domingo, 29 de maio de 2011

Parashat Bamidbar פרשת במדבר

פרשת במדבר

Parashat Bamidbar
A parashat bamidbar (Números 1:1 a 4:20) aparentemente não nos traz nenhum ensinamento moral , mas se buscarmos compreender profundamente o que é literal,conseguimos ver alem do que está escrito , podemos ver que a Torah é muito alem de leis e contagens, e sim de ensinamentos morais e espirituais , começamos a analisar Números 1:2, 1:46
"Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; "

"Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta. "

O Eterno sempre se preocupou com seu povo e com sua promessa feita a nossos pais, o Eterno jamais nos esqueceu e jamais nos esquecera , mesmo no deserto o Eterno se preocupou em contar todos os homens aptos a guerra , aptos a defender seus irmão , nos mostrando a sua preocupação com seus filhos, é claro que o Eterno já sabe-ra quantas pessoas de seus povo haviam naquele momento , mas Ele fez esta petição a Moshe Rabenu como em exemplo a nós , de que devemos estar aptos "a guerra" , devemos querer ser contados como "guerreiros" que prezam ascensionalmente de tudo a lei Divina , devemos estar aptos a proteger os fracos , os delinquidos espiritualmente , sera que estamos nos preparando , ou ainda sera que estamos preparados para sermos "contados " como parte do povo de Israel ?
Devemos estar prontos para "lutar" contra os opressores de Israel . Sera que seremos contados junto aos salvos no livro da vida? Ha uma incumbência de mostrar que estamos aptos a "luta".
Hoje abitamos no "deserto " , estamos passando por dificuldades , mas também por muitas bençãos ,
Outro aspecto interessante é o descrito em Números 3:1
"E ESTAS são as gerações de Arão e de Moisés, no dia em que o SENHOR falou com Moisés, no monte Sinai. "

Vemos a importância que Moshe e Aharon fizeram em seu tempo , foram homens que fizeram a diferença no meio de milhares de pessoas , semelhante a eles temos o exemplo de Yehoshua (Josué) e Caleb que mesmo no meio de 12 escolhidos para espiar a terra da promessa , fizeram a diferença e mostraram que eram dignos de serem contados entre os milhares de Israel, e nós agimos com valia? Podemos ser verdadeiramente contados dentre os milhares de Israel?
Estamos no deserto rumo a terra da promessa , agora cabe a nós fazer a diferença , nos preparar , nos fortalecer, para que semelhante a Yehoshua sejamos contados entre os milhares de Israel , e possamos habitar seguros na terra , conforme a nós prometido. (-Levítico 25:18
E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. )



Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 22 de maio de 2011

Parashat Bechucotai 'פרשת בחקת


'פרשת בחקת

Parashat Bechucotai

Levítico 26:15-16
"15 E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
16 Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. "

Começamos essa Parashat Bechucotai (meus estatutos) analisando a importância de sermos tsadikim ou kedosim (justos e santos ,respectivamente) pois percebemos que o Eterno ira castigar gravemente aqueles que não buscarem seguir as suas mitsvot , no salmo 119:32 mostra-nos um exemplo claro de como devemos agir.
"percorrerei o caminho dos Teus mandamentos quando me alegrares o coração".
Vemos que David hamelech não lembrava apenas do Eterno quando estava nos seus momentos de angustia e tristeza, e sim quando os seu coração estava alegre , pois isso que o Eterno espera de nós servos que o louvem com alegria. David hamelech foi um grande homem, o qual almeja muito seguir, cumprir as mitsvot de Hashem da melhor forma possível , o Salmo 119 tem muito em comum com esta parasha o verso 34 do salmo 119 David hamelech nos da outro exemplo a ser seguido.
"Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "

Devemos querer, devemos lutar para conseguir seguir a todas as misvot de Hashem de todo o nosso coração, igualmente o "shema Yisrael" nos instrui.
Segundo David hamelech os mandamento de Hashem nos fazem muito mais sábios que nossos inimigos. (salmo 119:98 "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.") Nestas palavras muito sabias do salmista , vemos quão boa e quão Grande são as mitsvot a nós entregue.
Salmo 119:143 "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer."
É muito comum em nossos dias sofrermos preconceitos por seguirmos as leis de Hashem , seguindo todos os Shabatot, as leis כשרות (cashrut), enfim toda a lei, somos taxados como "vagabundos" que não trabalham no shabat , como frescos por não comer coisas não casher , mas devemos perseverar nas leis de Hashem assim como o salmista nos dias por mais que a angustia venha sobre nós o meu prazer e seguir as suas mitsvot.
Voltando em Levítico 26:16 vemos a consequência daqueles que não guardam a luz Divina , ou seja, a lei. Salmo 119:155 "A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os Teus estatutos. "
este verso ajuda a confirmar que seguindo a lei e que somos salvos , e para os goim que dizem que tudo foi abolido por Yeshua? O que Yeshua e seus Talmidim falam a respeito disso?

