terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que Nadabe e Abiu morreram?



Shalom hoje estarei fazendo alguns comentários e mostrando o meu ponto de vista baseado em alguns versos bíblicos, vou dar uma explicação referente a morte dos dois filhos de Aharon.
Levítico 10
1 "E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. "

O primeiro erro deles foi cada um pegar o seu próprio incensário, o que é errado pois lá já havia um incensário o qual o Eterno mandara ungir como está escrito em Exôdo 40 verso 5 e 9
"5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. "
"9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. "
esse dois versos mostram o que deveria ser feito e Moshe rabenu fez conforme o SENHOR ordenará , os incensários deveriam ser ungidos para que não estivesse transgredindo uma mitsva.
"
e ofereceram fogo estranho" esse foi o segundo erro deles já que o Eterno além de ter mandado ungir os utensílios, também haveria ordenado o acendimento da menorá(castiçal) e com o fogo da menorá deveria se acesso o fogo do incenso assim como esta escrito em Êxodo 24 á 27
"24 Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25 E acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu,
27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés. "
perceba que nestes versos da pra ver a ordem em que deveria ser feito o ritual , primeiramente o acendimento da menorá e depois deveria ser acesso o incenso, uma observação interessante é que o fogo da menorá depois de seu ascendimento não era mais apagado. Quando eles colocam o seu próprio fogo eles estão indo contra o que fora ordenado pelo CRIADOR, conforme esta escrito em Êxodo 10: 1 "... o que não lhes ordenara. ".
O ritual de acender o incensário subtende-se que erá pra invocar a presença Divina , o qual se faria presente na fumaça do incenso assim como está escrito em Levítico 16:13 ,16:2
"13 E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra."
"2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."
A fumaça do incenso serviria pra que o Eterno se fizesse presente, ate mesmo Arão correria o risco de morrer se não fizesse conforme o ordenado, ele não poderia entrar diante do véu em todo tempo pois o Eterno se faria presente na fumaça que estava diante do propiciatório.
Quando seus filhos infligem todas estas ordens, usar o incensário ungido , usar o fogo da menorá, quando eles acendem o incenso o Eterno se faz presente e por eles terem feito , não da maneira certa conforme o Eterno lhos ordenara , fizeram conforme as suas próprias vontades , o Eterno aparecera, e neste momento morreram fumegados como exemplo aos filhos de Israel, para mostrar que devemos fazer conforme a vontade do Eterno se queremos ser aceitos por ELE .

Trazendo esta historia como exemplo , que garantia temos de que não seremos fumegados?
Que se não cumprirmos tudo conforme nos foi ordenado, que garantia temos de que não seremos fumegado no lago de fogo? Acaso temos algum mérito? Acaso somos alguma coisa além de servos inúteis? Pois aquele que faz apenas o que lhe foi ordenado não é nada alem de um servo inútil(lucas 17:10) somos alguma coisa além de pó? Apenas pela misericórdia Divina, que nos deu o seu cordeiro, o seu filho, Yeshua hamashiach, que foi sacrificado por nós, o seu sangue foi derramado por nós , um dia todos estaremos ante o tribunal de Mashiach e seremos julgados segundo as nossas obras, sera que fazemos conforme D-us nos ordenara? Ou sera que somos iguais a Nadabe e Abiu, que fizeram o que quiseram fazer, e não o que D-us lhes ordenara!
Nós temos que servir ao criador e fazer segundo a sua vontade, pois somos todos indignos e pecadores, apenas pelo sacrifício do "cordeiro" recebemos o direito de perdão , agora cabe a nós garantirmos este perdão.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde