sexta-feira, 27 de abril de 2012

פרשת שמיני Parashat Shemini




פרשת שמיני
Parashat Shemini


Shalom hoje vamos abordar um tema um pouco diferente que é tentar entender o que certas ações certas mitsvot tem de significado mais profundo.
Eclesiastes 8:1-9 "1 QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
"Levítico 9:6 "E disse Moisés: Esta é a coisa que o SENHOR ordenou que fizésseis; e a glória do SENHOR vos aparecerá."
Certamente esse versículo já é bem claro, ele explica o porque que há tantas mitsvot, o livro de Vayicrah (levítico) é riquíssimo em mitsvot que aos nossos olhos são incompreensíveis.
E essa parashah tem duas icognitas bem peculiares, porque Nabade e Abiú e Uza morreram?
Levítico 10:2 "Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR."
II Samuel 6:7 "Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus."
Esse dois casos estão ligados a obediência, e essa parashah faz questão de enfatizar a necessidade de sermos "limpos", para que se faça diferença entre o "puro e o impuro" entre o obediente e o imprudente.
Levítico 10:7 "Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés."
O que analisamos nesse verso? Mesmo Arão sendo pai daqueles que acabaram de ser fumegados pela ira do Eterno, não poderia sair para chorara a morte de seus filhos, pois ele estava muito conectado com o Kadosh BaruchHu, e não poderia se impurificar, já que HASHEM habitava dentro de seu corpo, Ruach Hakodesh estava sobre ele.
Mas que lições tiramos dessa parashah? Todos esses exemplos nos mostram que sempre deve haver submissão de nossa parte para com o Eterno.
Aqueles que realmente almejam ser um "cohen" para HASHEM, devem coloca-lo acima de tudo conforme o Rabino Yeshuah HaMashiach nos ensina.
Lucas 6:46-48 "46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha."
é sobre isso que que Slomo fala em Eclesiastes 8:1 que devemos ter fundamentos fortes nas mitsvot, pois ai seremos fortes nosso semblante brilhará assim como o de Moshe ... "QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
Lucas 18:29-30"29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna."
Yeshuah HaMashiach nos mostra que isso é vigente nos dias de hoje , segundo a luz da brit Hadashah.
Aquele ato de Arão de colocar o Avodat HASHEM acima de suas preocupações, acima de seu entendimento, mostrou com isso ser um grande sábio, pois aquele como diz o Rabino Yeshuah HaMashiach , aquele que "deixar" seus familiares em prol da avodat HASHEM certamente recebera muitas vezes mais.
á como nossos sábio nos dizem no Tratado Pirke Avot do Talmud " não te glories por conhecer muito da lei divina, pois para tal foste criado". Ou seja não te glories e pense que esta Mitsvah não farei pois sou um tsadik já , devemos sempre colocar o Eterno acima, a frente de nossas preocupações, como diz o "shemah Yisrael"
Devemos ser sábios e sensatos como Arão foi naquele momento,mesmo não compreendendo o sentido da mitsvah a cumpriu, pois colocou o Eterno em primeiro lugar. E é essa função do Cohen. E nós sera que estamos preparados para sermo um Cohen?
O que mais importa para HASHEM não é qual mitsvah e o motivo daquela mitsvah existir, pois não cabe a nós saber, e sim o que importa é que devemos cumpri-las, para fazer diferença entre o Santo e o Profano.
Levítico 10:10 "E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo"


                                                                                                                                              Yachne כנ'

sexta-feira, 20 de abril de 2012

שמיני של פסח Shemini Shel Pessach


שמיני של פסח
Shemini Shel Pessach
Durante a festividade de Pessach tiramos muitas lições, e nesta parashah que encerra pessach não poderia ser diferente.
Logo depois de celebrarmos a nossa libertação daqueles que nos oprimiam, onde o Eterno mostrou seu grande amor e misericórdia por Am Yisrael, pois nós não tínhamos méritos para sermos livres,agora nessa parashah HASHEM requer que nós o imitemos e amemos a todos com grande amor e misericórdia.
Deuteronômio 14:26-29 "26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 
29 Então virá o levita ( pois nem parte nem herança tem contigo ), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. "
Fazendo Remiz desses versos com a vida de nosso povo vemos que eles tem muito em comum.
Vamos analisar o verso 26 " E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;"
Quando Yacov e sua família foram ao Egito eram todos adoradores do Kadosh BaruchHu , e naqueles dias o Eterno abençoou muito aquele povo que adorava com muitas alegria, igualmente o verso 26, que fala sobre a alegria daqueles que teem dinheiro para gastar nas festas, onde ele deve se alegrar, ou seja o Eterno abençoa aqueles que O buscam com alegria, aqueles que lembram e amam Adora-LO.
Mas com o passar dos anos o povo de Yisrael se tornou pobre e escravo no Egito , e acabaram muitas vezes esquecendo do Eterno Nosso D-us , porém assim como no versp 29 o Eterno mesmo por aqueles que não tinham muito para Lhe oferecer em troca, o órfão a viuva, o pobre, pois assim eramos perante HASHEM,  quando escravos no Egito, mesmo assim o Eterno lembrou de seu povo e nos libertou, e essa parashah fala muito sobre isso, daqueles que se colocam, e lembram de seu irmão.
Deuteronômio 15:10-11 "Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão. Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra."
Aqui vemos que o Eterno requer que seu povo seja um povo altruista assim como HASHEM o é, e em conformidade com a haftarah que fala sobre o mashiach vamos ver o que o mashiach fala sobre essa mitsvah.
Isaías:11:3 "E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos."
Marcos 10:17-27 fala sobre um de seus ensinamentos.
"17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. "
Como o Mashiach veio para aperfeiçoar a primeira aliança ele usa um método que Maimonedes descreve em, que é: " se és muito arrogante,e altivo, passe a andar com roupas rasgadas, humilha-te até te tornar humilde verdadeiramente, Moreno o criador do Psicodrama também usa do mesmo método que Yeshuah tentou ensinar à aquele rapaz, Moreno diz que você deve "interpretar" um papel como por exemplo: Se quero ser como Yeshuah,devo fazer,pensar, agir como ele, até o ponto daquilo passar a ser parte de sua personalidade.
Isaías: 11:6 "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará."
Se analisarmos o aspecto moral desse verso baseado nos ensinamentos do Rabino Yeshuah pode-se dizer que no Olam Haba não haverá leões, feras, e sim todos nós para chegar lá devemos alcançar tamanha humildade, esquecer de que somos, poderosos de que somos o "rei da selva" e nos subordinar aos comandos de uma criança qualquer, quando percebermos que entre o rico e o pobre não há diferença, de que na Brit Hadashah intermediada por Yeshuah, deve ser manso, altruísta, humilde para que um pequenino os guie.
Deuteronômio 15:12-15
"12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.
13 E, quando o deixares ir livre, não o despedirás vazio.
14 Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR teu Deus te tiver abençoado lhe darás.
15 E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje te ordeno isso. "
Assim como Yeshuah antes de partir, nos seus últimos momentos de pessach quis ensinar aos seus talmidin através do lava pés , também nessa parashah que encerra pessach o Eterno que nos ensina a sermos humildes, lembrar do desfavorecido, lembrar que outrora eramos escravos em mitsraim, e assim como HASHEM , assim como Yeshuah, devemos ser humildes e favorecer aqueles que não nos favorecem
pelo simples fato de também ser ele um homem criado pelo Kadosh BaruchHu, o qual devemos amar assim como amamos a nós mesmos.
Shalom Lehitraot .



Yachne כנ'

sexta-feira, 13 de abril de 2012

פרשת פסח Parashat Pessach

פרשת פסח
Parashat Pessach


Hoje estaremos falando sobre Pessach que porventura veio a ser um Shabat HaGadol que une o shabat,o sétimo dia, e também o shabat de Pessach Yom tov. Pessach deve ter para nós um sentido muito mais peculiar, muito mais importante para nós, Israli le Brit HaDashah.
Vamos estudar primeiramente o capítulo 12 de Êxodo versículo 21 a seguir:
"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. "
Êxodo 12:5 "O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras."
Hebreus 9:12-14 "12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue do Mashiach, que pelo Ruach HaKodesh se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? "
Com Base nesses versículos vemos porque para nós Pessach é uma festividade peculiar , pois fomos povo escolhido para participarmos da Brit Hadashah, conforme o profeta Jeremias profetizará.
Jeremias 31:31-34 "31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. "
Também temos escritos da Brit Hadashah que falam sobre a nova aliança .(Hebreus 8:8-13 )
Mas qual foi, e como foi a celebração de Pessach seguido por nossos pais?
Êxodo 12:7-9 "7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. "
Êxodo 12:13-14 "13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. 
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. "
João 5:46-47 "46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 
47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras? "
Lucas 22:7-8 "7 Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. 
8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. "
Lucas 22:19-23 "19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 
20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. 
21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. 
22 E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! 
23 E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto. "
Vemos aqui nosso mestre Yeshuah celebrando Pessach com seus Talmidim e explicando a eles a grande importância e o sentido agregado a cerimonia de Pessach, onde ambas deveriam ser lembradas por todos aqueles que participaram do pacto, celebrando a primeira libertação do Egito, e agora, conforme hebreus e jeremias, nossos pecados seriam esquecidos pelo Criador, ou seja, ficamos também livres do pecado.
Vamos analisar mais profundamente as palavras da Torah e compreender o que Pessach nos ensina.
Êxodo 12:1-3 "1 E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família... " o os próximos versículos continuam a falar sobre pessach, mas o que vemos nesses versos iniciais? Vemos que o Eterno cria uma nova Mitsva onde os Bene Yisrael deveriam seguir aquela mitsva.
Êxodo 12:13 "E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. "
Mais uma vez vemos que o sangue do cordeiro salvaria aqueles que o colocassem sobre as vergas das portas, mas hoje temos o sangue do cordeiro? O  que é o sangue?O que é a porta?
Agora começam a fazer sentido as palavras de Jeremias que falou que o Eterno escreveria as leis em tabuas de carne, ou seja, em nossos corações.
O Eterno está ao redor, porém só aquele que coloca o sangue sobre a porta sera poupado, sera salvo.
Também vemos nesses versículos outra interpretação semelhante.
Qual o sentido do Eterno mandar colocar sangue nas vergas das portas? Porque o anjo tem medo de sangue de animais?Certamente que não, o sentido é bem mais profundo e tem a ver com fé e obediência. Se lermos como deveria ser feito o rito vemos que cada família deveria cuidar individualmente de sua salvação, e ajudar aqueles que não tinham acesso, aos dez do mês deveriam separar o cordeiro até o dia 14, quando seria imolado, mais porque?
Se analisarmos simbolicamente por que aquela família deveria estar já com antecedência com o carneiro, antes da grande noite , onde uns seriam salvos e outros não , pois eles deveriam já a partir do dia dez estar preparados, pois o cordeira já estava em seu poder, igualmente nós devemos estar preparados para o Grande dia onde poucos serão salvos e muitos não terão o mesmo destino. O cordeiro e seu sangue não são apenas aquilo que nossos sentidos percebem, mas sim representam o preparo, o esforço, a fé, que devemos ter naquilo que o Eterno tem nos ordenado.E essa era a condição para aqueles que Nele depositavam sua fé.
Pessach não é apenas uma data onde ficamos sem comer chamets, Pessach para nós deve simbolizar aquele ato de fé dos bene Yisrael, que creram que aquele sangue os libertaria, o salvaria da opressão do Egito.
Para nós na Brit Hadasha devemos da mesma forma , com o mesmo preparo, com a mesma fé, crer que o sangue do cordeiro, do Mashiach nos libertará do destruidor que paira sobre nossas casas, também para nós deve simbolizar não só a abstinência de chamets e dos sereais, conforme diz a tradição, mas também todos os preceitos que o Eterno nos incumbiu em sua santa Torah, que deve ser além do preparo a obediência ao Kadosh BaruchHu 
Êxodo 12:23-24 "23 Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. 
24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. "
Mateus 5:17 "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. "(palavras de Yeshuah)

João 6:47-51 "47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. 
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. "
Êxodo 12:28 " E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o SENHOR ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram."
Espero que quando o Grande dia chegar, estejamos preparados, e fassamos tudo que nos foi ordenado, e naquele dia o destruidor passará pela nossa casa e conosco nada acontecerá.
Shalom Chag sameach Pessach! 



Yachne כנ'
  

quinta-feira, 12 de abril de 2012

פרשת צו Parashat Tsav


פרשת צו
Parashat Tsav

O fogo na literatura judaica ou até mesmo na Torah sempre teve um grande simbolismo, inicialmente com Avraham, onde o Eterno se manifestou a ele através da sarça que ardia em fogo.
O fogo tem um significado todo especial pois se assemelha ao Eterno, ele é incorpóreo, ora é fogo ora não é mais, ora é apenas gás, assim como o Eterno que ora não podemos velo porém no momento em que ELE achar necessário se materializa, para que possamos velo, assim como Moshe Rabenu que viu o Eterno pelas costas, o fogo também serve para nos aquecer, assim como aconteceu no deserto durante 40 anos, ou até mesmo para preparar nosso alimento, alguns filósofos ainda dizem que fogo é vida, e se analisar desse ponto de vista vemos que eles tinham razão ao dizer isso.

Levítico 6:12 "O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas"
O que isso quer dizer se analisarmos se nível Remiz ? (alusão, simbologia). Como já dito antes o fogo é de suma importância na vida do homem, e nesse versículo não é diferente. O versículo fala que o fogo não deve ser apagado, certo, mais por que? A Brit Hadashah fala que aqueles que passam pela tevilah passam pelo fogo , e aquele fogo ainda deve arder em nossos corações , pois fogo é "vida" , quando temos fogo em nossos acampamento mantemos as feras selvagens longe, e além disso aquele fogo em dias "frios" nos aquece, ou seja, o fogo afasta as más pessoas, os maus amigos, os maus hábitos, os maus instintos. A Torah  nos diz que o Eterno é como o fogo consumidor, esse  fogo deve arder dentro de nós, pois este fogo jamais deve ser apagado.Mas como manter um fogo acesso por tanto tempo? Levítico 6:12  "... mas o Kohen acenderá lenha nele cada manhã,..." esta é a resposta , só mantem o fogo acesso aquele que toda manha poe lenha para queimar sobre o fogo, assim ele permanecera sempre acesso, e cabe a nós irmos buscar a lenha, madeira na mara para colocar sobre o fogo, ou seja o Eterno é o fogo, ELE disponibilizou o fogo, porém cabe a nós buscarmos o alimento intelectual e espiritual que nos mantem mais perto do Kadosh BaruchHu, e consequentemente esse fogo arderá, o que nos lembra as palavras do grande sábio Hilel no Pirke Avot cap I: 13 "....; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver; e quem se serve da coroa da Lei Divina como um instrumento, perecerá." Com essas palavras de Hilel podemos compreender um pouco melhor o porque da necessidade de cuidar de nossa fogueira ... a primeira parte diz: aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui;  ... aquele que não põe mais lenha para o fogo queimar logo ficara apenas com cinzas e fogo se apagará, a segunda parte diz: quem não se quer instruir não é digno de viver;... quem não procura saber como coletar madeira para alimentar o fogo não é digno de ser aquecido por ele.
Cabe a nós somente a nós pela manha fazermos nossas preces, logo antes de sair de casa para o trabalho, onde estaremos expostos aos perigos da "mata", se perdermos o foco e nos entretermos com os belos animais que ali habitam , podemos acabar esquecendo a nossa missão, de colher madeira e voltar.Quando lembramos de lenha lembramos de árvore, da árvore o papel, do papel o livro do livro o conhecimento do conhecimento o "fogo". A Torah é como se fosse um mapa que quanto mais o estudamos, mais o conhecemos , e o conhecimento da Torah é a mesma coisa , quanto mais estudarmos e andarmos pelo mapa mais perto do tesouro do Eterno estamos para proteger aquele fogo que arde dentro de nós. Todos sabemos que a melhor maneira de manter um fogo acesso e forte é colando sobre ele bastante madeira boa , pois dai não sera um vento que o ira apagar.
Mas todo esse esforço perde seu sentido se não colocarmos sobre ele um sacrifício, já que está é a finalidade, devemos por sobre esse fogo nosso esforço, nosso sacrifício de paz, para que o Eterno nos aceite como cheiro suave, e não deixe que o fogo se apague de dentro de nós , pois fogo é "vida".

Shalom Lehitraot

Yachne כנ'

Vayikrah e o primeiro sacrifício

Vayikrah e o primeiro sacrifício 



O começo do livro de Levítico pode até parecer um tanto desagradável, falando dos tipos de sacrifícios, mas especialmente os que representavam a expiação dos pecados dos homens. Ninguém gosta de falar sobre seus erros, sobre pecados, mas a verdade é que todos precisamos nos sentir perdoados. Não por acaso já vimos muitas cenas de filmes, novelas e da vida real de pessoas que, nos últimos momentos da vida, no leito de morte, pedem perdão a parentes, se arrependem de erros cometidos, etc...
Mas quais foram os primeiros sacrifícios?
Lá, com Adão e Eva a Torah declara que eles estavam nus e não se envergonhavam (Gn 2:25) Não se envergonhavam porque não tinham feito nada de errado, e por isso andavam nus, sem pecado, sem necessidade de se esconderem. Tão logo pecaram, sentiram necessidade de se cobrirem (Gn 3:7) e fizeram uma "roupa" com filhas de figueira. Esqueçamos por um momento a nudez física e os trajes de folhas, mas pensando um pouco mais adiante... toda vez que erramos, nos cobrimos de vergonha, nos escondemos. E isso foi o que eles fizeram, mas uma roupa de figueira não era a cobertura ideal. Mas o que isso tem a ver com sacrifícios de pecados?
A atitude do Eterno, ao protegê-los, cobrindo suas vergonhas. Em Gn 3:21 lemos: “E fez o Senhor D-us a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” Com a túnica de peles, que veio de um sacrifício de animal, HaShem cobre a vergonha deles.
O Eterno não deseja que estejamos envergonhados para sempre, e Ele providenciou o meio pelo qual podemos ter nossa vergonha pelo pecado coberta. Depende somente de nós aceitarmos essa cobertura e proteção que Ele nos proporciona, assim como depende só de nós querermos ficar encobrindo nossos pecados com folhas de figueira. O sacrifício já foi feito, basta a coragem de buscarmos nos cobrir com ele e assim nos livrarmos do peso da culpa e de ficarmos muitas vezes, como Adão e Eva, nos escondendo do Eterno.
Estamos chegando no Seder, no Pessach, é hora de sairmos da escravidão e da prisão do pecado para a liberdade, passando pelo sangue do Cordeiro de D-us, e colocando-o sobre as vergas das portas. É como eu digo muitas vezes: Errar, todo mundo erra, a diferença entre as pessoas está no que ela faz depois do erro cometido. Buscar o perdão divino ou ficar se escondendo. Entenda o que significa o sacrifício pela expiação de pecados e sinta-se abrigado pelo Perdão que só HaShem é capaz de nos proporcionar. 
Parashah extraida do blog: http://www.5livros.blogspot.com.br/

Moshe Ben Yishai

quarta-feira, 21 de março de 2012

פרשת ויקהל / פקודי Parashat Vayakhel/ Pekudei

פרשת ויקהל / פקודי
Parashat Vayakhel/ Pekudei
Shalom , começo o estudo dessa parashah, com algumas perguntas, o sábio guarda a sabedoria apenas para si?Se Guarda, isso é certo?E se não guarda isso é certo?
Êxodo 35:31 " E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,"
No versículo anterior (30) vemos que esta falando sobre Betsalel, o qual naquele momento estava recebendo grande honra, pois assim disse Moshe: Êxodo 35:30 "Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá."
Sem duvidas Betsalel estava  muito contente por ter sido escolhido para fazer todo tipo de obra a HASHEM HAELOHIM, quando lemos no hebraico vemos a riqueza que Betsalel adquiriu naquele momento.
" Vayemale oto Ruach Elohim Bechahmah, bitvunah vedaat uvechol melachah" vers.31
Betsalel passara agora a ter dentro de si a sabedoria, a inteligência, o entendimento vindo diretamento do ETERNO.
O versículo 32 continua dizendo: "E para fazer invenções e ensiná-las aos artífices, para trabalhar em ouro,em prata e em cobre." Este versículo é o foco de nosso estudo.
Pois bem, quando o ETERNO deu tamanha sabedoria ao homem já deixou claro, que o sábio não pode agir com egoismo, não ajudando, e sim, ensinar aquele que almeja ser um artífice.O verso 34 continua dizendo: "E para ensinar dotou seu coração, e o de Aholiab, filho de Achissamach, da tribo de Dan."
Esses dois versículos nos dão uma base para responder a pergunta inicialmente feita, desde o versículo 30 ao 35 vemos com clareza qual seria a finalidade do ETERNO dar a eles tamanha sabedoria. O versículo também fala que eles tinha já o coração sábio, ou seja não eram homens arrogantes e mesquinhos.
Betsalel e Aholiab, não agiram com egoismo, pensando... " ahh eu e Aholiab somos os melhores aqui do acampamento, se nós damos conta de fazer tudo por que vamos ensinar aos outros?..." porém pela sabedoria de seus corações optaram por ouvir o mandado do ETERNO e passaram seu conhecimento, sua sabedoria à aqueles que almejam ajudar, e tinham o coração voltado para isso.
Êxodo 36:1 "ASSIM trabalharam Betzalel e Aholiabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado."
Essa atitude deles nos lembra e muito a atitude de Moshe quando foram escolhidos 70 homens capazes para auxiliar a Moshe, e dois desses homens começaram a profetizar no meio do acampamento, quando o moço de Moshe chega e o avisa do ocorrido como se fosse algo ruim, e Moshe por ter um coração sábio vindo do ETERNO, diz: " quem dera todos pudessem profetizar. " e  é o mesmo caso de Betsalel e Aholiabe, neles habitava Ruach Elohim (espirito de D-us).
O Pirke Avot (Ética do Pais) IV:1 diz " Ben Zoma dizia: A quem se deve chamar sábio? Àquele que aprende com todos os homens, conforme se diz:'de todos os meus mestres recebi ensinamentos e os seus testemunhos são a minha meditação' ......"
Ben Zoma quando disse essas palavras certamente viu-as naqueles homens, os quais ajudaram na construção do Mishcan.
Mas o que se aplica disso hoje em nossos dias?É possível agir desse modo em pleno séc. XXI ? 
Sem Duvida quem sim, porém é necessário que o homem tenha um coração sábio para que consiga aprender de todas as pessoas, para que possa ensinar a todos aqueles que querem aprender. Em muitas empresas isso não acontece, por falta de confiança, por medo de perder sua vaga, mas isso não é verdadeiro, pois aquele que ensina sempre saberá mais do que aquele que esta sentado aprendendo, por mais que eu ensine tudo que sei a alguém, naquele momento que estou passando meu conhecimento passo a ter uma visão mais periférica e profunda do assunto do que aquele aluno que está aprendendo agora aquele assunto, esse é o prazer de ensinar, saber que aquele(a) pessoa é o que é porque você plantou uma semente de conhecimento dentro dela , e isso é incrível.
Tiramos como lição desses dois grandes homens, sábios, que devemos sim compartilhar aquilo que por intermédio do ETERNO veio a nós, pois ELE é o D-es da sabedoria, inteligência, enfim de todas as coisas.
Shalom!

Yachne כנ'

terça-feira, 20 de março de 2012

פרשת כי תשא Parashat Ki Tissa

פרשת כי תשא 
Parashat Ki Tissa
Shalom, hoje abordaremos um assunto cada vez mais "comum" na sociedade na qual estamos inseridos, vamos falar sobre a ira.
Êxodo 32:10" Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação"
Vemos nesse versículo que todos estão sujeitos em algum momento de suas vidas ficarem irados.
A Ira do ETERNO ficou registrada com o que ocorreu naquele dia com o nosso povo.Vemos no versículo 10 que o ETERNO fala a Moshe ou consulta a ele e fala: "Deixa-me..." Visto que aquele povo era o povo de Moshe, mas vamos deixar para falar sobre esse tema em outro estudo, o ponto em questão é a ira, vamos ao livro de Efésios na Brit hadashah 4:26 "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Como entendemos esse versículo? Naquele caso o ETERNO se irou, porém não chegou a cometer o erro, de voltar atrás daquilo que havia prometido aos patriarcas, claro que não somos dignos de fazer tal julgamento , porém foi o argumento que Moshe usou naquele dia. Mas sem duvida que tiramos exemplos lições valiosas desse dia. Até O mais Bondoso, tem o sei momento de ira. Mas então por que se irar é pecado? Se irar não é pecado, e sim a consequência da ira que  traz o pecado, e vemos a sabedoria do individuo de acordo com a maneira que ele lida com isso.
Salmos 4:5"  Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos"
Perturbai-vos, irai-vos e não pequeis... aqui fica bem claro a ideia a qual quero expressar, "falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos" ou seja reflita consigo, e não ofenda a seu irmão.O ETERNO naquele dia fez exatamente isso, mas com um pequeno diferencial, o ETERNO  verbalizou sua ira, e contou a Moshe quais seriam suas ações, e com isso obteve um ótimo resultado.
Êxodo 32:14 " Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."
Esse verso nos mostra o resultado de uma reflexão, temos um grande exemplo de ambas as partes tanto de Moshe quanto do ETERNO, de Moshe por dar um bom concelho, do ETERNO por ouvir o concelho de Moshe. 
Provérbios 9:8-9 "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 
Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina."
A ira tem varias faces e fases, varias maneiras pelas quais é expressada, algumas vezes com ações como seria se não houve reflexão, mas também pode ser verbal.
è Importante lembrarmos o porque Moshe não pode entrar na terra da promessa. Sua ira o afastou de seu objetivo, não aprendeu com o exemplo que o ETERNO  lhe havia dado, não conversou, não verbalizou aquele sentimento, e o transformou em ato, não pediu concelhos, não refletiu, e em consequência disso veio a pecar, por isso o salmista diz "perturbai-vos, e não pequeis.."
Nosso mestre Yeshua Também nos alerta a respeito disso 
Mateus 15:11 "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."
Com todo esse conceito formado fica mais fácil de compreender o que HaMashiach quis dizer com esse versículo,devemos tomar cuidado para que nossa ira não se torne verbal no sentido de ofensas, a nossos achin. O Mashiach continua dizendo "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. "
Essas palavras nos deixam mais claro, o porque do dever da reflexão.
Tiago 3:6-8 "6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 
7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. "
Mas em que se aplicam esses ensinamentos hoje para nós?
Conseguimos perceber a diferença do sábio e do estulto?No primeiro caso temos o ETERNO que antes de exterminar o povo e descumprir com o que haveria prometido, e buscou concelhos. e Nós se quisermos ser sábios devemos ter essa mesma percepção de que no momento de nossa ira, não estamos aptos a tomar decisões, devemos buscar concelhos.
O segundo caso é de Moshe nas águas de Merivá,  por não consultar ou "verbalizar" sua ira, sua dor, acabou pecando contra o ETERNO e perdeu o direito de habitar naquelas terras, prometidas a eles.
Tiramos Grandes lições dessa parashah. Que até o MAIOR do Maiores pode ouvir concelhos de alguém que não é palio a sua altura, que o mais Misericordioso se ira, porém não peca, pois sua sabedoria não o deixa pecar.
Então tomemos como exemplo os acontecimentos, e sejamos sábios.
shalom!


Yachne כנ'


domingo, 18 de março de 2012

Nova Aliança: Yeshua(Jesus) e Seus discípulos não mudam de religião e a Torah continua!



Nova Aliança: Yeshua e Seus discípulos não mudam de religião e a Torah continua!

"Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.." (Mateus 5:17 - BLH)

Que pensam da Nova Aliança?
A maioria dirá: É o Novo Testamento, tendo Jesus como o centro, livre das leis e de costumes ou tradições que nos liguem ao judaísmo. O cristianismo nominal, com sua teologia estruturada em Roma, se considera hoje como os legítimos representantes da Igreja, ficando Israel totalmente descartado como povo de D-us.
Que vem a ser a Antiga Aliança?
É um pacto proposto pelo Eterno com seu povo, que o tirou do Egito, para lhe ser propriedade particular. D-us não fez aliança com nenhum outro povo da Terra, mas mediante condições, abriu-lhes espaço para poderem unir-se ao Seu povo, tomando assim parte nas promessas da aliança.
"Porque eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo." (Lv 11:45)
"E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios." (Ex 6:7).
"Ele declarou-vos a sua aliança, que vos ordenou que guardásseis, isto é, os dez mandamentos; e os escreveu em duas tábuas de pedra." (Dt 4:13).
A Resposta do Povo de Israel:
Êxodo 24:7 E tomou o Livro da Aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos." (Ex 24:7)
Mais tarde, o povo diz a Josué: "Josué 24:24 Disse o povo a Josué: Ao SENHOR, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz. (Js 24:24).
De onde veio esta aliança?
Esta aliança foi originalmente feita com o nosso pai Abraão. O Eterno, cumpriria Sua promessa aos patriarcas de dar-lhes a terra de Canaã e de fazer de sua descendência uma grande nação sobre a terra. Por meio de sua descendência, todas as demais nações seriam abençoadas. {#Gn 17.1-8; 28.13-15},
Gênesis 17:1-8:
"1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.
Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou:

Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.
5 Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.
6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.
Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.
8 Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus.
Em Abraão, as nações seriam abençoadas.
Gênesis 28:14:
" A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra."
"Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra." (At 3:25).
Gênesis 12:1-3:
"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Por que D-us escolheu a Israel?
Por causa de Seu amor, do compromisso assumido com os patriarcas e pela maldade das nações:
"Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terraNão vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito." (Dt 7:6-8)
"Não é por causa da tua justiça, nem pela retitude do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela maldade destas nações o SENHOR, teu Deus, as lança de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó." (Dt 9:5).
"Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (Js 24:15)
"Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses. 33 Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada." (Ex 23:32, 33).
Uma Nova Aliança!
Diante da indiferença de Seu povo, que promessa fez o Eterno e com quem?
1. Jeremias 31:31-34:
"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
33 Farei com que internalizem Minha Torá em todo o seu ser e a gravarei em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. (...) 34 Pois perdoarei sua iniqüidade e não mais lembrarei seu pecado." (Texto das versões Almeida RA e Bíblia Hebraica).
Detalhes:
Aliança diferente da feita no Sinai;

Renovada com Israel e Judá;

Com as leis, escritas no coração;

Serei seu Deus, eles Meu povo;

Todos conhecerão a Adonay e

Traria perdão dos seus pecados.
2. Ezequiel 36:24-28:
"Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.
25 ¶ Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Ezequiel 11:19, 20: Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executemeles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
"Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguirMeus estatutos e cumprir Meus juízos." (Ez 36:27 - Bíblia Hebraica)
Detalhes:
Congregá-los-ia em sua terra;

Os purificaria de seus pecados;

Dar-lhes-ia coração de carne;

Dar-lhes-ia o Seu Espírito;

Os faria guardar a Torah e

Disse-lhes: "Sereis Meu povo e serei vosso Deus"..
3. Joel 2:28, 29:
28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;
até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Detalhes:
Dar ao povo o dom do Espírito Santo;

Todos seriam mensageiros.
Yeshua é mediador desta aliança:
Hebreus 12:24 e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Lucas 22:20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este éo cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
Hebreus 9:15 ¶ Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Como começou a Nova Aliança?
Abandonaram os judeus crentes em Yeshua suas sinagogas, a lei, o templo, a liturgia e os seus costumes?
João, o batista, foi o precursor da primeira vinda do Mashiah. Ele foi a ponte entre a antiga e a nova aliança. Veio anunciando o arrependimento (teshuvah) e a remissão dos pecados dos israelitas, por meio da tevilah (batismo), apresentando-lhes Yeshua como o Messias, o cordeiro de D-us que tirava o pecado do mundo. Os israelitas que recebiam sua palavra, não deixavam o judaísmo e nem de frequentar as sinagogas ou o templo, como veremos mais adiante.
Pela teshuvah (retorno, arrependimento) e tevilah (imersão, batismo), vinha o perdão:
Marcos 1:4 Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque, depois de haver dito: 16Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. (Hebreus 10:15-17).
Para os judeus em geral, aqueles israelitas que seguiam a João e mais tarde, a Yeshua, formavam apenas uma seita entre as demais.
Eram chamados os do "caminho". Receberam também o nome grego de ecclesia, (hb. Kehilat), ou igreja. O distanciamento da kehilat de D-us, da lei (Torah), dos costumes e liturgia do povo israelita e de frequentarem as sinagogas, foi resultado da apostasia que começou a se implantar com a morte dos apóstolos e que teve seu auge no IV século, quando parte dela se uniu ao Estado romano, sob o imperador Constantino.
Note que os profetas citados mencionaram pontos que seriam presentes nos que aceitassem a Nova Aliança.
Veja este: "Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis." (Ez 36:27)
"Porei em vós o Meu espírito, e farei com que saibais seguirMeus estatutos e cumprir Meus juízos." (Ez 36:27 - Bíblia Hebraica)
E mais: "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (Jr 31:33)
Como pode alguém pretender que na Nova Aliança e na Igreja, já não haja mais espaço para as leis do Eterno? A conclusão a que chegamos é que estas organizações denominadas "cristãs", nada tem a ver com a Nova Aliança do Eterno, com Yeshua (Jesus) ou com Sua amada Igreja.
Os membros da Kehilah de Deus, aliançados com Yeshua, além de ter o Espírito Santo e a circuncisão do coração, têm a lei impressa nas mentes, nos corações e andam nos estatutos; guardam e observam os juízos do Eterno, que são itens deste concerto.
"Deuteronômio 30:6 O SENHOR, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o SENHOR, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.
Romanos 2:29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.
Colossenses 2:11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo.
Yeshua e os apóstolos frequentavam o templo e as sinagogas
Esta é uma grande prova de que a Kehilah de D-us, a congregação dos israelitas que abraçaram a Yeshua e a Nova Aliança, não mudaram de religião nem deixaram a Torah e o judaísmo:
Yeshua no templo:
"Marcos 12:35 E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi?
Marcos 14:49 Todos os dias estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes; mas isto é para que as Escrituras se cumpram.
Lucas 19:47 E todos os dias ensinava no templo...
Lucas 21:37 E, de dia, ensinava no templo e, à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras.
Lucas 24:53 E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém!
João 7:28 Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando e dizendo:...
João 10:23 E Jesus passeava no templo, no alpendre de Salomão.
Apóstolos e irmãos no templo:
Atos 2:46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
Atos 3:1 1 ¶ Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Atos 5:21 E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam...
Atos 5:25 E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
Atos 5:42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.
Atos 21:26 Então, Paulo, tomando consigo aqueles varões, entrou, no dia seguinte, no templo, já santificado com eles, anunciando serem cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer em favor de cada um deles a oferta.
Yeshua nas sinagogas:
Mateus 13:54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas?
Marcos 1:21 Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.
Lucas 8:41 E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
João 6:59 Ele disse essas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
João 18:20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.
Mateus 4:23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino,
Lucas 4:15 E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.
Lucas 4:44 E pregava nas sinagogas da Galiléia.
Os apóstolos e irmãos nas sinagogas
Paulo foi designado por D-us para ser apóstolo do gentios, todavia, considerando que a mensagem deveria ser primeiramente anunciada aos israelitas e seu livre trânsito e familiaridade com eles, sempre que chegava em qualquer cidade, procurava a sinagoga.
Atos 13:14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.
Atos 13:15 E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
Atos 13:42 E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
Atos 13:43 E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.
Atos 14:1 E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos.
Atos 17:1 E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
Atos 17:10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Atos 17:17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam.
Atos 18:4 E todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos.
Atos 18:19 E chegou a Éfeso e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.
Atos 18:26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus.
Pergunta: Que estavam fazendo Priscila e Áquila naquela sinagoga? Se o casal tivesse mudado de religiâo, seria normal regressar na sinagoga?
Atos 19:8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.
Atos 9:20 E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus.
Atos 13:5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.
A Igreja também era vista como uma sinagoga: "Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem..." (Tg 2:2).
Pergunta: Por que Paulo e os demais discípulos seguiam visitando as sinagogas? Somente para pregar a Nova Aliança? Como eles se sentiam na sinagoga? Se alguém muda de religião, continua visitando a anterior?
ALIANÇA - Definição
Acordo que Deus, por causa do seu amor {#Dt 7.8-9}, fez com o seu povo. Essa aliança (trato, pacto, contrato, concerto-RC) consiste no seguinte: o Eterno, cumprindo sua promessa aos patriarcas {#Gn 17.1-8; 28.13-15}, era o Deus de Israel, e Israel era o povo do Deus Eterno {#Êx 6.7; 19.4-6}. Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, lhe obedecia {#Dt 7.7-11}. Em cumprimento à palavra profética {#Jr 31.31-34}, Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada pela morte de Cristo {#Mc 14.24; Hb 8.6-13; 9.16-22}. O povo de Deus é perdoado dos seus pecados {#Rm 11.26-27}, recebe bênçãos eternas {#Hb 9.15} e vive uma vida de dedicação a ele {#Hb 10.19-25} e ao seu serviço {#2Co 3.6}.
Seriam Yeshua e Seus apóstolos contra a lei (Torah), contra o povo de Israel e contra o Templo?
Já temos visto que Yeshua e Seus seguidores iam ao Templo e às sinagogas, o que prova que eles nada tinham contra. O "cristianismo" visando afastar seus seguidores do judaísmo, tem feito de tudo para apresentar um Jesus e uma igreja totalmente fora dos seus costumes judeus.
Em Yeshua nos aprendemos e praticamos a Torah, cumprindo a justiça desta por meio da circuncisão de nosso coração.
Romanos 4:11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada),
Romanos 4:13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo nãofoi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Romanos 8:4 para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
O protestantismo tem usado de maneira distorcida as palavras de Paulo, para colocá-lo contra a lei; a mesma atitude dos judeus que queriam matá-lo e que mataram antesa Estevão.
Efésios 2:15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
Colossenses 2:14, 16 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. .. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.
Aqui parece-nos que havia um pressão e implicância dos irmãos judeus sobre os gentios convertidos, o que obrigou Paulo a repreende-los pelo julgamento que faziam.
Se, na verdade, Paulo fosse contra a lei, certamente ele teria sido morto e não poderia ter se defendido brilhantemente como o fez. Ele não iria mentir para se defender. Cabe a nós buscarmos o entendimento correto dos textos acima, pois com certeza devem referir-se ao outra coisa.
Estevão é condenado por falsas testemunhas:
Atos 6:9-13 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. 10 E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. 11 Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés econtra Deus. 12 E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo com ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. 13Apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; 14 porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.
Mesmas acusações contra Shaul
Atos 18:12, 13 Quando, porém, Gálio era procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus, concordemente, contra Paulo e o levaram ao tribunal, 13 dizendo: Este persuade os homens a adorar a Deus por modo contrário à lei.
Atos 28:17 BLH: Três dias depois, Paulo convidou os líderes dos judeus de Roma para se encontrarem com ele. Quando estavam reunidos, ele disse: —Meus irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra os costumes que recebemos dos nossos antepassados. Mesmo assim eu fui preso em Jerusalém e entregue aos romanos.
Atos 24:11 visto poderes verificar que não há mais de doze dias desde que subi a Jerusalém para adorar;
Atos 24:12 e que não me acharam no templo discutindo com alguém, nem tampouco amotinando o povo, fosse nas sinagogas ou na cidade;
Atos 24:13 nem te podem provar as acusações que, agora, fazem contra mim.
Atos 24:14 Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,
Atos 24:17 Depois de anos, vim trazer esmolas à minha nação e também fazer oferendas,
Atos 24:18 e foi nesta prática que alguns judeus da Ásia me encontraram já purificado no templo, sem ajuntamento e sem tumulto,
Atos 24:19 os quais deviam comparecer diante de ti e acusar, se tivessem alguma coisa contra mim.
Atos 24:20 Ou estes mesmos digam que iniqüidade acharam em mim, por ocasião do meu comparecimento perante o Sinédrio,
Atos 24:21 salvo estas palavras que clamei, estando entre eles: hoje, sou eu julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.
Atos 28:17 Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
Atos 25:8 Paulo, porém, defendendo-se, proferiu as seguintes palavras: Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. 9 Então, Festo, querendo assegurar o apoio dos judeus, respondeu a Paulo: Queres tu subir a Jerusalém e ser ali julgado por mim a respeito destas coisas?
Atos 25:10 Disse-lhe Paulo: Estou perante o tribunal de César, onde convém seja eu julgado; nenhum agravo pratiquei contra os judeus, como tu muito bem sabes.

Note que os judeus que criam, seguiam sendo zelosos ou zeladores da Torah:
Atos 21:20 Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei;
Paulo, os profetas e a Torah
Vejam as falsas acusações levantadas contra Paulo:
Ensinar os judeus a apostatarem de Moisés;

Pregar contra a circuncisão, para os judeus;

Ser contra os costumes, a Lei e o Templo.
Atos 21:21 e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei.
Atos 21:24 toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei.
Paulo recomendou sim, a circuncisão de Timóteo, pois este era filho de mãe judia:
Atos 16:1-3 Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego;
dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.
Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego.
Atos 21:28 gritando: Israelitas, socorro! Este é o homem que por toda parteensina todos a serem contra o povo, contra a lei e contra este lugar; ainda mais, introduziu até gregos no templo e profanou este recinto sagrado.
Veja que isto era mais uma fofoca: "Atos 21:29 Pois, antes, tinham visto Trófimo, o efésio, em sua companhia na cidade e julgavam que Paulo o introduzira no templo.
Atos 22:3 Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.
Atos 22:12 Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam.
Mais mentiras contra Paulo:
Atos 24:6 o qual também tentou profanar o templo, nós o prendemos com o intuito de julgá-lo segundo a nossa lei.
Atos 24:14 Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita,assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,
Note:
a) No caminho a que chamavam seita (a kehilah, igreja);
b) Sirvo ao D-us de nossos pais (Abraâo, Isaque e Jacó,
acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas.
Pergunta: Paulo era mesmo contra a Torah?
Atos 25:8 Paulo, porém, defendendo-se, proferiu as seguintes palavras:Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.
Atos 28:23 Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
No Sinédrio, Shaul HaShaliach da provas de que era um cumpridor da Tora.
Ao se desculpar da ofensa que fez ao Sumo Sacerdote, provou respeito pela mitzvah da Torah. Ele poderia pensar: Não estou mais sob a lei; nada tenho a ver com os mandamentos e com a religião, e manter a ofensa. Mesmo estando errado o sumo sacerdote, Paulo pede desculpas:
Atos 22:30 a 23:1-5 No dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões e mandou vir os principais dos sacerdotes e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.
1 E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. 2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. 3 Então, Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada! Tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei e, contra a lei, me mandas ferir? 4 E os que ali estavam disseram:Injurias o sumo sacerdote de Deus? E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
Seria Yeshua e Seus apóstolos contra a lei (Torah), contra o povo de Israel e contra o Templo?
Já temos visto que Yeshua e Seus seguidores iam ao Templo e às sinagogas, o que prova que eles nada tinham contra. O "cristianismo" visando afastar seus seguidores do judaísmo, tem feito de tudo para apresentar um Jesus e uma igreja totalmente fora dos seus costumes judeus.
Em Yeshua nos aprendemos e praticamos a Torah, cumprindo, não apenas a letra, mas a justiça desta por meio da circuncisão de nosso coração.
Yeshua foi um grande Rabi e intérprete. Às interpretações que os sábios dão aos ensinos da Torah, chamamos "midrash" ou midrashim, plural.
A maneira de nosso Mestre entender, muitas vezes era diferente da dos mestres em Israel. Ele visava não a letra, mas a justiça da lei. Ele jamais pecou ou ensinou algo contra a Torah e os fariseus não podiam se contrapor às suas midrashim.
Romanos 4:11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada),
Romanos 4:13 Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo nãofoi feita pela lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Romanos 8:4 para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Yeshua e a Lei
A letra da Torah é importante, mas o que o Eterno queria mesmo é que esta fosse cumprida em sua justiça.
Entendemos que Ele foi um íntérprete da lei, ou seja, tinha a forma correta de cumprí-la. Em momento algum Ele foi contra a Torah, e nenhum dos mestres da época podiam contestá-lo, ainda que discordaseem dEle.
Bastaria que Yeshua não tivesse um argumento convincente e eles o apedrejariam. Mas, Ele sempre os convencia, baruch HaShem!
Exemplo disto foram nos debates respeito à forma de se observar o Shabat. Yeshua curava neste dia. E eles não podiam acusá-lo de pecado. Aliás, Ele jamais pecou.
João 10:31, 32 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
O Shabat
Lucas 13:14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?
16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?
Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam...
Os discípulos de Yeshua prosseguiram observando o Shabat, conforme a Lei:
"Lucas 23:56 E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos e, no sábado, repousaram, conforme o mandamento.
Na Nova Aliança o cumprimento da Torah foi aperfeiçoado. Antes, alguém poderia odiar e desejar matar a outro, ou mesmo arder de desejos lascivos por uma mulher que não a sua, e isto não era visto como pecado, mas veja o que disse Yeshua:
Não matarás!
Mateus 5:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.
Não adulterarás!
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.
Olho por olho e dente por dente
Segue Yeshua: Mateus 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa;
41 e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
O Eterno não queria ver disputas e vinganças infindáveis. Queria fazer-nos entender que, pelo temor de sofrermos uma vingança ou agressão maior, que não brigássemos ou ofendêssemos nosso próximo, mas que o amássemos e usássemos de tolerância. Foi o que ensinou Yeshua, a justiça da Lei.
Odiarás o teu inimigo
Mateus 5: 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E conclui: Mateus 5:48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
A mulher adúltera
No caso da mulher adúltera foi igual. Ele tratou de mostrar a necessidade da misericórdia, pois todos eram pecadores e recomendou o que na verdade a Lei queria: "E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
"...Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. (João 5:5, 10, 11)
Relembro que Yeshua implantou em Israel a Nova Aliança, predita por Jeremias 31:31-34. Nesta, a Lei (Torah) seria gravada nos corações. Se em algum momento Ele ensinasse contra a Lei, seria apedrejado. Nunca puderam apedrejá-lO ou provar algo contra Ele.
Ele não veio abolir ou revogar a Lei e os profetas mas cumprir e ensinar-nos como cumprir verdadeiramente as leis do Eterno:
"Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. (BLH Mateus 5:17).
O amor, a tolerância, o perdão devem se refletir nos seguidores da Torah:
"Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Mateus 22:40 Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Lucas 24:44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Outro Jesus, outro Evangelho
2 Timóteo 3:13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
2 Coríntios 11: 13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Atos 20:29, 30 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que,dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas,para atraírem os discípulos após si.
RA: E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
2 Coríntios 11:4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.
Gálatas 1:6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. 9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

Estudo extraído do site www.israelitas.com.br