domingo, 10 de abril de 2011

parashát metsora פרשת מצורע


פרשת מצורע

Parashát Metsorá

Em uma Cidade do interior do Paraná havia um morador que tinha uma má fama , todos os outros moradores diziam que ele era uma velho avarento, "pão duro" , ranzinza , egoísta , antipático, mal- humorado ... etc.
Todos Diziam : quando este velho morrer não irão quatro pessoas para levarem seu caixão!
Havia também nesse lugar um destinto morador cujo curioso costume era de exaltar as qualidades dos falecidos em todos os enterros daquele lugar .Em um belo dia faleceu o nosso primeiro personagem, e pense que velório concorrido, toda cidade estava lá , não pelo velho rabugento, mas sim pra ouvirem o que o outro homem falaria a respeito do que jaz naquele dia.
Chegou o momento de descer o caixão houve um Grande silêncio todos esperavam ansiosos o segundo personagem se pronunciar. Então o homem se levantou , pigarreou e disse:
Coitado assobiava tão bem!

A Parashat Metsorá trata da ritualística a respeito da detecção e purificação da בנגע הצרעת (chaga de lepra) , uma doença espiritual que atacava as residencias , vestes e inclusive as próprias pessoas.
o Judaísmo entende e concorda que a lepra que acontecia entre os בני ישראל (filhos de israel) se originava por punição pelo pecado da לשון הרע (linguá má), ou seja a maledicência.
A lashon hará era um pecado tando de judeus como de gentios. é incrível como muitas pessoas perdem seu tempo cuidando da vida alheia encontrando defeitos nos seus "amigos" que muitas vezes são seus próprios defeitos, (
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".Confúcio.), colocam-se como juízes sobre a sua comunidade pois assim esta escrito,"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Mashiach." Romanos 14:10 .
O livro de Salmos começa dizendo: ... "não te assente na roda dos escarnecedores" David ha mélech já se preocupava como o mal que há em pessoas se unirem para falar da vida alheia em zombar com maldade no coração.
Todos nós independente de nossas falhas (que individualmente devemos reconhecer e buscar teshuvá) possuímos virtudes que ultrapassam nossos defeitos. Que bom seria se nos reuníssemos para enaltecer as qualidades dos nossos irmãos...mesmo que seja no seu velório...



עבר בן ישראל Ever ben Yisrael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde