terça-feira, 20 de março de 2012

פרשת כי תשא Parashat Ki Tissa

פרשת כי תשא 
Parashat Ki Tissa
Shalom, hoje abordaremos um assunto cada vez mais "comum" na sociedade na qual estamos inseridos, vamos falar sobre a ira.
Êxodo 32:10" Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação"
Vemos nesse versículo que todos estão sujeitos em algum momento de suas vidas ficarem irados.
A Ira do ETERNO ficou registrada com o que ocorreu naquele dia com o nosso povo.Vemos no versículo 10 que o ETERNO fala a Moshe ou consulta a ele e fala: "Deixa-me..." Visto que aquele povo era o povo de Moshe, mas vamos deixar para falar sobre esse tema em outro estudo, o ponto em questão é a ira, vamos ao livro de Efésios na Brit hadashah 4:26 "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Como entendemos esse versículo? Naquele caso o ETERNO se irou, porém não chegou a cometer o erro, de voltar atrás daquilo que havia prometido aos patriarcas, claro que não somos dignos de fazer tal julgamento , porém foi o argumento que Moshe usou naquele dia. Mas sem duvida que tiramos exemplos lições valiosas desse dia. Até O mais Bondoso, tem o sei momento de ira. Mas então por que se irar é pecado? Se irar não é pecado, e sim a consequência da ira que  traz o pecado, e vemos a sabedoria do individuo de acordo com a maneira que ele lida com isso.
Salmos 4:5"  Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos"
Perturbai-vos, irai-vos e não pequeis... aqui fica bem claro a ideia a qual quero expressar, "falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos" ou seja reflita consigo, e não ofenda a seu irmão.O ETERNO naquele dia fez exatamente isso, mas com um pequeno diferencial, o ETERNO  verbalizou sua ira, e contou a Moshe quais seriam suas ações, e com isso obteve um ótimo resultado.
Êxodo 32:14 " Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."
Esse verso nos mostra o resultado de uma reflexão, temos um grande exemplo de ambas as partes tanto de Moshe quanto do ETERNO, de Moshe por dar um bom concelho, do ETERNO por ouvir o concelho de Moshe. 
Provérbios 9:8-9 "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 
Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina."
A ira tem varias faces e fases, varias maneiras pelas quais é expressada, algumas vezes com ações como seria se não houve reflexão, mas também pode ser verbal.
è Importante lembrarmos o porque Moshe não pode entrar na terra da promessa. Sua ira o afastou de seu objetivo, não aprendeu com o exemplo que o ETERNO  lhe havia dado, não conversou, não verbalizou aquele sentimento, e o transformou em ato, não pediu concelhos, não refletiu, e em consequência disso veio a pecar, por isso o salmista diz "perturbai-vos, e não pequeis.."
Nosso mestre Yeshua Também nos alerta a respeito disso 
Mateus 15:11 "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."
Com todo esse conceito formado fica mais fácil de compreender o que HaMashiach quis dizer com esse versículo,devemos tomar cuidado para que nossa ira não se torne verbal no sentido de ofensas, a nossos achin. O Mashiach continua dizendo "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. "
Essas palavras nos deixam mais claro, o porque do dever da reflexão.
Tiago 3:6-8 "6 A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 
7 Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 
8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. "
Mas em que se aplicam esses ensinamentos hoje para nós?
Conseguimos perceber a diferença do sábio e do estulto?No primeiro caso temos o ETERNO que antes de exterminar o povo e descumprir com o que haveria prometido, e buscou concelhos. e Nós se quisermos ser sábios devemos ter essa mesma percepção de que no momento de nossa ira, não estamos aptos a tomar decisões, devemos buscar concelhos.
O segundo caso é de Moshe nas águas de Merivá,  por não consultar ou "verbalizar" sua ira, sua dor, acabou pecando contra o ETERNO e perdeu o direito de habitar naquelas terras, prometidas a eles.
Tiramos Grandes lições dessa parashah. Que até o MAIOR do Maiores pode ouvir concelhos de alguém que não é palio a sua altura, que o mais Misericordioso se ira, porém não peca, pois sua sabedoria não o deixa pecar.
Então tomemos como exemplo os acontecimentos, e sejamos sábios.
shalom!


Yachne כנ'


Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde