domingo, 12 de junho de 2011

פרשת בהעלותך Parashat Behaalotecha


פרשת בהעלותך

Parashat Behaalotecha

Shalom hoje estaremos abordando um aspecto interessante da parashat Behaalotecha , que compreende o texto de Números 8:1 a 12:16 .Esta parashah traz a nós um ensinamento interessantíssimo cujo e de que devemos obedecer incondicionalmente .
Começamos a analisar o texto de Nm:9:21
" Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã, e quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam."
Percebemos que o povo de Yisrael avia de obedecer o mandado do Eterno não importando a hora, ou a circunstancia , quer de dia quer a noite , todos deveriam seguir os mandados de Hashem. Hoje estamos de forma alusiva sob a nuvem do Eterno , ela que nos protege das doenças , da morte, da fome, etc , e da mesma forma devemos fazer a nossa parte , o Eterno lhes dava proteção porém em troca eles deveriam seguir a nuvem , sobre qualquer circunstancia , nós igualmente devemos obedecer, não importando se é dia ou se é noite .
A Brit Hadashah também nos traz alguns ensinamentos nesse aspecto abordado, vejamos o livro de Filipenses 2:14
" Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;"
Devemos fazer as coisas a Hashem de bom grado sem murmurar , sem contendas.Em nossos dias muitos que seguem uma mistvah , mas acusam o próximo de não a seguir , ou mesmo de segui-la da forma errada ou mesmo se vangloria por estar cumprindo a uma mitsvah , ai vem outra qualidade que devemos obter que é a humildade.
Shaul Hashaliach em sua carta aos felipenses capitulo 2 versos 3 e 4 nos dizem assim :
" Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. "
Na atualidade a humildade é algo raro a se encontrar nas pessoas , pois uma grande parte das pessoas almeja ser melhor que as outras para ter o gosto de vangloriar-se , muito ao contrario do que nos ensinam as escrituras. Nossos sábios também falam a respeito desses aspectos no Pirke Avot:
V-14 :
Há quatro espécies de homens . Uns dizem:"o que é meu é meu , e o que é teu é teu ", estes são os mais vulgares, e foi este , segundo dizem, o uso dos habitantes de Sodoma.Outros dizem :"o que é meu é teu e o que é teu é meu", estes são os ignorantes. Os que dizem :"o que é meu é teu, e o que é teu é teu ", são os justos. Os que dizem :"o que é teu é meu , e o que é meu é meu ", são os ímpios.

verso esse parecido com o que Shaul Hashaliach instruía em sua carta aos Filipenses lida anteriormente.
II-9 Raban Iohanan ben Zacái foi discípulo de Hilel e Shamai , e dizia: se aprendeste muito da Lei Divina não julgues esse fato como mérito teu, pois para tal foste criado .

O povo de Yisrael haveria prometido ao Criador do Universo que tudo quando lhes fosse ordenado fariam e obedeceriam conforme Devarim 5:24 (Deuteronômio 5:27 na bíblia).
Devemos copiar os bons exemplos do nosso povo Yisrael como João nos aconselhou em
III João 1:11 " Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. "
Devemos também orar por nossos irmãos para que também alcancem a compreensão da Lei Divina , o amor a sabedoria e também a humildade.
Filipenses 14:9
" E também faço essa oração: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, "
Devemos orar e fazer a mesma petição que David fez a Hashem
Salmos 119:34 "Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. "
Números 9:23 " Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam. "

Aquele que se esforça em cumprir as mitsvot incondicionalmente alcança, sabedoria , paz, alegria, humildade e a Vida Eterna , vamos evoluir, vamos morrer na carne e viver no Espirito , pois a nós , por Yeshua HaMashiach foi nos dado o direito e o dever de obedecermos , tanto de dia quanto a noite, um dia ou um ano, Sejamos todos verdadeiros Tsadikim .



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde