domingo, 22 de maio de 2011

Parashat Bechucotai 'פרשת בחקת


'פרשת בחקת

Parashat Bechucotai

Levítico 26:15-16
"15 E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
16 Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. "

Começamos essa Parashat Bechucotai (meus estatutos) analisando a importância de sermos tsadikim ou kedosim (justos e santos ,respectivamente) pois percebemos que o Eterno ira castigar gravemente aqueles que não buscarem seguir as suas mitsvot , no salmo 119:32 mostra-nos um exemplo claro de como devemos agir.
"percorrerei o caminho dos Teus mandamentos quando me alegrares o coração".
Vemos que David hamelech não lembrava apenas do Eterno quando estava nos seus momentos de angustia e tristeza, e sim quando os seu coração estava alegre , pois isso que o Eterno espera de nós servos que o louvem com alegria. David hamelech foi um grande homem, o qual almeja muito seguir, cumprir as mitsvot de Hashem da melhor forma possível , o Salmo 119 tem muito em comum com esta parasha o verso 34 do salmo 119 David hamelech nos da outro exemplo a ser seguido.
"Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "

Devemos querer, devemos lutar para conseguir seguir a todas as misvot de Hashem de todo o nosso coração, igualmente o "shema Yisrael" nos instrui.
Segundo David hamelech os mandamento de Hashem nos fazem muito mais sábios que nossos inimigos. (salmo 119:98 "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.") Nestas palavras muito sabias do salmista , vemos quão boa e quão Grande são as mitsvot a nós entregue.
Salmo 119:143 "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer."
É muito comum em nossos dias sofrermos preconceitos por seguirmos as leis de Hashem , seguindo todos os Shabatot, as leis כשרות (cashrut), enfim toda a lei, somos taxados como "vagabundos" que não trabalham no shabat , como frescos por não comer coisas não casher , mas devemos perseverar nas leis de Hashem assim como o salmista nos dias por mais que a angustia venha sobre nós o meu prazer e seguir as suas mitsvot.
Voltando em Levítico 26:16 vemos a consequência daqueles que não guardam a luz Divina , ou seja, a lei. Salmo 119:155 "A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os Teus estatutos. "
este verso ajuda a confirmar que seguindo a lei e que somos salvos , e para os goim que dizem que tudo foi abolido por Yeshua? O que Yeshua e seus Talmidim falam a respeito disso?

Mateus 5:17 a 20 "17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. "
O que Shaul Hashaliach fala a respeito disso?
Romanos 3:31 " Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "
ou ainda Romanos 6:15 a 23
"15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Yeshua hamashiach nosso Senhor. "

Quando estamos falando a respeito a respeito das leis de Hashem estamos nos referindo a algo muito sério ,Yeshua nos diz que nossa justiça deve exceder a justiça dos escribas e fariseus , ou seja, eles a conhecem de forma insigne e nos devemos superá-los , o Talmud nos instruir que devemos aprender a lei para cumprir , e quem cumpre a lei deve ensinar a lei , a Torah, não adianta , não importa quem seja venha lhe "ensinar" um jeitinho de não cumprir a lei , pois aquele que assim o faz "comera a carne dos próprios filhos" isso é o que nos dia a palavra de Hashem (levítico 26:29).
Vamos tentar ser pessoas melhores , vamos copiar a David Hamelech em seu clamor ao Eterno no Salmo 119.

Chazac chazac venit'chazec.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde