terça-feira, 1 de maio de 2012

פרשת תזריע/מצרע Parashat Tazria/ metsorah


פרשת תזריע/מצרע
Parashat Tazria/Metsorah
Shalom, essa parashah excepcionalmente fala sobre pureza e impureza, e nós faremos uma abordagem encima da nega hametsora (chega de lepra).
Muitos de nossos sábios associam a metsora a lashon hara , a má linguá, e podemos ver que a chaga em si , suas fazes, são muito parecidas com a lashon hara.
 Levítico 13:3 " E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo. "
Tanto o Tanach quanto a Brit Hadashah, o talmud.... condenam a lashon hara, por ser uma doença mortal para aqueles que dão ouvidos, e normalmente começa assim como diz o versículo, ela começa superficial, ou seja, as vezes fazemos um pequeno comentário sobre alguém aparentemente sem maldade, sem mentira, porém nossos sábios dizem que para ser lashon hara não precisa ser mentira, e sim a intençãocom que colocamos as palavras para aquele que as ouve. Mas logo se torna profundo aquele mal pensamento, aquela má fala, e se torna mais "profundo que a pele da sua carne" e aquilo passa a ser nega hametsora, chaga de lepra.
A lashon hara nos lembra muito a historia do Gan Eden, entre a serpente e a mulher , onde ela usando a verdade para o mal fez com que todos nós estivéssemos onde estamos hoje.
Bereshit 3:4-6"4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."
Como vemos aquilo que a serpente falou não era mentira, a serpente foi sagaz e mostrou a mulher que se comesse da arvore seria bom para ela, e por dar ouvidos a serpente, dar ouvidos a lashon Hara , foi castigada.
Nós muitas vezes agimos como Eva, ouvimos a lashon hara , e por ser verdade aquilo que nos falam nos deixamos influenciar por aquilo, e não percebemos que a verdade dita de outra forma passa a ser um mal incomensurável, que traz a morte. 
Levítico 13:15 "Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra. "
Por que é tão grave quando a lashon hara chega em carne viva? para entendermos melhor vamos fazer uma alusão, as camadas da pele.
Epiderme: é o invólucro de nosso corpo, encarregada de proteger a pele do meio externo. Ela não tem vasos sanguíneos.
Podemos comparar a epiderme ao nosso instinto de proteção, como por exemplo quando ouvimos algo que não nos agrada porém que não fazemos caso daquilo, aquilo não nos afeta já que a epiderme não contem vasos sanguíneos, ela é fria, nos protege de comentários indesejados, não deixando eles passarem para a próxima camada mais sensível.
Derme: é nessa camada que estão localizadas as fibras de elastina e colágeno, que respondem, respectivamente, pela elasticidade e firmeza da pele; as glândulas sebáceas e sudoríparas; os vasos de menor calibre e as terminações nervosas que dão a sensação de tato, frio e calor.
Quando a lashon hara, a lepra passa para esta fase já sentimos dor, pois é esta parte que é responsável pelo tato, pelo calor e pelo frio, porém ainda nessa fase ainda é possível expelir a lashon hara junto ao suor pois é nela que ficam as glândulas sudoríparas.
Hipoderme: é a camada mais profunda da pele, composta basicamente por células adiposas. Ela protege o organismo contra choques e ainda atua como isolante térmico. Nela estão os vasos de maior calibre.
Chegamos na ultima camada da pele, esta camada é a ultima existente para nos proteger da lashon hara , nos protege dos grandes choques, de más noticias, de coisas pessoais que nos atinjam, porém nesta fase já sentimos mais dor, pois nela estão os vasos de maior calibre.
e por fim chegamos na carne viva, neste ponto estamos sem proteção contra aquele mal, tudo que for falado por aquela pessoa trara apenas dor, é como quando nos machucamos, ralamos a perna e fica em carne viva, tudo que toca aquele lugar traz uma dor insuportável, e assim é a nega hametsora, a lashon hara, quando ela chega nessa fase mais intensa, traz dor não apenas a um individuo já que é uma doença contagiosa. 
Com essa alusão fica mais fácil compreender por que HASHEM foi tão severo com a espécie humana quando deu ouvidos a lashon hara, quando Eva comeu aquele fruto dando ouvidos a serpente, hametsora travesou a hipoderme, a proteção Divina que tínhamos no Gan Eden e trouxe a todos nós a morte, a dor.
Levítico 15:31 "Assim separareis os filhos de Israel das suas imundícias, para que não morram nas suas imundícias, contaminando o meu tabernáculo, que está no meio deles. "
Esta parashah deve ser de reflexão a todos nós todos nós estamos sujeitos a dar ouvidos a lashon hara, porém apenas ou puros se afastaram dela.

shalom lehitraot


Yachne כנ'

Um comentário:

  1. Shalom!
    Acabei de descobrir esse blog,que bom!
    Essa parashat foi ótima,muito edificante e importante para todos nós,precisamos aprender a filtrar o que ouvimos e falar somente oque é bom,a pureza do coração se vê pelo que sai de nossos lábios.

    ResponderExcluir

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde