sexta-feira, 20 de abril de 2012

שמיני של פסח Shemini Shel Pessach


שמיני של פסח
Shemini Shel Pessach
Durante a festividade de Pessach tiramos muitas lições, e nesta parashah que encerra pessach não poderia ser diferente.
Logo depois de celebrarmos a nossa libertação daqueles que nos oprimiam, onde o Eterno mostrou seu grande amor e misericórdia por Am Yisrael, pois nós não tínhamos méritos para sermos livres,agora nessa parashah HASHEM requer que nós o imitemos e amemos a todos com grande amor e misericórdia.
Deuteronômio 14:26-29 "26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 
29 Então virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. "
Fazendo Remiz desses versos com a vida de nosso povo vemos que eles tem muito em comum.
Vamos analisar o verso 26 " E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;"
Quando Yacov e sua família foram ao Egito eram todos adoradores do Kadosh BaruchHu , e naqueles dias o Eterno abençoou muito aquele povo que adorava com muitas alegria, igualmente o verso 26, que fala sobre a alegria daqueles que teem dinheiro para gastar nas festas, onde ele deve se alegrar, ou seja o Eterno abençoa aqueles que O buscam com alegria, aqueles que lembram e amam Adora-LO.
Mas com o passar dos anos o povo de Yisrael se tornou pobre e escravo no Egito , e acabaram muitas vezes esquecendo do Eterno Nosso D-us , porém assim como no versp 29 o Eterno mesmo por aqueles que não tinham muito para Lhe oferecer em troca, o órfão a viuva, o pobre, pois assim eramos perante HASHEM,  quando escravos no Egito, mesmo assim o Eterno lembrou de seu povo e nos libertou, e essa parashah fala muito sobre isso, daqueles que se colocam, e lembram de seu irmão.
Deuteronômio 15:10-11 "Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão. Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra."
Aqui vemos que o Eterno requer que seu povo seja um povo altruista assim como HASHEM o é, e em conformidade com a haftarah que fala sobre o mashiach vamos ver o que o mashiach fala sobre essa mitsvah.
Isaías:11:3 "E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos."
Marcos 10:17-27 fala sobre um de seus ensinamentos.
"17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. "
Como o Mashiach veio para aperfeiçoar a primeira aliança ele usa um método que Maimonedes descreve em, que é: " se és muito arrogante,e altivo, passe a andar com roupas rasgadas, humilha-te até te tornar humilde verdadeiramente, Moreno o criador do Psicodrama também usa do mesmo método que Yeshuah tentou ensinar à aquele rapaz, Moreno diz que você deve "interpretar" um papel como por exemplo: Se quero ser como Yeshuah,devo fazer,pensar, agir como ele, até o ponto daquilo passar a ser parte de sua personalidade.
Isaías: 11:6 "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará."
Se analisarmos o aspecto moral desse verso baseado nos ensinamentos do Rabino Yeshuah pode-se dizer que no Olam Haba não haverá leões, feras, e sim todos nós para chegar lá devemos alcançar tamanha humildade, esquecer de que somos, poderosos de que somos o "rei da selva" e nos subordinar aos comandos de uma criança qualquer, quando percebermos que entre o rico e o pobre não há diferença, de que na Brit Hadashah intermediada por Yeshuah, deve ser manso, altruísta, humilde para que um pequenino os guie.
Deuteronômio 15:12-15
"12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.
13 E, quando o deixares ir livre, não o despedirás vazio.
14 Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR teu Deus te tiver abençoado lhe darás.
15 E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso. "
Assim como Yeshuah antes de partir, nos seus últimos momentos de pessach quis ensinar aos seus talmidin através do lava pés , também nessa parashah que encerra pessach o Eterno que nos ensina a sermos humildes, lembrar do desfavorecido, lembrar que outrora eramos escravos em mitsraim, e assim como HASHEM , assim como Yeshuah, devemos ser humildes e favorecer aqueles que não nos favorecem
pelo simples fato de também ser ele um homem criado pelo Kadosh BaruchHu, o qual devemos amar assim como amamos a nós mesmos.
Shalom Lehitraot .



Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde