sexta-feira, 27 de abril de 2012

פרשת שמיני Parashat Shemini




פרשת שמיני
Parashat Shemini


Shalom hoje vamos abordar um tema um pouco diferente que é tentar entender o que certas ações certas mitsvot tem de significado mais profundo.
Eclesiastes 8:1-9 "1 QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
"Levítico 9:6 "E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá."
Certamente esse versículo já é bem claro, ele explica o porque que há tantas mitsvot, o livro de Vayicrah (levítico) é riquíssimo em mitsvot que aos nossos olhos são incompreensíveis.
E essa parashah tem duas icognitas bem peculiares, porque Nabade e Abiú e Uza morreram?
Levítico 10:2 "Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR."
II Samuel 6:7 "Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus."
Esse dois casos estão ligados a obediência, e essa parashah faz questão de enfatizar a necessidade de sermos "limpos", para que se faça diferença entre o "puro e o impuro" entre o obediente e o imprudente.
Levítico 10:7 "Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés."
O que analisamos nesse verso? Mesmo Arão sendo pai daqueles que acabaram de ser fumegados pela ira do Eterno, não poderia sair para chorara a morte de seus filhos, pois ele estava muito conectado com o Kadosh BaruchHu, e não poderia se impurificar, já que HASHEM habitava dentro de seu corpo, Ruach Hakodesh estava sobre ele.
Mas que lições tiramos dessa parashah? Todos esses exemplos nos mostram que sempre deve haver submissão de nossa parte para com o Eterno.
Aqueles que realmente almejam ser um "cohen" para HASHEM, devem coloca-lo acima de tudo conforme o Rabino Yeshuah HaMashiach nos ensina.
Lucas 6:46-48 "46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha."
é sobre isso que que Slomo fala em Eclesiastes 8:1 que devemos ter fundamentos fortes nas mitsvot, pois ai seremos fortes nosso semblante brilhará assim como o de Moshe ... "QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
Lucas 18:29-30"29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna."
Yeshuah HaMashiach nos mostra que isso é vigente nos dias de hoje , segundo a luz da brit Hadashah.
Aquele ato de Arão de colocar o Avodat HASHEM acima de suas preocupações, acima de seu entendimento, mostrou com isso ser um grande sábio, pois aquele como diz o Rabino Yeshuah HaMashiach , aquele que "deixar" seus familiares em prol da avodat HASHEM certamente recebera muitas vezes mais.
á como nossos sábio nos dizem no Tratado Pirke Avot do Talmud " não te glories por conhecer muito da lei divina, pois para tal foste criado". Ou seja não te glories e pense que esta Mitsvah não farei pois sou um tsadik já , devemos sempre colocar o Eterno acima, a frente de nossas preocupações, como diz o "shemah Yisrael"
Devemos ser sábios e sensatos como Arão foi naquele momento,mesmo não compreendendo o sentido da mitsvah a cumpriu, pois colocou o Eterno em primeiro lugar. E é essa função do Cohen. E nós sera que estamos preparados para sermo um Cohen?
O que mais importa para HASHEM não é qual mitsvah e o motivo daquela mitsvah existir, pois não cabe a nós saber, e sim o que importa é que devemos cumpri-las, para fazer diferença entre o Santo e o Profano.
Levítico 10:10 "E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo"


                                                                                                                                              Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde