domingo, 5 de junho de 2011

Parashat Nasso פרשת נשא


פרשת נשא
Parashat Nasso

Pois bem hoje vamos analisar a Parashat Nasso a qual logo no seus versículos iniciais encontramos algumas lições de grande valor.
Está Parasha da continuidade a parashat bamidbar onde foram contados os filhos de Israel os quais foram separados em tribos, e é justamente neste fato que devemos prestar Atenção.
Todos segundo suas familia foram contados e aqueles que estavam aptos (como mencionado na parashat bamidbar ) da familia de Levi tiveram suas tarefas a serem seguidas conforme o Eterno lhes ordenara ;
Números 4:31
"Esta, pois, será obrigação do seu cargo, segundo todo o seu ministério, na tenda da congregação: As tábuas do tabernáculo, e os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases; "

Tanto os Guershonitas como os da familia de kehat(Coate) e os da familia de Merari tinham suas tarefas, igualmente nós um povo escolhido por Hashem , todos também devemos ser colaboradores com a "manutenção do Mishkan" alguns foram designados a carregarem cortinas , tábuas, a Arca da aliança , ou até mesmo oficiarem os sacrifícios ou seja todos tinham que subsidiar com benevolência na obra do Eterno .
Hoje em nossos dias são poucos os que almejam colaborar com o serviço da congregação , muitos quando designados fogem do que lhes fora designado , se somos o mesmo povo de Israel porque fazemos obras diferentes as deles? É claro que é importante lembrar das palavras descritas na Brit hadasha
Tessalonicenses 5:21
" EXAMINAI tudo. Retende o bem"
Porque então copiamos o que é mal ? Devemos agir em favor do "corpo" como diria Shaul hashaliach em suas cartas, se cada um dos membros fizer o que lhes fora incumbido o corpo funcionara , mas caso o menos dos membros não funcione , todo corpo sofrera , todos devemos ser colaboradores por menos "importância ou celebridade " que tenha a sua incumbência devemos pois colaborar. Cada um recebera conforme suas obras como está escrito em Números 7:5
"Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu trabalho".

Hoje com Mashiach temos a possibilidade de fazermos mais do que nos fora solicitado, no livro de 1ª Keifa 2:5 (Pedro) aprendemos que devemos fazer sacrifícios espirituais a Hashem por intermédio de Yeshua hamashiach.
" Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Hashem por Yeshua haMashiach. "

Devemos fazer este sacrifício espiritual de bom coração pra que sejam agradáveis "as narinas de HASHEM" , pois aquele que faz apenas aquilo que lhe fora incumbido deve considerar-se servo inútil isso Mashiach falou em uma de suas exortações descritas no livro de Lucas 17:10 "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. "

Vamos fazer parte dos contados de Israel ; vamos fazer o que fora a nós designado, vamos fazer a diferença e fazer mais do que nos fora ordenado pois hoje temos Yeshua como nosso Mashiach.
Sejamos pois todos colaboradores e imitadores de Yeshua HaMashiach.


Yachne ben Avraham Avinu כנ בן אברהם אבינו'




Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde