sexta-feira, 24 de junho de 2011

פרשת קרח Parashat Korach

פרשת קרח
Parashat Korach

I Samuel 12:8
" Havendo entrado Jacó no Egito, vossos pais clamaram ao SENHOR, e o SENHOR enviou a Moisés e a Arão que tiraram a vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar."

Números 16:41 "Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. "

O que percebemos nestes dois versículos ?
Por muitas e muitas vezes agimos com estultícia , imitando a este povo rebelde o qual tentou a D..s por dez vezes, agindo com incredulidade e precipitação. O povo de Israel quando cativo no Egito clamavam com voz de choro ao Eterno D..s de Abraão , Isaque e Jacó o Eterno lhes atendeu em seus pedido enviando-lhes Moshe e Aharon como libertadores de sua escravidão vivenciada por cerca de 300 anos na terra do Egito, porém quando homens com inveja desafiam seus libertadores , questionando a veracidade de seus ministério eles esquecem , quem a pouco eram cativos , igualmente nós por muitas vezes clamamos ao Eterno para que sane alguma de nossas dificuldades , no entanto não aceitamos que Ele faça-o de sua maneira , temos que nos subordinar a solução enviada a nós , quantas vezes nos deparamos com palavras de sabedoria e admoestação , porém não damos o valor devido a aquelas palavras que podem acabar com nossa servidão carnal, assim nos deixando livres de nossos opressores .

Provérbios 1:7
"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. "
Já dizia o Grande sábio Slomo ben David em Provérbios 1:10 "Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites."
Devemos nos afastar dos homens perversos , devemos nos afastar de tudo que lhes pertence , pois o homem perverso acaba com as boas veredas dos justos , confiemos mais em nossos lideres dando-lhes o seu devido respeito a final eles representam a própria Torah, pois através deles e que alcançamos os ensinamentos Divinos e através de tais conhecimento nos é dada a vida no Olam Raba por intermédio de nosso mestre maior Yeshua HaMashiach.



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '


domingo, 19 de junho de 2011

Parashat Shelach lecha פרשת שלח לך

פרשת שלח לך

Parashat Shelach lecha
Marcos 9:23" E Yeshua disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. "

Começamos a analisar estas palavras de Adon Yeshua HaMashiach , as quais têm muita concomitância com esta parasha, onde dois grandes homens muito antes de Yeshua , mostram que para se herdar as promessas de HASHEM é preciso ter fé , pois aquele que age sem fé é pobre de espirito.

Números 13:30 " Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. "

Calebe com sua fé calou a todo o povo , pois mostrou ser diferente dos demais , pois usufruía de muita fé; o povo de Yisrael , muitas vezes foram castigados por não acreditarem no poder DIVINO .
Números 14:24 "Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. "

Sobre Calebe estava um espirito diferente dos demais espias que murmuravam , a fé de Josué e Calebe fez com que eles entrassem na terra prometida ."Tudo é possível ao que crê".
Igualmente nós da nova aliança , se agirmos por fé herdaremos a terra da promessa .Os espias ao Falarem aquelas palavras de pessimismo agiram contra a vontade de HASHEM .
I Corintios 10:10 "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. "
Shaul HaShaliach nos fala em I Corintios 10:32-33"não vos torneis causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gentios, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. "
Shaul nos fala que não devemos ser como tropeço para ninguém , devemos ser Agradáveis a todos ou seja , usar palavras de otimismo palavras de fé.
Josué e Calebe na dificuldade de terem gigantes como seus inimigos , viram a oportunidade de possuir a terra da promessa "se a nós foi prometida ,vamos conquista-la ". Na Carta de Shaul aos Romanos capitulo 5:3-5 " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. "
Nesses versos falam exatamente o que Josué e Calebe viviam naquele momento , nós devemos agir igualmente se queremos Herdar a terra da promessa que mana leite e mel ,uma terra de pessoas que perseveraram em Mashiach , uma terra de fé.
Números 14:8"Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. "

Não sejamos como os dez espias que falharam na sua missão , vamos agir como vencedores , como Josué e Calebe que habitaram na terra da promessa , porque creram , que tudo é possível naquele que crê no DEUS Criador do universo , gigantes são como pão, prestes a serem devorados por aqueles que possuem fé em HASHEM o DEUS Vivo , que da mesma forma que aqueles que criam que iriam entrar na terra, por intermédio de Yehoshua (Josué ) à possuíram , e nós por intermedio de Bene HASHEM,Yeshua HaMashiach também possuiremos a nova Yerushalaim.




Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 12 de junho de 2011

פרשת בהעלותך Parashat Behaalotecha


פרשת בהעלותך

Parashat Behaalotecha

Shalom hoje estaremos abordando um aspecto interessante da parashat Behaalotecha , que compreende o texto de Números 8:1 a 12:16 .Esta parashah traz a nós um ensinamento interessantíssimo cujo e de que devemos obedecer incondicionalmente .
Começamos a analisar o texto de Nm:9:21
" Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam."
Percebemos que o povo de Yisrael avia de obedecer o mandado do Eterno não importando a hora, ou a circunstancia , quer de dia quer a noite , todos deveriam seguir os mandados de Hashem. Hoje estamos de forma alusiva sob a nuvem do Eterno , ela que nos protege das doenças , da morte, da fome, etc , e da mesma forma devemos fazer a nossa parte , o Eterno lhes dava proteção porém em troca eles deveriam seguir a nuvem , sobre qualquer circunstancia , nós igualmente devemos obedecer, não importando se é dia ou se é noite .
A Brit Hadashah também nos traz alguns ensinamentos nesse aspecto abordado, vejamos o livro de Filipenses 2:14
" Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;"
Devemos fazer as coisas a Hashem de bom grado sem murmurar , sem contendas.Em nossos dias muitos que seguem uma mistvah , mas acusam o próximo de não a seguir , ou mesmo de segui-la da forma errada ou mesmo se vangloria por estar cumprindo a uma mitsvah , ai vem outra qualidade que devemos obter que é a humildade.
Shaul Hashaliach em sua carta aos felipenses capitulo 2 versos 3 e 4 nos dizem assim :
" Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. "
Na atualidade a humildade é algo raro a se encontrar nas pessoas , pois uma grande parte das pessoas almeja ser melhor que as outras para ter o gosto de vangloriar-se , muito ao contrario do que nos ensinam as escrituras. Nossos sábios também falam a respeito desses aspectos no Pirke Avot:
V-14 :
Há quatro espécies de homens . Uns dizem:"o que é meu é meu , e o que é teu é teu ", estes são os mais vulgares, e foi este , segundo dizem, o uso dos habitantes de Sodoma.Outros dizem :"o que é meu é teu e o que é teu é meu", estes são os ignorantes. Os que dizem :"o que é meu é teu, e o que é teu é teu ", são os justos. Os que dizem :"o que é teu é meu , e o que é meu é meu ", são os ímpios.

verso esse parecido com o que Shaul Hashaliach instruía em sua carta aos Filipenses lida anteriormente.
II-9 Raban Iohanan ben Zacái foi discípulo de Hilel e Shamai , e dizia: se aprendeste muito da Lei Divina não julgues esse fato como mérito teu, pois para tal foste criado .

O povo de Yisrael haveria prometido ao Criador do Universo que tudo quando lhes fosse ordenado fariam e obedeceriam conforme Devarim 5:24 (Deuteronômio 5:27 na bíblia).
Devemos copiar os bons exemplos do nosso povo Yisrael como João nos aconselhou em
III João 1:11 " Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. "
Devemos também orar por nossos irmãos para que também alcancem a compreensão da Lei Divina , o amor a sabedoria e também a humildade.
Filipenses 14:9
" E também faço essa oração: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, "
Devemos orar e fazer a mesma petição que David fez a Hashem
Salmos 119:34 "Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "
Números 9:23 " Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. "

Aquele que se esforça em cumprir as mitsvot incondicionalmente alcança, sabedoria , paz, alegria, humildade e a Vida Eterna , vamos evoluir, vamos morrer na carne e viver no Espirito , pois a nós , por Yeshua HaMashiach foi nos dado o direito e o dever de obedecermos , tanto de dia quanto a noite, um dia ou um ano, Sejamos todos verdadeiros Tsadikim .



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

domingo, 5 de junho de 2011

Parashat Nasso פרשת נשא


פרשת נשא
Parashat Nasso

Pois bem hoje vamos analisar a Parashat Nasso a qual logo no seus versículos iniciais encontramos algumas lições de grande valor.
Está Parasha da continuidade a parashat bamidbar onde foram contados os filhos de Israel os quais foram separados em tribos, e é justamente neste fato que devemos prestar Atenção.
Todos segundo suas familia foram contados e aqueles que estavam aptos (como mencionado na parashat bamidbar ) da familia de Levi tiveram suas tarefas a serem seguidas conforme o Eterno lhes ordenara ;
Números 4:31
"Esta, pois, será obrigação do seu cargo, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação: As tábuas do tabernáculo, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases; "

Tanto os Guershonitas como os da familia de kehat(Coate) e os da familia de Merari tinham suas tarefas, igualmente nós um povo escolhido por Hashem , todos também devemos ser colaboradores com a "manutenção do Mishkan" alguns foram designados a carregarem cortinas , tábuas, a Arca da aliança , ou até mesmo oficiarem os sacrifícios ou seja todos tinham que subsidiar com benevolência na obra do Eterno .
Hoje em nossos dias são poucos os que almejam colaborar com o serviço da congregação , muitos quando designados fogem do que lhes fora designado , se somos o mesmo povo de Israel porque fazemos obras diferentes as deles? É claro que é importante lembrar das palavras descritas na Brit hadasha
Tessalonicenses 5:21
" EXAMINAI tudo. Retende o bem"
Porque então copiamos o que é mal ? Devemos agir em favor do "corpo" como diria Shaul hashaliach em suas cartas, se cada um dos membros fizer o que lhes fora incumbido o corpo funcionara , mas caso o menos dos membros não funcione , todo corpo sofrera , todos devemos ser colaboradores por menos "importância ou celebridade " que tenha a sua incumbência devemos pois colaborar. Cada um recebera conforme suas obras como está escrito em Números 7:5
"Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu trabalho".

Hoje com Mashiach temos a possibilidade de fazermos mais do que nos fora solicitado, no livro de 1ª Keifa 2:5 (Pedro) aprendemos que devemos fazer sacrifícios espirituais a Hashem por intermédio de Yeshua hamashiach.
" Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Hashem por Yeshua haMashiach. "

Devemos fazer este sacrifício espiritual de bom coração pra que sejam agradáveis "as narinas de HASHEM" , pois aquele que faz apenas aquilo que lhe fora incumbido deve considerar-se servo inútil isso Mashiach falou em uma de suas exortações descritas no livro de Lucas 17:10 "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. "

Vamos fazer parte dos contados de Israel ; vamos fazer o que fora a nós designado, vamos fazer a diferença e fazer mais do que nos fora ordenado pois hoje temos Yeshua como nosso Mashiach.
Sejamos pois todos colaboradores e imitadores de Yeshua HaMashiach.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'




domingo, 29 de maio de 2011

Parashat Bamidbar פרשת במדבר

פרשת במדבר

Parashat Bamidbar
A parashat bamidbar (Números 1:1 a 4:20) aparentemente não nos traz nenhum ensinamento moral , mas se buscarmos compreender profundamente o que é literal,conseguimos ver alem do que está escrito , podemos ver que a Torah é muito alem de leis e contagens, e sim de ensinamentos morais e espirituais , começamos a analisar Números 1:2, 1:46
"Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; "

"Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta. "

O Eterno sempre se preocupou com seu povo e com sua promessa feita a nossos pais, o Eterno jamais nos esqueceu e jamais nos esquecera , mesmo no deserto o Eterno se preocupou em contar todos os homens aptos a guerra , aptos a defender seus irmão , nos mostrando a sua preocupação com seus filhos, é claro que o Eterno já sabe-ra quantas pessoas de seus povo haviam naquele momento , mas Ele fez esta petição a Moshe Rabenu como em exemplo a nós , de que devemos estar aptos "a guerra" , devemos querer ser contados como "guerreiros" que prezam ascensionalmente de tudo a lei Divina , devemos estar aptos a proteger os fracos , os delinquidos espiritualmente , sera que estamos nos preparando , ou ainda sera que estamos preparados para sermos "contados " como parte do povo de Israel ?
Devemos estar prontos para "lutar" contra os opressores de Israel . Sera que seremos contados junto aos salvos no livro da vida? Ha uma incumbência de mostrar que estamos aptos a "luta".
Hoje abitamos no "deserto " , estamos passando por dificuldades , mas também por muitas bençãos ,
Outro aspecto interessante é o descrito em Números 3:1
"E ESTAS são as gerações de Arão e de Moisés, no dia em que o SENHOR falou com Moisés, no monte Sinai. "

Vemos a importância que Moshe e Aharon fizeram em seu tempo , foram homens que fizeram a diferença no meio de milhares de pessoas , semelhante a eles temos o exemplo de Yehoshua (Josué) e Caleb que mesmo no meio de 12 escolhidos para espiar a terra da promessa , fizeram a diferença e mostraram que eram dignos de serem contados entre os milhares de Israel, e nós agimos com valia? Podemos ser verdadeiramente contados dentre os milhares de Israel?
Estamos no deserto rumo a terra da promessa , agora cabe a nós fazer a diferença , nos preparar , nos fortalecer, para que semelhante a Yehoshua sejamos contados entre os milhares de Israel , e possamos habitar seguros na terra , conforme a nós prometido. (-Levítico 25:18
E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. )



Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 22 de maio de 2011

Parashat Bechucotai 'פרשת בחקת


'פרשת בחקת

Parashat Bechucotai

Levítico 26:15-16
"15 E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
16 Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. "

Começamos essa Parashat Bechucotai (meus estatutos) analisando a importância de sermos tsadikim ou kedosim (justos e santos ,respectivamente) pois percebemos que o Eterno ira castigar gravemente aqueles que não buscarem seguir as suas mitsvot , no salmo 119:32 mostra-nos um exemplo claro de como devemos agir.
"percorrerei o caminho dos Teus mandamentos quando me alegrares o coração".
Vemos que David hamelech não lembrava apenas do Eterno quando estava nos seus momentos de angustia e tristeza, e sim quando os seu coração estava alegre , pois isso que o Eterno espera de nós servos que o louvem com alegria. David hamelech foi um grande homem, o qual almeja muito seguir, cumprir as mitsvot de Hashem da melhor forma possível , o Salmo 119 tem muito em comum com esta parasha o verso 34 do salmo 119 David hamelech nos da outro exemplo a ser seguido.
"Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "

Devemos querer, devemos lutar para conseguir seguir a todas as misvot de Hashem de todo o nosso coração, igualmente o "shema Yisrael" nos instrui.
Segundo David hamelech os mandamento de Hashem nos fazem muito mais sábios que nossos inimigos. (salmo 119:98 "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.") Nestas palavras muito sabias do salmista , vemos quão boa e quão Grande são as mitsvot a nós entregue.
Salmo 119:143 "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer."
É muito comum em nossos dias sofrermos preconceitos por seguirmos as leis de Hashem , seguindo todos os Shabatot, as leis כשרות (cashrut), enfim toda a lei, somos taxados como "vagabundos" que não trabalham no shabat , como frescos por não comer coisas não casher , mas devemos perseverar nas leis de Hashem assim como o salmista nos dias por mais que a angustia venha sobre nós o meu prazer e seguir as suas mitsvot.
Voltando em Levítico 26:16 vemos a consequência daqueles que não guardam a luz Divina , ou seja, a lei. Salmo 119:155 "A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os Teus estatutos. "
este verso ajuda a confirmar que seguindo a lei e que somos salvos , e para os goim que dizem que tudo foi abolido por Yeshua? O que Yeshua e seus Talmidim falam a respeito disso?

Mateus 5:17 a 20 "17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. "
O que Shaul Hashaliach fala a respeito disso?
Romanos 3:31 " Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "
ou ainda Romanos 6:15 a 23
"15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Yeshua hamashiach nosso Senhor. "

Quando estamos falando a respeito a respeito das leis de Hashem estamos nos referindo a algo muito sério ,Yeshua nos diz que nossa justiça deve exceder a justiça dos escribas e fariseus , ou seja, eles a conhecem de forma insigne e nos devemos superá-los , o Talmud nos instruir que devemos aprender a lei para cumprir , e quem cumpre a lei deve ensinar a lei , a Torah, não adianta , não importa quem seja venha lhe "ensinar" um jeitinho de não cumprir a lei , pois aquele que assim o faz "comera a carne dos próprios filhos" isso é o que nos dia a palavra de Hashem (levítico 26:29).
Vamos tentar ser pessoas melhores , vamos copiar a David Hamelech em seu clamor ao Eterno no Salmo 119.

Chazac chazac venit'chazec.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 15 de maio de 2011

פרשת בהר Parashat behar

פרשת בהר

Parashat Behar

Levitico 25:17 "Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. "
Estas são palavras muito profundas que almejam que sejamos pessoas menos egoístas que pensa que apenas nós temos o direito de "obter lucro " das situações, quando engamos alguém, o fazemos para nos favorecer ,mais as vezes é melhor "perder" para obter um bem maior, que é honrar e bendizer o nome de Hashem o nosso Criador, devemos ser pessoas mais altruístas , este sentimento é um sentimento que serve como pilar para conseguirmos seguir e cumprir todas as mitsvot, ao invés de enganar o nosso irmão devemos ajuda-lo pois é nosso irmão , Shaul hashaliach , também nos disse em sua carta aos corintios (1 corintios 16:14)
"Todos os vossos atos sejam feitos com amor. "
Devemos amar nossos irmão devemos fazer as coisas com amor, com desejo e não por obrigação , pois da mesma forma que fazemos algo com amor, Hashem o Criador ira nos amar.
No verso seguinte verso 18 nos diz assim:
" E observareis os meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis; assim habitareis seguros na terra. "
Hashem nos diz para guardar os seus estatutos , suas leis, para que vivamos seguros na terra, conjuntamente com este verso podemos fazer paralelamente uma comparação ao Olam Haba onde apenas habitaremos seguros se fizermos conforme o que acabamos ler , cumprir os estatutos de Hashem , mas com amor , com fé , pois assim está escrito (Marcos 9:23)
" E Yeshua disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. "
Se cremos no Olam Haba e cumprimos as mitsvot, certamente estaremos ao lado de Mashiach o dia em que formos governar os reinos da face da terra.

Levítico 25:28 "Mas se não conseguir o suficiente para restituir-lha, então a que foi vendida ficará na mão do comprador até ao ano do jubileu; porém no ano do jubileu sairá, e ele tornará à sua possessão. "

Neste verso podemos ver quão Grande e Misericordioso é o Eterno , por mais que percamos nossas posses o Eterno me dará a chance de voltar a minha possessão , e nós porque não copiamos a essas atitudes Divinas? Porque não amamos mais? Quem sabe egoismo próprio!
A Brit Hadasha nos mostra , nos deixa mais claro o que o Eterno almeja de nós. Mesmo quando erramos , contra o Criador ele nos dá a oportunidade de nos arrependermos e novamente "morar em baixo de suas asas" nos dá a oportunidade de" habitarmos seguros na terra" e nós o que fazemos a favor de nossos chaverin? Fazemos por eles ou por nós mesmos? Perdoamos aquele que nos faz o mal? Yeshua em suas sabias palavras nos ensina (Mateus 18:21,22)
"21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. "

Porque não agimos assim?Ou seja se nosso irmão pecar contra nós devemos perdoar-lhe setenta vezes sete ou seja quatrocentos e noventa vezes , sera que perdoamos pelo menos uma vez? Devemos ser superiores , da mesma forma que quem tomou posse de nossas terras no ano de jubileu deveria nos devolver , igualmente nós devemos abrir mão de alguma coisas por um bem maior, que é ajudar nossos chaverim.
O Eterno nos manteve vivos , nos sustentou por quarenta anos no deserto , devemos também ao menos tentar imitá-lo pois apenas assim mostramos ao mundo quem é o povo que o Eterno instituiu por seus "filhos".
Pirke avot também nos dá conselhos de altruísmo capitulo II -4 Raban Ganliel dizia " Executa sua vontade(de Hashem) como a tua própria para que considere a tua vontade como sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifiquem os desejos dos outros aos teus."
Hilel nos disse... "Quem adquire o conhecimento da lei divina, Adquire a vida Eterna .

Romanos 12:16,17 "16 Tende o mesmo sentimento um para com os outros ; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde;não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
17 não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;"

Sejamos superiores e menos egoístas .shalom





Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 8 de maio de 2011

Parashat Emor פרשת אמור


פרשת אמור

Parashat Emor

Shalom hoje estarei falando alguns aspectos encontrados nessa parashah emor (fala).

Levítico 21:1 "Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo"

Neste verso podemos fazer uma analogia entre nós Israelitas e aqueles que estão mortos espiritualmente.
Mateus 8:22 "Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos"

Yeshua fala a respeito de quem são os "mortos" e a torah também nos ensina que o cohen não deveria se contaminar com um morto. Aqueles que fazem parte do povo de Israel tem direito as promessas , as quais Hashem as outorgou, porém aqueles que são da casa de Israel e desistem de seguir os preceitos , as mitsvot ordenadas por Hashem o criador , "morrem" espiritualmente ante o Criador e uma vez que isto aconteça , perde o direito das promessas, e poe sobre si as maldições que acarretam em sua morte eterna.
Yeshua falou a aquele escriba , "deixe que os mortos enterrem os seus mortos", com estas palavras vemos a importância que as mitsvot trazem pra nós, aqueles que não as seguem são mortos , e por que pior do que a morte eterna?
Hoje igualmente nós , não devemos nos contaminar com os mortos , e sim conviver com os vivos pois com eles estaremos no Gadol Olam Haba .

Levítico 22:14 " E quando alguém por ignorância comer a coisa santa, sobre ela acrescentará uma quinta parte, e a dará ao sacerdote com a coisa santa. "

É Grave pecar por ignorância aos olhos do Eterno nosso D-us?
Sim neste caso vemos que aquele que comia das coisas santas por ignorância deveria dar o valor do que comera e mais a sua quinta parte , em nossos dias aqueles que estão sob a lei de Hashem , serão julgados por elas , e aqueles que estão sob a lei mas não as conhece de forma integra, ou a conhece parcialmente , sera que no dia de nosso julgamento não seremos cobrados pela nossa ignorância? Devemos almejar ser os melhores , os mais justos , os mais santos , Shaul Hashaliach em sua carta aos corintios nos diz :
1 Corintios 9:24,25 " Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."
Igualmente nós devemos querer ser os primeiros pois muitos serão chamados porém poucos os escolhidos. Hilel nos instrui dizendo "quem não se quer instruir não é digno de viver".
Devemos nos esforçar para conhecer o que o Eterno nos falou, e que nos deixou como mitsvot , pois apenas conhecendo a lei podemos cumpri-la e se a cumprimos estamos livres da morte eterna.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 1 de maio de 2011

Parashat kedoshim פרשת קדושים




פרשת קדושים
Parashat kedoshim

Shalom , Nessa Parasha Kedoshim (santos) podemos analisar vários aspectos interessantes.
Vamos começar por Levítico 19:14 " Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. "
"Não amaldiçoarás ao surdo" O povo de Israel por muito tempo ficou surdo e também cego , quando o Mashiach Yeshua ben David veio para eles, estavam praticamente todos cegos, não o podiam ver, estavam com o coração endurecido , e por que amaldiçoar aqueles que ainda não podem ver e nem ouvir? Um dia todos nós seremos julgados conforme as nossas obras conforme Shaul Hashaliach escreveu em sua carta aos corintios .
1 Corintios 4:5 "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. "
Referente a nossa realidade do Brasil, podemos fazer a mesma analogia ao povo goim , como vamos por tropeço para cegos de espirito? Ou ainda amaldiçoar-lhes sendo que não podem ouvir, devemos ser compassivos e ponderados pois em Mashiach é que somos justificados á nós não cabe julga-los pois são surdos e cegos de Espirito,
Shaul hashaliach nos fala a respeito disso na sua primeira carta aos corintios capitulo cinco verso treze "Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo" mas aqueles que podem ver mas não fazem segundo a lei cabe a nós adverti-los e ajuda-los a encontrar o caminho em que se deve andar , dando-lhes luz ao invés de tropeços.

levítico 19:17 "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. "

Muitos ainda no meio evangélico dizem que Yeshua hamashiach ( Jesus o messias) veio para abolir a lei, mas sobre o que Yeshua Pregava?
Mateus 22:39 "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. "

Mateus 5:17 a 20
"17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar a lei, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. "
Nessa parasha fica claro que Yeshua observava não apenas esta mitsvah mas sim todas elas, ele nos ensinou o sentido de cada lei , nos mostrou a "profundidade" de cada mitsvah, não que não precisemos mais da lei, e sim cumpri-las com mais zelo.
Romanos 3:30-31
"30 visto que Deus é um só, o qual justificará , por fé , o circunciso e , mediante a fé , o incircunciso.
31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. "

A Brit Hadashah nos deixa claro que a lei jamais foi anulada , porém muitos ainda estão cegos e não compreendem a verdadeira lei.

levítico 20:25-26
"25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
26 E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."
Na questão de alimentos muitos ainda nos dizem : " não ,Jesus cumpriu está lei,nós estamos na graça " sim Yeshua as cumpriu , pois é o filho de Deus o criador do mundo , e nós devemos cumpri-la?
Se quisermos ser considerados Benei Hashem (filhos de Deus ) ou, Kedoshim (santos) devemos nós sim seguirmos o que Hashem instituiu por lei eterna , pois somos para Hashem um povo separado o qual nos escolheu dentre as nações do mundo.
A Brit hadashah nos mostra vários versos bíblicos que falam a respeito disso:

1 Corintios 1:2 " À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Yeshua Hamashiach, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Yeshua Hamashiach, Senhor deles e nosso"
1 Corintios 3:16 "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? "
1 Corintios 6:13-15-19-20
" 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a impureza, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Tito 2:14" O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. "

Basta o povo querer ver, e encontraram a verdade!


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que Nadabe e Abiu morreram?



Shalom hoje estarei fazendo alguns comentários e mostrando o meu ponto de vista baseado em alguns versos bíblicos, vou dar uma explicação referente a morte dos dois filhos de Aharon.
Levítico 10
1 "E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. "

O primeiro erro deles foi cada um pegar o seu próprio incensário, o que é errado pois lá já havia um incensário o qual o Eterno mandara ungir como está escrito em Exôdo 40 verso 5 e 9
"5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. "
"9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. "
esse dois versos mostram o que deveria ser feito e Moshe rabenu fez conforme o SENHOR ordenará , os incensários deveriam ser ungidos para que não estivesse transgredindo uma mitsva.
"
e ofereceram fogo estranho" esse foi o segundo erro deles já que o Eterno além de ter mandado ungir os utensílios, também haveria ordenado o acendimento da menorá(castiçal) e com o fogo da menorá deveria se acesso o fogo do incenso assim como esta escrito em Êxodo 24 á 27
"24 Pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25 E acendeu as lâmpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26 E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu,
27 E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés. "
perceba que nestes versos da pra ver a ordem em que deveria ser feito o ritual , primeiramente o acendimento da menorá e depois deveria ser acesso o incenso, uma observação interessante é que o fogo da menorá depois de seu ascendimento não era mais apagado. Quando eles colocam o seu próprio fogo eles estão indo contra o que fora ordenado pelo CRIADOR, conforme esta escrito em Êxodo 10: 1 "... o que não lhes ordenara. ".
O ritual de acender o incensário subtende-se que erá pra invocar a presença Divina , o qual se faria presente na fumaça do incenso assim como está escrito em Levítico 16:13 ,16:2
"13 E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra."
"2 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório."
A fumaça do incenso serviria pra que o Eterno se fizesse presente, ate mesmo Arão correria o risco de morrer se não fizesse conforme o ordenado, ele não poderia entrar diante do véu em todo tempo pois o Eterno se faria presente na fumaça que estava diante do propiciatório.
Quando seus filhos infligem todas estas ordens, usar o incensário ungido , usar o fogo da menorá, quando eles acendem o incenso o Eterno se faz presente e por eles terem feito , não da maneira certa conforme o Eterno lhos ordenara , fizeram conforme as suas próprias vontades , o Eterno aparecera, e neste momento morreram fumegados como exemplo aos filhos de Israel, para mostrar que devemos fazer conforme a vontade do Eterno se queremos ser aceitos por ELE .

Trazendo esta historia como exemplo , que garantia temos de que não seremos fumegados?
Que se não cumprirmos tudo conforme nos foi ordenado, que garantia temos de que não seremos fumegado no lago de fogo? Acaso temos algum mérito? Acaso somos alguma coisa além de servos inúteis? Pois aquele que faz apenas o que lhe foi ordenado não é nada alem de um servo inútil(lucas 17:10) somos alguma coisa além de pó? Apenas pela misericórdia Divina, que nos deu o seu cordeiro, o seu filho, Yeshua hamashiach, que foi sacrificado por nós, o seu sangue foi derramado por nós , um dia todos estaremos ante o tribunal de Mashiach e seremos julgados segundo as nossas obras, sera que fazemos conforme D-us nos ordenara? Ou sera que somos iguais a Nadabe e Abiu, que fizeram o que quiseram fazer, e não o que D-us lhes ordenara!
Nós temos que servir ao criador e fazer segundo a sua vontade, pois somos todos indignos e pecadores, apenas pelo sacrifício do "cordeiro" recebemos o direito de perdão , agora cabe a nós garantirmos este perdão.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 17 de abril de 2011

Parashat acharei mot פרשת אחרי מות

פרשת אחרי מות

Parashat Acharei Mot

Hoje estarei falando um pouco, um aspecto a respeito da parasha acharei mot.

Levitico 16:11 "E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. "Analisando profundamente este verso da torah, trazendo como exemplo para os nossos dias, já que hoje em dia já não é feito mais o sacrifício de animais, podemos também olharmos com outros olhos, e fazer a seguinte analogia:

Quando lemos a ordenança de que Arão deveria fazer o sacrifício primeiro por ele, podemos dizer que em nossos dias não é diferente, devemos reconhecer primeiro nossos erros, nossas falhas, nossos pecados para que depois que estivermos livres dos tais, não devemos temer ser repreendidos, pagar pelos nossos erros por que assim esta escrito Provérbios 3:12" Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." , e apenas depois de reconhecer que somos "humanos" devemos pensar em ajudar os nossos achim para que se façam livres também das falhas, dos erros, etc.

Os sábios nos dizem que devemos julgar nosso próximo favoravelmente por que assim esta escrito Mateus 7:2"Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. "Lucas 6:37 " Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. "

Um Relato muito conhecido do Talmud conta que um não judeu foi a Rabi Shamai ,e perguntou se ele poderia ensinar-lhe toda a Torah "em um pé so", Shamai mandou-o embora, pois não acreditava em "cursos relâmpago" sobre o judaismo.Então o não judeu foi ate Hilel, que era conhecido por sua paciência e bondade.Hilel não mandou o homem embora e respondeu sua questão do seguinte modo : "Em um pé só, a idéia mais importante do judaísmo é não fazer ao próximo o que não gostaria que fizessem a você.Dessa mesma forma que Hilel disse ao homem, da mesma forma que a torah nos ensina, levítico (19:18) ,devemos agir, devemos amar o nosso próximo, se não gostamos de ser julgados por que julgamos? Devemos ver em nós nossos erros , e reconhecer e perceber que podemos mudar , podemos evoluir, pois somos humanos e não pedras , e não animais , que da mesma forma que nascem , morrerão, mas o Eterno criador de todas as coisas, nos deu a oportunidade de compreender, de aprender , de evoluir, então vamos evoluir , vamos mudar , por que isso é o que Arão fez , "purificou-se ", e é isso que nós temos que almejar e alcançar.

Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'

domingo, 10 de abril de 2011

parashát metsora פרשת מצורע


פרשת מצורע

Parashát Metsorá

Em uma Cidade do interior do Paraná havia um morador que tinha uma má fama , todos os outros moradores diziam que ele era uma velho avarento, "pão duro" , ranzinza , egoísta , antipático, mal- humorado ... etc.
Todos Diziam : quando este velho morrer não irão quatro pessoas para levarem seu caixão!
Havia também nesse lugar um destinto morador cujo curioso costume era de exaltar as qualidades dos falecidos em todos os enterros daquele lugar .Em um belo dia faleceu o nosso primeiro personagem, e pense que velório concorrido, toda cidade estava lá , não pelo velho rabugento, mas sim pra ouvirem o que o outro homem falaria a respeito do que jaz naquele dia.
Chegou o momento de descer o caixão houve um Grande silêncio todos esperavam ansiosos o segundo personagem se pronunciar. Então o homem se levantou , pigarreou e disse:
Coitado assobiava tão bem!

A Parashat Metsorá trata da ritualística a respeito da detecção e purificação da בנגע הצרעת (chaga de lepra) , uma doença espiritual que atacava as residencias , vestes e inclusive as próprias pessoas.
o Judaísmo entende e concorda que a lepra que acontecia entre os בני ישראל (filhos de israel) se originava por punição pelo pecado da לשון הרע (linguá má), ou seja a maledicência.
A lashon hará era um pecado tando de judeus como de gentios. é incrível como muitas pessoas perdem seu tempo cuidando da vida alheia encontrando defeitos nos seus "amigos" que muitas vezes são seus próprios defeitos, (
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".Confúcio.), colocam-se como juízes sobre a sua comunidade pois assim esta escrito,"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Mashiach." Romanos 14:10 .
O livro de Salmos começa dizendo: ... "não te assente na roda dos escarnecedores" David ha mélech já se preocupava como o mal que há em pessoas se unirem para falar da vida alheia em zombar com maldade no coração.
Todos nós independente de nossas falhas (que individualmente devemos reconhecer e buscar teshuvá) possuímos virtudes que ultrapassam nossos defeitos. Que bom seria se nos reuníssemos para enaltecer as qualidades dos nossos irmãos...mesmo que seja no seu velório...



עבר בן ישראל Ever ben Yisrael