domingo, 15 de maio de 2011

פרשת בהר Parashat behar

פרשת בהר

Parashat Behar

Levitico 25:17 "Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. "
Estas são palavras muito profundas que almejam que sejamos pessoas menos egoístas que pensa que apenas nós temos o direito de "obter lucro " das situações, quando engamos alguém, o fazemos para nos favorecer ,mais as vezes é melhor "perder" para obter um bem maior, que é honrar e bendizer o nome de Hashem o nosso Criador, devemos ser pessoas mais altruístas , este sentimento é um sentimento que serve como pilar para conseguirmos seguir e cumprir todas as mitsvot, ao invés de enganar o nosso irmão devemos ajuda-lo pois é nosso irmão , Shaul hashaliach , também nos disse em sua carta aos corintios (1 corintios 16:14)
"Todos os vossos atos sejam feitos com amor. "
Devemos amar nossos irmão devemos fazer as coisas com amor, com desejo e não por obrigação , pois da mesma forma que fazemos algo com amor, Hashem o Criador ira nos amar.
No verso seguinte verso 18 nos diz assim:
" E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. "
Hashem nos diz para guardar os seus estatutos , suas leis, para que vivamos seguros na terra, conjuntamente com este verso podemos fazer paralelamente uma comparação ao Olam Haba onde apenas habitaremos seguros se fizermos conforme o que acabamos ler , cumprir os estatutos de Hashem , mas com amor , com fé , pois assim está escrito (Marcos 9:23)
" E Yeshua disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. "
Se cremos no Olam Haba e cumprimos as mitsvot, certamente estaremos ao lado de Mashiach o dia em que formos governar os reinos da face da terra.

Levítico 25:28 "Mas se não conseguir o suficiente para restituir-lha, então a que foi vendida ficará na mão do comprador até ao ano do jubileu; porém no ano do jubileu sairá, e ele tornará à sua possessão. "

Neste verso podemos ver quão Grande e Misericordioso é o Eterno , por mais que percamos nossas posses o Eterno me dará a chance de voltar a minha possessão , e nós porque não copiamos a essas atitudes Divinas? Porque não amamos mais? Quem sabe egoismo próprio!
A Brit Hadasha nos mostra , nos deixa mais claro o que o Eterno almeja de nós. Mesmo quando erramos , contra o Criador ele nos dá a oportunidade de nos arrependermos e novamente "morar em baixo de suas asas" nos dá a oportunidade de" habitarmos seguros na terra" e nós o que fazemos a favor de nossos chaverin? Fazemos por eles ou por nós mesmos? Perdoamos aquele que nos faz o mal? Yeshua em suas sabias palavras nos ensina (Mateus 18:21,22)
"21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. "

Porque não agimos assim?Ou seja se nosso irmão pecar contra nós devemos perdoar-lhe setenta vezes sete ou seja quatrocentos e noventa vezes , sera que perdoamos pelo menos uma vez? Devemos ser superiores , da mesma forma que quem tomou posse de nossas terras no ano de jubileu deveria nos devolver , igualmente nós devemos abrir mão de alguma coisas por um bem maior, que é ajudar nossos chaverim.
O Eterno nos manteve vivos , nos sustentou por quarenta anos no deserto , devemos também ao menos tentar imitá-lo pois apenas assim mostramos ao mundo quem é o povo que o Eterno instituiu por seus "filhos".
Pirke avot também nos dá conselhos de altruísmo capitulo II -4 Raban Ganliel dizia " Executa sua vontade(de Hashem) como a tua própria para que considere a tua vontade como sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifiquem os desejos dos outros aos teus."
Hilel nos disse... "Quem adquire o conhecimento da lei divina, Adquire a vida Eterna .

Romanos 12:16,17 "16 Tende o mesmo sentimento um para com os outros ; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde;não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;"

Sejamos superiores e menos egoístas .shalom





Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde