domingo, 29 de maio de 2011

Parashat Bamidbar פרשת במדבר

פרשת במדבר

Parashat Bamidbar
A parashat bamidbar (Números 1:1 a 4:20) aparentemente não nos traz nenhum ensinamento moral , mas se buscarmos compreender profundamente o que é literal,conseguimos ver alem do que está escrito , podemos ver que a Torah é muito alem de leis e contagens, e sim de ensinamentos morais e espirituais , começamos a analisar Números 1:2, 1:46
"Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; "

"Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta. "

O Eterno sempre se preocupou com seu povo e com sua promessa feita a nossos pais, o Eterno jamais nos esqueceu e jamais nos esquecera , mesmo no deserto o Eterno se preocupou em contar todos os homens aptos a guerra , aptos a defender seus irmão , nos mostrando a sua preocupação com seus filhos, é claro que o Eterno já sabe-ra quantas pessoas de seus povo haviam naquele momento , mas Ele fez esta petição a Moshe Rabenu como em exemplo a nós , de que devemos estar aptos "a guerra" , devemos querer ser contados como "guerreiros" que prezam ascensionalmente de tudo a lei Divina , devemos estar aptos a proteger os fracos , os delinquidos espiritualmente , sera que estamos nos preparando , ou ainda sera que estamos preparados para sermos "contados " como parte do povo de Israel ?
Devemos estar prontos para "lutar" contra os opressores de Israel . Sera que seremos contados junto aos salvos no livro da vida? Ha uma incumbência de mostrar que estamos aptos a "luta".
Hoje abitamos no "deserto " , estamos passando por dificuldades , mas também por muitas bençãos ,
Outro aspecto interessante é o descrito em Números 3:1
"E ESTAS são as gerações de Arão e de Moisés, no dia em que o SENHOR falou com Moisés, no monte Sinai. "

Vemos a importância que Moshe e Aharon fizeram em seu tempo , foram homens que fizeram a diferença no meio de milhares de pessoas , semelhante a eles temos o exemplo de Yehoshua (Josué) e Caleb que mesmo no meio de 12 escolhidos para espiar a terra da promessa , fizeram a diferença e mostraram que eram dignos de serem contados entre os milhares de Israel, e nós agimos com valia? Podemos ser verdadeiramente contados dentre os milhares de Israel?
Estamos no deserto rumo a terra da promessa , agora cabe a nós fazer a diferença , nos preparar , nos fortalecer, para que semelhante a Yehoshua sejamos contados entre os milhares de Israel , e possamos habitar seguros na terra , conforme a nós prometido. (-Levítico 25:18
E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. )



Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde