domingo, 3 de abril de 2011

פרשת תזריע parashat tazria


פרשת תזריע

Parashat Tazria


Levítico 13
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3 E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4 Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5 E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias;

Nesta parasha podemos fazer a comparação lepra=maledicência, onde toda vez que falamos mal de alguém , é como se estivéssemos com lepra.
Existem certos "níveis de maledicência " que são como feridas para nosso espirito, nosso coração,nos fazendo mal, porém ainda não é lepra , se durante um certo tempo ficamos com essa ferida espiritual , e ela não se alastrar para o resto do corpo , ela é uma ferida que faz mal apenas a nós mesmos , ou seja quando pensamos mal de alguém ,pensamos em fazer mal a alguém ,porém este sentimento apenas esta conosco,em nossas mentes sem se alastrar as outras pessoas, então "não é lepra" e sim " pústula, Ferida". Se assim o fizermos refletirmos no mal em que estamos planejando ou pensando e tomarmos o cuidado necessário para que não se espalhe a maledicência, julgando nosso próximo com o beneficio da duvida, com favorecimento ,então seremos limpos , e temos chance de continuarmos com a nossa caminhada em paz.
Mas se aquele maldito sentimento continuar em nossos corações voltar a tona, então é lepra,somos vistos como leprosos espirituais perante o Eterno ( levitico13:14 Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15 Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.), e se esse sentimento ruim, que é o ódio, a raiva, o rancor, então não somos nada além de malditos leprosos.
(45 Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
46 Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
47 Quando também em alguma roupa houver praga de lepra, em roupa de lã, ou em roupa de linho,
48 Ou no fio urdido, ou no fio tecido, seja de linho, ou seja de lã, ou em pele, ou em qualquer obra de peles), todo aquele que for considerado leproso de coração a pobreza , a miséria, a vergonha , a "nudez" , teremos de nos afastar dos demais , pois estamos imundos moraremos isolados dos demais , pois somos imundos de coração ,ou seja perdemos o direito de fazermos parte do povo que o Eterno escolheu para ser como seus filhos, por mais que alguém interceda por nós e os céus que foi o que aconteceu com Miriam e Moshe rabenu, ainda temos de sofrer as consequências dos maus atos , da má língua , ficaremos isolados por sete dias.
Se quisermos a redenção o perdão , a chance de voltarmos a fazer parte do povo de D-us , seguir viajem , devemos abandonar , queimar, rasgar, lavar nossos maus costumes ,nossos maus atos , e nos vestir de novas vestes limpas e sem manchas, para que sejamos novas pessoas , e limpos de coração , pois como está escrito" Salmos 139:23,24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Hilel grande sábio do povo judeu também nos disse : Amai a paz ,procurai a paz, amai as pessoas e aproximai-as da lei divina.
Sigamos o que esta escrito "Amaras o teu próximo como a ti mesmo".




Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde