פרשת כי תשא
Parashat Ki Tissa
Shalom, hoje abordaremos um assunto cada vez mais "comum" na sociedade na qual estamos inseridos, vamos falar sobre a ira.
Êxodo 32:10" Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação"
Vemos nesse versículo que todos estão sujeitos em algum momento de suas vidas ficarem irados.
A Ira do ETERNO ficou registrada com o que ocorreu naquele dia com o nosso povo.Vemos no versículo 10 que o ETERNO fala a Moshe ou consulta a ele e fala: "Deixa-me..." Visto que aquele povo era o povo de Moshe, mas vamos deixar para falar sobre esse tema em outro estudo, o ponto em questão é a ira, vamos ao livro de Efésios na Brit hadashah 4:26 "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Como entendemos esse versículo? Naquele caso o ETERNO se irou, porém não chegou a cometer o erro, de voltar atrás daquilo que havia prometido aos patriarcas, claro que não somos dignos de fazer tal julgamento , porém foi o argumento que Moshe usou naquele dia. Mas sem duvida que tiramos exemplos lições valiosas desse dia. Até O mais Bondoso, tem o sei momento de ira. Mas então por que se irar é pecado? Se irar não é pecado, e sim a consequência da ira que traz o pecado, e vemos a sabedoria do individuo de acordo com a maneira que ele lida com isso.
Salmos 4:5" Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos"
Perturbai-vos, irai-vos e não pequeis... aqui fica bem claro a ideia a qual quero expressar, "falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos" ou seja reflita consigo, e não ofenda a seu irmão.O ETERNO naquele dia fez exatamente isso, mas com um pequeno diferencial, o ETERNO verbalizou sua ira, e contou a Moshe quais seriam suas ações, e com isso obteve um ótimo resultado.
Êxodo 32:14 " Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."
Esse verso nos mostra o resultado de uma reflexão, temos um grande exemplo de ambas as partes tanto de Moshe quanto do ETERNO, de Moshe por dar um bom concelho, do ETERNO por ouvir o concelho de Moshe.
Provérbios 9:8-9 "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina."
A ira tem varias faces e fases, varias maneiras pelas quais é expressada, algumas vezes com ações como seria se não houve reflexão, mas também pode ser verbal.
è Importante lembrarmos o porque Moshe não pode entrar na terra da promessa. Sua ira o afastou de seu objetivo, não aprendeu com o exemplo que o ETERNO lhe havia dado, não conversou, não verbalizou aquele sentimento, e o transformou em ato, não pediu concelhos, não refletiu, e em consequência disso veio a pecar, por isso o salmista diz "perturbai-vos, e não pequeis.."
Nosso mestre Yeshua Também nos alerta a respeito disso
Mateus 15:11 "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."
Com todo esse conceito formado fica mais fácil de compreender o que HaMashiach quis dizer com esse versículo,devemos tomar cuidado para que nossa ira não se torne verbal no sentido de ofensas, a nossos achin. O Mashiach continua dizendo "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. "
Essas palavras nos deixam mais claro, o porque do dever da reflexão.
Tiago 3:6-8 "6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. "
Mas em que se aplicam esses ensinamentos hoje para nós?
Conseguimos perceber a diferença do sábio e do estulto?No primeiro caso temos o ETERNO que antes de exterminar o povo e descumprir com o que haveria prometido, e buscou concelhos. e Nós se quisermos ser sábios devemos ter essa mesma percepção de que no momento de nossa ira, não estamos aptos a tomar decisões, devemos buscar concelhos.
O segundo caso é de Moshe nas águas de Merivá, por não consultar ou "verbalizar" sua ira, sua dor, acabou pecando contra o ETERNO e perdeu o direito de habitar naquelas terras, prometidas a eles.
Tiramos Grandes lições dessa parashah. Que até o MAIOR do Maiores pode ouvir concelhos de alguém que não é palio a sua altura, que o mais Misericordioso se ira, porém não peca, pois sua sabedoria não o deixa pecar.
Então tomemos como exemplo os acontecimentos, e sejamos sábios.
shalom!
Yachne כנ'
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde