quinta-feira, 12 de abril de 2012

פרשת צו Parashat Tsav


פרשת צו
Parashat Tsav

O fogo na literatura judaica ou até mesmo na Torah sempre teve um grande simbolismo, inicialmente com Avraham, onde o Eterno se manifestou a ele através da sarça que ardia em fogo.
O fogo tem um significado todo especial pois se assemelha ao Eterno, ele é incorpóreo, ora é fogo ora não é mais, ora é apenas gás, assim como o Eterno que ora não podemos velo porém no momento em que ELE achar necessário se materializa, para que possamos velo, assim como Moshe Rabenu que viu o Eterno pelas costas, o fogo também serve para nos aquecer, assim como aconteceu no deserto durante 40 anos, ou até mesmo para preparar nosso alimento, alguns filósofos ainda dizem que fogo é vida, e se analisar desse ponto de vista vemos que eles tinham razão ao dizer isso.

Levítico 6:12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas"
O que isso quer dizer se analisarmos se nível Remiz ? (alusão, simbologia). Como já dito antes o fogo é de suma importância na vida do homem, e nesse versículo não é diferente. O versículo fala que o fogo não deve ser apagado, certo, mais por que? A Brit Hadashah fala que aqueles que passam pela tevilah passam pelo fogo , e aquele fogo ainda deve arder em nossos corações , pois fogo é "vida" , quando temos fogo em nossos acampamento mantemos as feras selvagens longe, e além disso aquele fogo em dias "frios" nos aquece, ou seja, o fogo afasta as más pessoas, os maus amigos, os maus hábitos, os maus instintos. A Torah  nos diz que o Eterno é como o fogo consumidor, esse  fogo deve arder dentro de nós, pois este fogo jamais deve ser apagado.Mas como manter um fogo acesso por tanto tempo? Levítico 6:12  "... mas o Kohen acenderá lenha nele cada manhã,..." esta é a resposta , só mantem o fogo acesso aquele que toda manha poe lenha para queimar sobre o fogo, assim ele permanecera sempre acesso, e cabe a nós irmos buscar a lenha, madeira na mara para colocar sobre o fogo, ou seja o Eterno é o fogo, ELE disponibilizou o fogo, porém cabe a nós buscarmos o alimento intelectual e espiritual que nos mantem mais perto do Kadosh BaruchHu, e consequentemente esse fogo arderá, o que nos lembra as palavras do grande sábio Hilel no Pirke Avot cap I: 13 "....; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver; e quem se serve da coroa da Lei Divina como um instrumento, perecerá." Com essas palavras de Hilel podemos compreender um pouco melhor o porque da necessidade de cuidar de nossa fogueira ... a primeira parte diz: aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui;  ... aquele que não põe mais lenha para o fogo queimar logo ficara apenas com cinzas e fogo se apagará, a segunda parte diz: quem não se quer instruir não é digno de viver;... quem não procura saber como coletar madeira para alimentar o fogo não é digno de ser aquecido por ele.
Cabe a nós somente a nós pela manha fazermos nossas preces, logo antes de sair de casa para o trabalho, onde estaremos expostos aos perigos da "mata", se perdermos o foco e nos entretermos com os belos animais que ali habitam , podemos acabar esquecendo a nossa missão, de colher madeira e voltar.Quando lembramos de lenha lembramos de árvore, da árvore o papel, do papel o livro do livro o conhecimento do conhecimento o "fogo". A Torah é como se fosse um mapa que quanto mais o estudamos, mais o conhecemos , e o conhecimento da Torah é a mesma coisa , quanto mais estudarmos e andarmos pelo mapa mais perto do tesouro do Eterno estamos para proteger aquele fogo que arde dentro de nós. Todos sabemos que a melhor maneira de manter um fogo acesso e forte é colando sobre ele bastante madeira boa , pois dai não sera um vento que o ira apagar.
Mas todo esse esforço perde seu sentido se não colocarmos sobre ele um sacrifício, já que está é a finalidade, devemos por sobre esse fogo nosso esforço, nosso sacrifício de paz, para que o Eterno nos aceite como cheiro suave, e não deixe que o fogo se apague de dentro de nós , pois fogo é "vida".

Shalom Lehitraot

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde