinamentos do Rabino Yeshuah pode-se dizer que no Olam Haba não haverá leões, feras, e sim todos nós para chegar lá devemos alcançar tamanha humildade, esquecer de que somos, poderosos de que somos o "rei da selva" e nos subordinar aos comandos de uma criança qualquer, quando percebermos que entre o rico e o pobre não há diferença, de que na Brit Hadashah intermediada por Yeshuah, deve ser manso, altruísta, humilde para que um pequenino os guie.
Deuteronômio 15:12-15
"12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.
13 E, quando o deixares ir livre, não o despedirás vazio.
14 Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR teu Deus te tiver abençoado lhe darás.
15 E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso. "
Assim como Yeshuah antes de partir, nos seus últimos momentos de pessach quis ensinar aos seus talmidin através do lava pés , também nessa parashah que encerra pessach o Eterno que nos ensina a sermos humildes, lembrar do desfavorecido, lembrar que outrora eramos escravos em mitsraim, e assim como HASHEM , assim como Yeshuah, devemos ser humildes e favorecer aqueles que não nos favorecem
pelo simples fato de também ser ele um homem criado pelo Kadosh BaruchHu, o qual devemos amar assim como amamos a nós mesmos.
Shalom Lehitraot .



Yachne כנ'

sexta-feira, 13 de abril de 2012

פרשת פסח Parashat Pessach

פרשת פסח
Parashat Pessach


Hoje estaremos falando sobre Pessach que porventura veio a ser um Shabat HaGadol que une o shabat,o sétimo dia, e também o shabat de Pessach Yom tov. Pessach deve ter para nós um sentido muito mais peculiar, muito mais importante para nós, Israli le Brit HaDashah.
Vamos estudar primeiramente o capítulo 12 de Êxodo versículo 21 a seguir:
"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. "
Êxodo 12:5 "O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."
Hebreus 9:12-14 "12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue do Mashiach, que pelo Ruach HaKodesh se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? "
Com Base nesses versículos vemos porque para nós Pessach é uma festividade peculiar , pois fomos povo escolhido para participarmos da Brit Hadashah, conforme o profeta Jeremias profetizará.
Jeremias 31:31-34 "31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. "
Também temos escritos da Brit Hadashah que falam sobre a nova aliança .(Hebreus 8:8-13 )
Mas qual foi, e como foi a celebração de Pessach seguido por nossos pais?
Êxodo 12:7-9 "7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. "
Êxodo 12:13-14 "13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. "
João 5:46-47 "46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? "
Lucas 22:7-8 "7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. 
8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. "
Lucas 22:19-23 "19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 
20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. 
21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. 
22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! 
23 E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto. "
Vemos aqui nosso mestre Yeshuah celebrando Pessach com seus Talmidim e explicando a eles a grande importância e o sentido agregado a cerimonia de Pessach, onde ambas deveriam ser lembradas por todos aqueles que participaram do pacto, celebrando a primeira libertação do Egito, e agora, conforme hebreus e jeremias, nossos pecados seriam esquecidos pelo Criador, ou seja, ficamos também livres do pecado.
Vamos analisar mais profundamente as palavras da Torah e compreender o que Pessach nos ensina.
Êxodo 12:1-3 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... " o os próximos versículos continuam a falar sobre pessach, mas o que vemos nesses versos iniciais? Vemos que o Eterno cria uma nova Mitsva onde os Bene Yisrael deveriam seguir aquela mitsva.
Êxodo 12:13 "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. "
Mais uma vez vemos que o sangue do cordeiro salvaria aqueles que o colocassem sobre as vergas das portas, mas hoje temos o sangue do cordeiro? O  que é o sangue?O que é a porta?
Agora começam a fazer sentido as palavras de Jeremias que falou que o Eterno escreveria as leis em tabuas de carne, ou seja, em nossos corações.
O Eterno está ao redor, porém só aquele que coloca o sangue sobre a porta sera poupado, sera salvo.
Também vemos nesses versículos outra interpretação semelhante.
Qual o sentido do Eterno mandar colocar sangue nas vergas das portas? Porque o anjo tem medo de sangue de animais?Certamente que não, o sentido é bem mais profundo e tem a ver com fé e obediência. Se lermos como deveria ser feito o rito vemos que cada família deveria cuidar individualmente de sua salvação, e ajudar aqueles que não tinham acesso, aos dez do mês deveriam separar o cordeiro até o dia 14, quando seria imolado, mais porque?
Se analisarmos simbolicamente por que aquela família deveria estar já com antecedência com o carneiro, antes da grande noite , onde uns seriam salvos e outros não , pois eles deveriam já a partir do dia dez estar preparados, pois o cordeira já estava em seu poder, igualmente nós devemos estar preparados para o Grande dia onde poucos serão salvos e muitos não terão o mesmo destino. O cordeiro e seu sangue não são apenas aquilo que nossos sentidos percebem, mas sim representam o preparo, o esforço, a fé, que devemos ter naquilo que o Eterno tem nos ordenado.E essa era a condição para aqueles que Nele depositavam sua fé.
Pessach não é apenas uma data onde ficamos sem comer chamets, Pessach para nós deve simbolizar aquele ato de fé dos bene Yisrael, que creram que aquele sangue os libertaria, o salvaria da opressão do Egito.
Para nós na Brit Hadasha devemos da mesma forma , com o mesmo preparo, com a mesma fé, crer que o sangue do cordeiro, do Mashiach nos libertará do destruidor que paira sobre nossas casas, também para nós deve simbolizar não só a abstinência de chamets e dos sereais, conforme diz a tradição, mas também todos os preceitos que o Eterno nos incumbiu em sua santa Torah, que deve ser além do preparo a obediência ao Kadosh BaruchHu 
Êxodo 12:23-24 "23 Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. 
24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. "
Mateus 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. "(palavras de Yeshuah)

João 6:47-51 "47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. "
Êxodo 12:28 " E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram."
Espero que quando o Grande dia chegar, estejamos preparados, e fassamos tudo que nos foi ordenado, e naquele dia o destruidor passará pela nossa casa e conosco nada acontecerá.
Shalom Chag sameach Pessach! 



Yachne כנ'
  

quinta-feira, 12 de abril de 2012

פרשת צו Parashat Tsav


פרשת צו
Parashat Tsav

O fogo na literatura judaica ou até mesmo na Torah sempre teve um grande simbolismo, inicialmente com Avraham, onde o Eterno se manifestou a ele através da sarça que ardia em fogo.
O fogo tem um significado todo especial pois se assemelha ao Eterno, ele é incorpóreo, ora é fogo ora não é mais, ora é apenas gás, assim como o Eterno que ora não podemos velo porém no momento em que ELE achar necessário se materializa, para que possamos velo, assim como Moshe Rabenu que viu o Eterno pelas costas, o fogo também serve para nos aquecer, assim como aconteceu no deserto durante 40 anos, ou até mesmo para preparar nosso alimento, alguns filósofos ainda dizem que fogo é vida, e se analisar desse ponto de vista vemos que eles tinham razão ao dizer isso.

Levítico 6:12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas"
O que isso quer dizer se analisarmos se nível Remiz ? (alusão, simbologia). Como já dito antes o fogo é de suma importância na vida do homem, e nesse versículo não é diferente. O versículo fala que o fogo não deve ser apagado, certo, mais por que? A Brit Hadashah fala que aqueles que passam pela tevilah passam pelo fogo , e aquele fogo ainda deve arder em nossos corações , pois fogo é "vida" , quando temos fogo em nossos acampamento mantemos as feras selvagens longe, e além disso aquele fogo em dias "frios" nos aquece, ou seja, o fogo afasta as más pessoas, os maus amigos, os maus hábitos, os maus instintos. A Torah  nos diz que o Eterno é como o fogo consumidor, esse  fogo deve arder dentro de nós, pois este fogo jamais deve ser apagado.Mas como manter um fogo acesso por tanto tempo? Levítico 6:12  "... mas o Kohen acenderá lenha nele cada manhã,..." esta é a resposta , só mantem o fogo acesso aquele que toda manha poe lenha para queimar sobre o fogo, assim ele permanecera sempre acesso, e cabe a nós irmos buscar a lenha, madeira na mara para colocar sobre o fogo, ou seja o Eterno é o fogo, ELE disponibilizou o fogo, porém cabe a nós buscarmos o alimento intelectual e espiritual que nos mantem mais perto do Kadosh BaruchHu, e consequentemente esse fogo arderá, o que nos lembra as palavras do grande sábio Hilel no Pirke Avot cap I: 13 "....; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver; e quem se serve da coroa da Lei Divina como um instrumento, perecerá." Com essas palavras de Hilel podemos compreender um pouco melhor o porque da necessidade de cuidar de nossa fogueira ... a primeira parte diz: aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui;  ... aquele que não põe mais lenha para o fogo queimar logo ficara apenas com cinzas e fogo se apagará, a segunda parte diz: quem não se quer instruir não é digno de viver;... quem não procura saber como coletar madeira para alimentar o fogo não é digno de ser aquecido por ele.
Cabe a nós somente a nós pela manha fazermos nossas preces, logo antes de sair de casa para o trabalho, onde estaremos expostos aos perigos da "mata", se perdermos o foco e nos entretermos com os belos animais que ali habitam , podemos acabar esquecendo a nossa missão, de colher madeira e voltar.Quando lembramos de lenha lembramos de árvore, da árvore o papel, do papel o livro do livro o conhecimento do conhecimento o "fogo". A Torah é como se fosse um mapa que quanto mais o estudamos, mais o conhecemos , e o conhecimento da Torah é a mesma coisa , quanto mais estudarmos e andarmos pelo mapa mais perto do tesouro do Eterno estamos para proteger aquele fogo que arde dentro de nós. Todos sabemos que a melhor maneira de manter um fogo acesso e forte é colando sobre ele bastante madeira boa , pois dai não sera um vento que o ira apagar.
Mas todo esse esforço perde seu sentido se não colocarmos sobre ele um sacrifício, já que está é a finalidade, devemos por sobre esse fogo nosso esforço, nosso sacrifício de paz, para que o Eterno nos aceite como cheiro suave, e não deixe que o fogo se apague de dentro de nós , pois fogo é "vida".

Shalom Lehitraot

Yachne כנ'