Mateus 5:17 a 20 "17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. "
O que Shaul Hashaliach fala a respeito disso?
Romanos 3:31 " Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "
ou ainda Romanos 6:15 a 23
"15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Yeshua hamashiach nosso Senhor. "

Quando estamos falando a respeito a respeito das leis de Hashem estamos nos referindo a algo muito sério ,Yeshua nos diz que nossa justiça deve exceder a justiça dos escribas e fariseus , ou seja, eles a conhecem de forma insigne e nos devemos superá-los , o Talmud nos instruir que devemos aprender a lei para cumprir , e quem cumpre a lei deve ensinar a lei , a Torah, não adianta , não importa quem seja venha lhe "ensinar" um jeitinho de não cumprir a lei , pois aquele que assim o faz "comera a carne dos próprios filhos" isso é o que nos dia a palavra de Hashem (levítico 26:29).
Vamos tentar ser pessoas melhores , vamos copiar a David Hamelech em seu clamor ao Eterno no Salmo 119.

Chazac chazac venit'chazec.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 15 de maio de 2011

פרשת בהר Parashat behar

פרשת בהר

Parashat Behar

Levitico 25:17 "Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. "
Estas são palavras muito profundas que almejam que sejamos pessoas menos egoístas que pensa que apenas nós temos o direito de "obter lucro " das situações, quando engamos alguém, o fazemos para nos favorecer ,mais as vezes é melhor "perder" para obter um bem maior, que é honrar e bendizer o nome de Hashem o nosso Criador, devemos ser pessoas mais altruístas , este sentimento é um sentimento que serve como pilar para conseguirmos seguir e cumprir todas as mitsvot, ao invés de enganar o nosso irmão devemos ajuda-lo pois é nosso irmão , Shaul hashaliach , também nos disse em sua carta aos corintios (1 corintios 16:14)
"Todos os vossos atos sejam feitos com amor. "
Devemos amar nossos irmão devemos fazer as coisas com amor, com desejo e não por obrigação , pois da mesma forma que fazemos algo com amor, Hashem o Criador ira nos amar.
No verso seguinte verso 18 nos diz assim:
" E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. "
Hashem nos diz para guardar os seus estatutos , suas leis, para que vivamos seguros na terra, conjuntamente com este verso podemos fazer paralelamente uma comparação ao Olam Haba onde apenas habitaremos seguros se fizermos conforme o que acabamos ler , cumprir os estatutos de Hashem , mas com amor , com fé , pois assim está escrito (Marcos 9:23)
" E Yeshua disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. "
Se cremos no Olam Haba e cumprimos as mitsvot, certamente estaremos ao lado de Mashiach o dia em que formos governar os reinos da face da terra.

Levítico 25:28 "Mas se não conseguir o suficiente para restituir-lha, então a que foi vendida ficará na mão do comprador até ao ano do jubileu; porém no ano do jubileu sairá, e ele tornará à sua possessão. "

Neste verso podemos ver quão Grande e Misericordioso é o Eterno , por mais que percamos nossas posses o Eterno me dará a chance de voltar a minha possessão , e nós porque não copiamos a essas atitudes Divinas? Porque não amamos mais? Quem sabe egoismo próprio!
A Brit Hadasha nos mostra , nos deixa mais claro o que o Eterno almeja de nós. Mesmo quando erramos , contra o Criador ele nos dá a oportunidade de nos arrependermos e novamente "morar em baixo de suas asas" nos dá a oportunidade de" habitarmos seguros na terra" e nós o que fazemos a favor de nossos chaverin? Fazemos por eles ou por nós mesmos? Perdoamos aquele que nos faz o mal? Yeshua em suas sabias palavras nos ensina (Mateus 18:21,22)
"21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. "

Porque não agimos assim?Ou seja se nosso irmão pecar contra nós devemos perdoar-lhe setenta vezes sete ou seja quatrocentos e noventa vezes , sera que perdoamos pelo menos uma vez? Devemos ser superiores , da mesma forma que quem tomou posse de nossas terras no ano de jubileu deveria nos devolver , igualmente nós devemos abrir mão de alguma coisas por um bem maior, que é ajudar nossos chaverim.
O Eterno nos manteve vivos , nos sustentou por quarenta anos no deserto , devemos também ao menos tentar imitá-lo pois apenas assim mostramos ao mundo quem é o povo que o Eterno instituiu por seus "filhos".
Pirke avot também nos dá conselhos de altruísmo capitulo II -4 Raban Ganliel dizia " Executa sua vontade(de Hashem) como a tua própria para que considere a tua vontade como sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifiquem os desejos dos outros aos teus."
Hilel nos disse... "Quem adquire o conhecimento da lei divina, Adquire a vida Eterna .

Romanos 12:16,17 "16 Tende o mesmo sentimento um para com os outros ; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde;não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;"

Sejamos superiores e menos egoístas .shalom





Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 8 de maio de 2011

Parashat Emor פרשת אמור


פרשת אמור

Parashat Emor

Shalom hoje estarei falando alguns aspectos encontrados nessa parashah emor (fala).

Levítico 21:1 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo"

Neste verso podemos fazer uma analogia entre nós Israelitas e aqueles que estão mortos espiritualmente.
Mateus 8:22 "Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos"

Yeshua fala a respeito de quem são os "mortos" e a torah também nos ensina que o cohen não deveria se contaminar com um morto. Aqueles que fazem parte do povo de Israel tem direito as promessas , as quais Hashem as outorgou, porém aqueles que são da casa de Israel e desistem de seguir os preceitos , as mitsvot ordenadas por Hashem o criador , "morrem" espiritualmente ante o Criador e uma vez que isto aconteça , perde o direito das promessas, e poe sobre si as maldições que acarretam em sua morte eterna.
Yeshua falou a aquele escriba , "deixe que os mortos enterrem os seus mortos", com estas palavras vemos a importância que as mitsvot trazem pra nós, aqueles que não as seguem são mortos , e por que pior do que a morte eterna?
Hoje igualmente nós , não devemos nos contaminar com os mortos , e sim conviver com os vivos pois com eles estaremos no Gadol Olam Haba .

Levítico 22:14 " E quando alguém por ignorância comer a coisa santa, sobre ela acrescentará uma quinta parte, e a dará ao sacerdote com a coisa santa. "

É Grave pecar por ignorância aos olhos do Eterno nosso D-us?
Sim neste caso vemos que aquele que comia das coisas santas por ignorância deveria dar o valor do que comera e mais a sua quinta parte , em nossos dias aqueles que estão sob a lei de Hashem , serão julgados por elas , e aqueles que estão sob a lei mas não as conhece de forma integra, ou a conhece parcialmente , sera que no dia de nosso julgamento não seremos cobrados pela nossa ignorância? Devemos almejar ser os melhores , os mais justos , os mais santos , Shaul Hashaliach em sua carta aos corintios nos diz :
1 Corintios 9:24,25 " Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."
Igualmente nós devemos querer ser os primeiros pois muitos serão chamados porém poucos os escolhidos. Hilel nos instrui dizendo "quem não se quer instruir não é digno de viver".
Devemos nos esforçar para conhecer o que o Eterno nos falou, e que nos deixou como mitsvot , pois apenas conhecendo a lei podemos cumpri-la e se a cumprimos estamos livres da morte eterna.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 1 de maio de 2011

Parashat kedoshim פרשת קדושים




פרשת קדושים
Parashat kedoshim

Shalom , Nessa Parasha Kedoshim (santos) podemos analisar vários aspectos interessantes.
Vamos começar por Levítico 19:14 " Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. "
"Não amaldiçoarás ao surdo" O povo de Israel por muito tempo ficou surdo e também cego , quando o Mashiach Yeshua ben David veio para eles, estavam praticamente todos cegos, não o podiam ver, estavam com o coração endurecido , e por que amaldiçoar aqueles que ainda não podem ver e nem ouvir? Um dia todos nós seremos julgados conforme as nossas obras conforme Shaul Hashaliach escreveu em sua carta aos corintios .
1 Corintios 4:5 "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. "
Referente a nossa realidade do Brasil, podemos fazer a mesma analogia ao povo goim , como vamos por tropeço para cegos de espirito? Ou ainda amaldiçoar-lhes sendo que não podem ouvir, devemos ser compassivos e ponderados pois em Mashiach é que somos justificados á nós não cabe julga-los pois são surdos e cegos de Espirito,
Shaul hashaliach nos fala a respeito disso na sua primeira carta aos corintios capitulo cinco verso treze "Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo" mas aqueles que podem ver mas não fazem segundo a lei cabe a nós adverti-los e ajuda-los a encontrar o caminho em que se deve andar , dando-lhes luz ao invés de tropeços.

levítico 19:17 "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. "

Muitos ainda no meio evangélico dizem que Yeshua hamashiach ( Jesus o messias) veio para abolir a lei, mas sobre o que Yeshua Pregava?
Mateus 22:39 "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. "

Mateus 5:17 a 20
"17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar a lei, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. "
Nessa parasha fica claro que Yeshua observava não apenas esta mitsvah mas sim todas elas, ele nos ensinou o sentido de cada lei , nos mostrou a "profundidade" de cada mitsvah, não que não precisemos mais da lei, e sim cumpri-las com mais zelo.
Romanos 3:30-31
"30 visto que Deus é um só, o qual justificará , por fé , o circunciso e , mediante a fé , o incircunciso.
31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "

A Brit Hadashah nos deixa claro que a lei jamais foi anulada , porém muitos ainda estão cegos e não compreendem a verdadeira lei.

levítico 20:25-26
"25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
26 E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."
Na questão de alimentos muitos ainda nos dizem : " não ,Jesus cumpriu está lei,nós estamos na graça " sim Yeshua as cumpriu , pois é o filho de Deus o criador do mundo , e nós devemos cumpri-la?
Se quisermos ser considerados Benei Hashem (filhos de Deus ) ou, Kedoshim (santos) devemos nós sim seguirmos o que Hashem instituiu por lei eterna , pois somos para Hashem um povo separado o qual nos escolheu dentre as nações do mundo.
A Brit hadashah nos mostra vários versos bíblicos que falam a respeito disso:

1 Corintios 1:2 " À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Yeshua Hamashiach, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Yeshua Hamashiach, Senhor deles e nosso"
1 Corintios 3:16 "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? "
1 Corintios 6:13-15-19-20
" 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a impureza, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Tito 2:14" O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. "

Basta o povo querer ver, e encontraram a verdade!


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que Nadabe e Abiu morreram?



Shalom hoje estarei fazendo alguns comentários e mostrando o meu ponto de vista baseado em alguns versos bíblicos, vou dar uma explicação referente a morte dos dois filhos de Aharon.
Levítico 10
1 "E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. "

O primeiro erro deles foi cada um pegar o seu próprio incensário, o que é errado pois lá já havia um incensário o qual o Eterno mandara ungir como está escrito em Exôdo 40 verso 5 e 9
"5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. "
"9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. "
esse dois versos mostram o que deveria ser feito e Moshe rabenu fez conforme o SENHOR ordenará , os incensários deveriam ser ungidos para que não estivesse transgredindo uma mitsva.
"
e ofereceram fogo estranho" esse foi o segundo erro deles já que o Eterno além de ter mandado ungir os utensílios, também haveria ordenado o acendimento da menorá(castiçal) e com o fogo da menorá deveria se acesso o fogo do incenso assim como esta escrito em Êxodo 24 á 27
"24 Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25 E acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu,
27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés. "
perceba que nestes versos da pra ver a ordem em que deveria ser feito o ritual , primeiramente o acendimento da menorá e depois deveria ser acesso o incenso, uma observação interessante é que o fogo da menorá depois de seu ascendimento não era mais apagado. Quando eles colocam o seu próprio fogo eles estão indo contra o que fora ordenado pelo CRIADOR, conforme esta escrito em Êxodo 10: 1 "... o que não lhes ordenara. ".
O ritual de acender o incensário subtende-se que erá pra invocar a presença Divina , o qual se faria presente na fumaça do incenso assim como está escrito em Levítico 16:13 ,16:2
"13 E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra."
"2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."
A fumaça do incenso serviria pra que o Eterno se fizesse presente, ate mesmo Arão correria o risco de morrer se não fizesse conforme o ordenado, ele não poderia entrar diante do véu em todo tempo pois o Eterno se faria presente na fumaça que estava diante do propiciatório.
Quando seus filhos infligem todas estas ordens, usar o incensário ungido , usar o fogo da menorá, quando eles acendem o incenso o Eterno se faz presente e por eles terem feito , não da maneira certa conforme o Eterno lhos ordenara , fizeram conforme as suas próprias vontades , o Eterno aparecera, e neste momento morreram fumegados como exemplo aos filhos de Israel, para mostrar que devemos fazer conforme a vontade do Eterno se queremos ser aceitos por ELE .

Trazendo esta historia como exemplo , que garantia temos de que não seremos fumegados?
Que se não cumprirmos tudo conforme nos foi ordenado, que garantia temos de que não seremos fumegado no lago de fogo? Acaso temos algum mérito? Acaso somos alguma coisa além de servos inúteis? Pois aquele que faz apenas o que lhe foi ordenado não é nada alem de um servo inútil(lucas 17:10) somos alguma coisa além de pó? Apenas pela misericórdia Divina, que nos deu o seu cordeiro, o seu filho, Yeshua hamashiach, que foi sacrificado por nós, o seu sangue foi derramado por nós , um dia todos estaremos ante o tribunal de Mashiach e seremos julgados segundo as nossas obras, sera que fazemos conforme D-us nos ordenara? Ou sera que somos iguais a Nadabe e Abiu, que fizeram o que quiseram fazer, e não o que D-us lhes ordenara!
Nós temos que servir ao criador e fazer segundo a sua vontade, pois somos todos indignos e pecadores, apenas pelo sacrifício do "cordeiro" recebemos o direito de perdão , agora cabe a nós garantirmos este perdão.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 17 de abril de 2011

Parashat acharei mot פרשת אחרי מות

פרשת אחרי מות

Parashat Acharei Mot

Hoje estarei falando um pouco, um aspecto a respeito da parasha acharei mot.

Levitico 16:11 "E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. "Analisando profundamente este verso da torah, trazendo como exemplo para os nossos dias, já que hoje em dia já não é feito mais o sacrifício de animais, podemos também olharmos com outros olhos, e fazer a seguinte analogia:

Quando lemos a ordenança de que Arão deveria fazer o sacrifício primeiro por ele, podemos dizer que em nossos dias não é diferente, devemos reconhecer primeiro nossos erros, nossas falhas, nossos pecados para que depois que estivermos livres dos tais, não devemos temer ser repreendidos, pagar pelos nossos erros por que assim esta escrito Provérbios 3:12" Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." , e apenas depois de reconhecer que somos "humanos" devemos pensar em ajudar os nossos achim para que se façam livres também das falhas, dos erros, etc.

Os sábios nos dizem que devemos julgar nosso próximo favoravelmente por que assim esta escrito Mateus 7:2"Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. "Lucas 6:37 " Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. "

Um Relato muito conhecido do Talmud conta que um não judeu foi a Rabi Shamai ,e perguntou se ele poderia ensinar-lhe toda a Torah "em um pé so", Shamai mandou-o embora, pois não acreditava em "cursos relâmpago" sobre o judaismo.Então o não judeu foi ate Hilel, que era conhecido por sua paciência e bondade.Hilel não mandou o homem embora e respondeu sua questão do seguinte modo : "Em um pé só, a idéia mais importante do judaísmo é não fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem a você.Dessa mesma forma que Hilel disse ao homem, da mesma forma que a torah nos ensina, levítico (19:18) ,devemos agir, devemos amar o nosso próximo, se não gostamos de ser julgados por que julgamos? Devemos ver em nós nossos erros , e reconhecer e perceber que podemos mudar , podemos evoluir, pois somos humanos e não pedras , e não animais , que da mesma forma que nascem , morrerão, mas o Eterno criador de todas as coisas, nos deu a oportunidade de compreender, de aprender , de evoluir, então vamos evoluir , vamos mudar , por que isso é o que Arão fez , "purificou-se ", e é isso que nós temos que almejar e alcançar.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 10 de abril de 2011

parashát metsora פרשת מצורע


פרשת מצורע

Parashát Metsorá

Em uma Cidade do interior do Paraná havia um morador que tinha uma má fama , todos os outros moradores diziam que ele era uma velho avarento, "pão duro" , ranzinza , egoísta , antipático, mal- humorado ... etc.
Todos Diziam : quando este velho morrer não irão quatro pessoas para levarem seu caixão!
Havia também nesse lugar um destinto morador cujo curioso costume era de exaltar as qualidades dos falecidos em todos os enterros daquele lugar .Em um belo dia faleceu o nosso primeiro personagem, e pense que velório concorrido, toda cidade estava lá , não pelo velho rabugento, mas sim pra ouvirem o que o outro homem falaria a respeito do que jaz naquele dia.
Chegou o momento de descer o caixão houve um Grande silêncio todos esperavam ansiosos o segundo personagem se pronunciar. Então o homem se levantou , pigarreou e disse:
Coitado assobiava tão bem!

A Parashat Metsorá trata da ritualística a respeito da detecção e purificação da בנגע הצרעת (chaga de lepra) , uma doença espiritual que atacava as residencias , vestes e inclusive as próprias pessoas.
o Judaísmo entende e concorda que a lepra que acontecia entre os בני ישראל (filhos de israel) se originava por punição pelo pecado da לשון הרע (linguá má), ou seja a maledicência.
A lashon hará era um pecado tando de judeus como de gentios. é incrível como muitas pessoas perdem seu tempo cuidando da vida alheia encontrando defeitos nos seus "amigos" que muitas vezes são seus próprios defeitos, (
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".Confúcio.), colocam-se como juízes sobre a sua comunidade pois assim esta escrito,"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Mashiach." Romanos 14:10 .
O livro de Salmos começa dizendo: ... "não te assente na roda dos escarnecedores" David ha mélech já se preocupava como o mal que há em pessoas se unirem para falar da vida alheia em zombar com maldade no coração.
Todos nós independente de nossas falhas (que individualmente devemos reconhecer e buscar teshuvá) possuímos virtudes que ultrapassam nossos defeitos. Que bom seria se nos reuníssemos para enaltecer as qualidades dos nossos irmãos...mesmo que seja no seu velório...



עבר בן ישראל Ever ben Yisrael

domingo, 3 de abril de 2011

פרשת תזריע parashat tazria


פרשת תזריע

Parashat Tazria


Levítico 13
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3 E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4 Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5 E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias;

Nesta parasha podemos fazer a comparação lepra=maledicência, onde toda vez que falamos mal de alguém , é como se estivéssemos com lepra.
Existem certos "níveis de maledicência " que são como feridas para nosso espirito, nosso coração,nos fazendo mal, porém ainda não é lepra , se durante um certo tempo ficamos com essa ferida espiritual , e ela não se alastrar para o resto do corpo , ela é uma ferida que faz mal apenas a nós mesmos , ou seja quando pensamos mal de alguém ,pensamos em fazer mal a alguém ,porém este sentimento apenas esta conosco,em nossas mentes sem se alastrar as outras pessoas, então "não é lepra" e sim " pústula, Ferida". Se assim o fizermos refletirmos no mal em que estamos planejando ou pensando e tomarmos o cuidado necessário para que não se espalhe a maledicência, julgando nosso próximo com o beneficio da duvida, com favorecimento ,então seremos limpos , e temos chance de continuarmos com a nossa caminhada em paz.
Mas se aquele maldito sentimento continuar em nossos corações voltar a tona, então é lepra,somos vistos como leprosos espirituais perante o Eterno ( levitico13:14 Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15 Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.), e se esse sentimento ruim, que é o ódio, a raiva, o rancor, então não somos nada além de malditos leprosos.
(45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
46 Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
47 Quando também em alguma roupa houver praga de lepra, em roupa de lã, ou em roupa de linho,
48 Ou no fio urdido, ou no fio tecido, seja de linho, ou seja de lã, ou em pele, ou em qualquer obra de peles), todo aquele que for considerado leproso de coração a pobreza , a miséria, a vergonha , a "nudez" , teremos de nos afastar dos demais , pois estamos imundos moraremos isolados dos demais , pois somos imundos de coração ,ou seja perdemos o direito de fazermos parte do povo que o Eterno escolheu para ser como seus filhos, por mais que alguém interceda por nós e os céus que foi o que aconteceu com Miriam e Moshe rabenu, ainda temos de sofrer as consequências dos maus atos , da má língua , ficaremos isolados por sete dias.
Se quisermos a redenção o perdão , a chance de voltarmos a fazer parte do povo de D-us , seguir viajem , devemos abandonar , queimar, rasgar, lavar nossos maus costumes ,nossos maus atos , e nos vestir de novas vestes limpas e sem manchas, para que sejamos novas pessoas , e limpos de coração , pois como está escrito" Salmos 139:23,24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Hilel grande sábio do povo judeu também nos disse : Amai a paz ,procurai a paz, amai as pessoas e aproximai-as da lei divina.
Sigamos o que esta escrito "Amaras o teu próximo como a ti mesmo".




Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 27 de março de 2011

פרשת שמיני Parashat Shemini



פרשת שמיני

Levítico 9
1 E ACONTECEU, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel,
2 E disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o SENHOR.
3 Depois falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para expiação do pecado, e um bezerro, e um cordeiro de um ano, sem defeito, para holocausto;
4 Também um boi e um carneiro por sacrifício pacífico, para sacrificar perante o SENHOR, e oferta de alimentos, amassada com azeite; porquanto hoje o SENHOR vos aparecerá.
5 Então trouxeram o que ordenara Moisés, diante da tenda da congregação, e chegou-se toda a congregação e se pôs perante o SENHOR.

6 E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá.
( Nestes versos podemos fazer uma ligação ao Olam Raba , o qual se cumprirmos as mitsvot conforme ordenado "
a glória do SENHOR vos aparecerá. ", aquele cujo o coração estiver voltado para servir ao Eterno nosso D-us, e suas mitsvot, terá direito de sua herança no mundo vindouro.
Também podemos fazer mensão ao sacrifico , "devemos nos sacrificar " , ou seja , devemos nos esforçar para cumprirmos os mandamentos do Eterno para que sua glória se faça presente, devemos fazer conforme nos diz o Shema Yisrael " E amarás o Eterno , teu Deus , de toda a sua alma de todo o teu poder." com esses atos a lei divina entrara em nossos corações cada vez mais , assim nos fortalecendo cada dia mais, nos caminhos do Eterno , como está escrito no tratado de Pirke Avot " Ben azai dizia: sê rápido no cumprimento de um preceito mesmo pouco importante , e evita o pecado . Pois uma obra boa tem sempre como consequência outra obra boa. Um pecado tem sempre como consequência outro pecado. A recompensa de uma boa obra está na própria boa obra realizada . A consequência dum pecado é sempre outro pecado".)


Levítico 10
7
Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés.
(nós não temos o direito de abandonar a lei divina como está escrito no pirke avot (.... se abandonares a lei divina encontrarás muitos tropeços no teu caminho ..." "Raban Iohanan Ben Zakai foi discípulo de Hilel e Shamai e dizia , se aprendeste muito da lei Divina não julgues esse fato como mérito teu,
pois para tal foste criado." não fazemos nada mais do que nossa obrigação seguindo as mitsvot do Eterno Deus de Yisrael , pois para tal fomos criados, não temos o direito de nos abstermos dela. Yeshua hamashiach nos disse: Lucas 17:10 " Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. " Por isso torno a dizer , façamos conforme está escrito no shema Yisrael .)

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'


terça-feira, 20 de julho de 2010

shabat 17/07/2010


Neste shabat recebemos a ilustre visita de alguns chaverin de Curitiba (Pr) dentre elas o presidente da Congregação Israelita da Nova Aliança, cujo é o Rosh Yishai Ben Yehuda, nos deu a honra de passar o shabat conosco, e não podíamos deixar de registrar esta data , já que faziam aproximadamente 2 anos que ele não nos visitava aqui em Ponta Grossa.

shalom a todos !
shavuah tov.

não deixe de acessar: www.israelitas.com.br

terça-feira, 2 de março de 2010

Purim!

Shalom Aqui estou eu mais uma vez dando a vocês noticias de alguns acontecimentos, e desta vez falarei da festa de Purim!

Esta festa de purim pra comesar não foi como as anteriores pois dessa vez nós aqui de Ponta Grossa tivemos a honra de participarmos com os achin de Telemaco Borba que fica a aproximadamente 120km de Ponta Grossa, foi uma festa maravilhosa contamos com a presença de aproximadamente 120 pessoas ,saimos aqui de Ponta grossa no Shabat pela manhã e chegamos la em Telemaco para o shaharit.Logo apos a havdalá comesamos o serviço de adoração no qual tivemos muitas danças na qual o povo se alegrou de uma forma maravilhosa, ja que aquele dia era pra ser um dia muito feliz, logo apos o serviço da noite comesamos a leitura da meguilah de Ester, e toda vez que era falado o nome do "dito cujo" (Hamã)"haha" era aquela "vaiação" total "rsrsrs" , enfim foi uma festa maravilhosa, pena que nen todos puderam participar conosco.

shalom
shavuah tov!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pesquisadores vão desenvolver aparelho para identificar choro de bebês


Uma equipe de pesquisadores japoneses pode estar próxima de realizar um dos maiores sonhos das mamães em todo o mundo: uma tecnologia capaz de identificar o que significa cada choro de bebê. O estudo acredita que cada entonação pode representar uma necessidade diferente da outra, como fome, desejo de afeto ou sentindo dor. Os cientistas gravaram vários choros de recém-nascidos e registraram o estado emocional. Em seguida, fizeram comparações e estabeleceram uma tabela para saber o que a criança precisa exatamente.

Segundo o "Interntional Journal of Biometrics", que divulgou a pesquisa nesta sexta-feira, os especialistas vem obtendo sucesso no experimento. A partir daí, será possível o desenvolvimento de um aparelho capaz de identificar por conta própria que cada berreiro representa.

"Os monitores do futuro vão poder traduzir o choro das crianças, e assim os pais poderão saber com precisão se seus filhos estão com sono, fome ou dor, ou se precisam trocar a fralda", explicou um dos integrantes da equipe, Tomomasa Nagashima.

Samsung lança TV com Skype e internet


A Samsung anunciou nesta sexta-feira o lançamento da nova série de TVs de alta definição modelo LED 7000 e 8000, que terá Skype, permitindo que os usuários façam chamadas de vídeo e de voz através das TVs.

“A inclusão do Skype nas nossas televisões atende perfeitamente às expectativas dos consumidores. Estamos felizes que agora os nossos clientes poderão utilizar as TVs Samsung para realizar chamadas de voz e vídeo via Skype", afirmou Kevin Kyungshik Lee, vice-presidente de display visual da Samsung.

Em todo o mundo no primeiro semestre, as TVs LED 7000 e 8000 ainda incluem o serviço gratuito de internet pela TV, que permite acesso online a um conteúdo selecionado. Os consumidores que conectarem a câmera FREETALK® TV da marca pela In Store Solutions (ISS), disponível no www.skype.com/store, poderão realizar e receber chamadas de voz e chamadas de vídeo de alta qualidade.

Chamadas de vídeo via Skype serão gratuitas, assim como chamadas de voz entre usuários Skype. As chamadas para telefones fixos e móveis custará poucos centavos por minuto.

"Cada vez mais os usuários Skype querem se comunicar com as outras pessoas por meio de outros aparelhos, além de seus computadores, especialmente quando se trata de chamada de vídeo", afirma Jonathan Christensen, gerente geral de Plataforma no Skype.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Beit Pg dia 20/02/2010

Shalom!
Neste shabat contamos com a presença do rosh Moshe Ben Yishai.
Ele nos trouxe palavras muito reflexivas, e para que entendecemos nos contou uma midrash, na qual é,"Pai e filho viviam num dos lugares mais frios da Sibéria e possuíam apenas um casaco em casa. O pai disse: “Eu devo usar o casaco. Sou uma pessoa idosa, frágil, posso ficar doente e até morrer com esse frio!” O filho, por sua vez, falou: “Eu é que devo usar o casaco: Eu saio para a rua, trabalho no campo! O vento é terrivelmente frio lá fora!”
Pai e filho envolveram-se num tremendo debate e decidiram ir ao rabino da cidade. O rabino, vendo pai e filho envolvidos em tão triste dicussão, disse: “Nunca vi um caso destes em minha vida e sei que não vou encontrar nada parecido com isto no Shulchan Aruch. Voltem daqui a dois dias e decidirei o caso de vocês.”
Depois de dois dias, no caminho para a casa do rabino, pai e filho começaram a pensar. O pai pensou consigo mesmo: “Meu filho está certo. Eu passo o dia todo em casa e posso me enrolar num cobertor. Já ele tem que sair naquele frio horrível do campo... vou dar o casaco para ele!”
O filho raciocinou: “Na verdade meu pai está com a razão: Ele é um homem idoso, dedicou toda sua vida a mim... Eu estou lá fora trabalhando, posso acender uma fogueira para me aquecer. Ele merece o casaco!”
O filho então falou: “Pai, por favor, pegue o casaco!” E o pai respondeu: “Não, meu filho! Você deve usá-lo!” Começaram a discutir novamente, até que chegaram à casa do rabino.
O rabino, vendo agora que o quadro era exatamente o oposto ao anterior, disse: “Esperem um minuto.”
O rabino entrou num quarto, saiu com um enorme casaco forrado de pele na mão e entregou a eles. “Pronto! Agora vocês têm dois casacos. Você, pai, poderá usar um e o seu filho vestirá o outro!”
Ambos agradeceram muito ao rabino. Antes de saírem, o filho perguntou: “Desculpe-me, rabino, mas imagino que o senhor já tinha este casaco há dois dias atrás. Sendo assim por que esperou até agora para dá-lo a nós?”
O rabino respondeu: “Quando ouvi você dizendo: ’Eu vou usá-lo’ e seu pai dizendo: ‘não, eu é que devo usá-lo’, decidi que também deveria dizer ‘Eu vou usá-lo para mim!’ Mas agora que vi seu pai cedendo o casaco para você e você insistindo para que seu pai o usasse, resolvi que também deveria ceder e dar o meu casaco a vocês!”

O que a maioria de nós teria feito? Quantos teriam se preocupado mais com a necessidade do outro e cederiam o casaco? Pense nisso!"

Quando deixarmos de sermos egoistas conseguiremos tudo!
Quem sabe se olhasemos o mundo como um "espelho" nós o fariamos dele um mundo melhor!