sexta-feira, 13 de abril de 2012

פרשת פסח Parashat Pessach

פרשת פסח
Parashat Pessach


Hoje estaremos falando sobre Pessach que porventura veio a ser um Shabat HaGadol que une o shabat,o sétimo dia, e também o shabat de Pessach Yom tov. Pessach deve ter para nós um sentido muito mais peculiar, muito mais importante para nós, Israli le Brit HaDashah.
Vamos estudar primeiramente o capítulo 12 de Êxodo versículo 21 a seguir:
"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. "
Êxodo 12:5 "O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."
Hebreus 9:12-14 "12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue do Mashiach, que pelo Ruach HaKodesh se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? "
Com Base nesses versículos vemos porque para nós Pessach é uma festividade peculiar , pois fomos povo escolhido para participarmos da Brit Hadashah, conforme o profeta Jeremias profetizará.
Jeremias 31:31-34 "31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. "
Também temos escritos da Brit Hadashah que falam sobre a nova aliança .(Hebreus 8:8-13 )
Mas qual foi, e como foi a celebração de Pessach seguido por nossos pais?
Êxodo 12:7-9 "7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. "
Êxodo 12:13-14 "13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. "
João 5:46-47 "46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? "
Lucas 22:7-8 "7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. 
8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. "
Lucas 22:19-23 "19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 
20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. 
21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. 
22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! 
23 E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto. "
Vemos aqui nosso mestre Yeshuah celebrando Pessach com seus Talmidim e explicando a eles a grande importância e o sentido agregado a cerimonia de Pessach, onde ambas deveriam ser lembradas por todos aqueles que participaram do pacto, celebrando a primeira libertação do Egito, e agora, conforme hebreus e jeremias, nossos pecados seriam esquecidos pelo Criador, ou seja, ficamos também livres do pecado.
Vamos analisar mais profundamente as palavras da Torah e compreender o que Pessach nos ensina.
Êxodo 12:1-3 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... " o os próximos versículos continuam a falar sobre pessach, mas o que vemos nesses versos iniciais? Vemos que o Eterno cria uma nova Mitsva onde os Bene Yisrael deveriam seguir aquela mitsva.
Êxodo 12:13 "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. "
Mais uma vez vemos que o sangue do cordeiro salvaria aqueles que o colocassem sobre as vergas das portas, mas hoje temos o sangue do cordeiro? O  que é o sangue?O que é a porta?
Agora começam a fazer sentido as palavras de Jeremias que falou que o Eterno escreveria as leis em tabuas de carne, ou seja, em nossos corações.
O Eterno está ao redor, porém só aquele que coloca o sangue sobre a porta sera poupado, sera salvo.
Também vemos nesses versículos outra interpretação semelhante.
Qual o sentido do Eterno mandar colocar sangue nas vergas das portas? Porque o anjo tem medo de sangue de animais?Certamente que não, o sentido é bem mais profundo e tem a ver com fé e obediência. Se lermos como deveria ser feito o rito vemos que cada família deveria cuidar individualmente de sua salvação, e ajudar aqueles que não tinham acesso, aos dez do mês deveriam separar o cordeiro até o dia 14, quando seria imolado, mais porque?
Se analisarmos simbolicamente por que aquela família deveria estar já com antecedência com o carneiro, antes da grande noite , onde uns seriam salvos e outros não , pois eles deveriam já a partir do dia dez estar preparados, pois o cordeira já estava em seu poder, igualmente nós devemos estar preparados para o Grande dia onde poucos serão salvos e muitos não terão o mesmo destino. O cordeiro e seu sangue não são apenas aquilo que nossos sentidos percebem, mas sim representam o preparo, o esforço, a fé, que devemos ter naquilo que o Eterno tem nos ordenado.E essa era a condição para aqueles que Nele depositavam sua fé.
Pessach não é apenas uma data onde ficamos sem comer chamets, Pessach para nós deve simbolizar aquele ato de fé dos bene Yisrael, que creram que aquele sangue os libertaria, o salvaria da opressão do Egito.
Para nós na Brit Hadasha devemos da mesma forma , com o mesmo preparo, com a mesma fé, crer que o sangue do cordeiro, do Mashiach nos libertará do destruidor que paira sobre nossas casas, também para nós deve simbolizar não só a abstinência de chamets e dos sereais, conforme diz a tradição, mas também todos os preceitos que o Eterno nos incumbiu em sua santa Torah, que deve ser além do preparo a obediência ao Kadosh BaruchHu 
Êxodo 12:23-24 "23 Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. 
24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. "
Mateus 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. "(palavras de Yeshuah)

João 6:47-51 "47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. "
Êxodo 12:28 " E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram."
Espero que quando o Grande dia chegar, estejamos preparados, e fassamos tudo que nos foi ordenado, e naquele dia o destruidor passará pela nossa casa e conosco nada acontecerá.
Shalom Chag sameach Pessach! 



Yachne כנ'
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde