terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Beit Pg dia 20/02/2010

Shalom!
Neste shabat contamos com a presença do rosh Moshe Ben Yishai.
Ele nos trouxe palavras muito reflexivas, e para que entendecemos nos contou uma midrash, na qual é,"Pai e filho viviam num dos lugares mais frios da Sibéria e possuíam apenas um casaco em casa. O pai disse: “Eu devo usar o casaco. Sou uma pessoa idosa, frágil, posso ficar doente e até morrer com esse frio!” O filho, por sua vez, falou: “Eu é que devo usar o casaco: Eu saio para a rua, trabalho no campo! O vento é terrivelmente frio lá fora!”
Pai e filho envolveram-se num tremendo debate e decidiram ir ao rabino da cidade. O rabino, vendo pai e filho envolvidos em tão triste dicussão, disse: “Nunca vi um caso destes em minha vida e sei que não vou encontrar nada parecido com isto no Shulchan Aruch. Voltem daqui a dois dias e decidirei o caso de vocês.”
Depois de dois dias, no caminho para a casa do rabino, pai e filho começaram a pensar. O pai pensou consigo mesmo: “Meu filho está certo. Eu passo o dia todo em casa e posso me enrolar num cobertor. Já ele tem que sair naquele frio horrível do campo... vou dar o casaco para ele!”
O filho raciocinou: “Na verdade meu pai está com a razão: Ele é um homem idoso, dedicou toda sua vida a mim... Eu estou lá fora trabalhando, posso acender uma fogueira para me aquecer. Ele merece o casaco!”
O filho então falou: “Pai, por favor, pegue o casaco!” E o pai respondeu: “Não, meu filho! Você deve usá-lo!” Começaram a discutir novamente, até que chegaram à casa do rabino.
O rabino, vendo agora que o quadro era exatamente o oposto ao anterior, disse: “Esperem um minuto.”
O rabino entrou num quarto, saiu com um enorme casaco forrado de pele na mão e entregou a eles. “Pronto! Agora vocês têm dois casacos. Você, pai, poderá usar um e o seu filho vestirá o outro!”
Ambos agradeceram muito ao rabino. Antes de saírem, o filho perguntou: “Desculpe-me, rabino, mas imagino que o senhor já tinha este casaco há dois dias atrás. Sendo assim por que esperou até agora para dá-lo a nós?”
O rabino respondeu: “Quando ouvi você dizendo: ’Eu vou usá-lo’ e seu pai dizendo: ‘não, eu é que devo usá-lo’, decidi que também deveria dizer ‘Eu vou usá-lo para mim!’ Mas agora que vi seu pai cedendo o casaco para você e você insistindo para que seu pai o usasse, resolvi que também deveria ceder e dar o meu casaco a vocês!”

O que a maioria de nós teria feito? Quantos teriam se preocupado mais com a necessidade do outro e cederiam o casaco? Pense nisso!"

Quando deixarmos de sermos egoistas conseguiremos tudo!
Quem sabe se olhasemos o mundo como um "espelho" nós o fariamos dele um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde