domingo, 8 de maio de 2011

Parashat Emor פרשת אמור


פרשת אמור

Parashat Emor

Shalom hoje estarei falando alguns aspectos encontrados nessa parashah emor (fala).

Levítico 21:1 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo"

Neste verso podemos fazer uma analogia entre nós Israelitas e aqueles que estão mortos espiritualmente.
Mateus 8:22 "Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos"

Yeshua fala a respeito de quem são os "mortos" e a torah também nos ensina que o cohen não deveria se contaminar com um morto. Aqueles que fazem parte do povo de Israel tem direito as promessas , as quais Hashem as outorgou, porém aqueles que são da casa de Israel e desistem de seguir os preceitos , as mitsvot ordenadas por Hashem o criador , "morrem" espiritualmente ante o Criador e uma vez que isto aconteça , perde o direito das promessas, e poe sobre si as maldições que acarretam em sua morte eterna.
Yeshua falou a aquele escriba , "deixe que os mortos enterrem os seus mortos", com estas palavras vemos a importância que as mitsvot trazem pra nós, aqueles que não as seguem são mortos , e por que pior do que a morte eterna?
Hoje igualmente nós , não devemos nos contaminar com os mortos , e sim conviver com os vivos pois com eles estaremos no Gadol Olam Haba .

Levítico 22:14 " E quando alguém por ignorância comer a coisa santa, sobre ela acrescentará uma quinta parte, e a dará ao sacerdote com a coisa santa. "

É Grave pecar por ignorância aos olhos do Eterno nosso D-us?
Sim neste caso vemos que aquele que comia das coisas santas por ignorância deveria dar o valor do que comera e mais a sua quinta parte , em nossos dias aqueles que estão sob a lei de Hashem , serão julgados por elas , e aqueles que estão sob a lei mas não as conhece de forma integra, ou a conhece parcialmente , sera que no dia de nosso julgamento não seremos cobrados pela nossa ignorância? Devemos almejar ser os melhores , os mais justos , os mais santos , Shaul Hashaliach em sua carta aos corintios nos diz :
1 Corintios 9:24,25 " Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."
Igualmente nós devemos querer ser os primeiros pois muitos serão chamados porém poucos os escolhidos. Hilel nos instrui dizendo "quem não se quer instruir não é digno de viver".
Devemos nos esforçar para conhecer o que o Eterno nos falou, e que nos deixou como mitsvot , pois apenas conhecendo a lei podemos cumpri-la e se a cumprimos estamos livres da morte eterna.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde