quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vayikrah e o primeiro sacrifício

Vayikrah e o primeiro sacrifício 



O começo do livro de Levítico pode até parecer um tanto desagradável, falando dos tipos de sacrifícios, mas especialmente os que representavam a expiação dos pecados dos homens. Ninguém gosta de falar sobre seus erros, sobre pecados, mas a verdade é que todos precisamos nos sentir perdoados. Não por acaso já vimos muitas cenas de filmes, novelas e da vida real de pessoas que, nos últimos momentos da vida, no leito de morte, pedem perdão a parentes, se arrependem de erros cometidos, etc...
Mas quais foram os primeiros sacrifícios?
Lá, com Adão e Eva a Torah declara que eles estavam nus e não se envergonhavam (Gn 2:25) Não se envergonhavam porque não tinham feito nada de errado, e por isso andavam nus, sem pecado, sem necessidade de se esconderem. Tão logo pecaram, sentiram necessidade de se cobrirem (Gn 3:7) e fizeram uma "roupa" com filhas de figueira. Esqueçamos por um momento a nudez física e os trajes de folhas, mas pensando um pouco mais adiante... toda vez que erramos, nos cobrimos de vergonha, nos escondemos. E isso foi o que eles fizeram, mas uma roupa de figueira não era a cobertura ideal. Mas o que isso tem a ver com sacrifícios de pecados?
A atitude do Eterno, ao protegê-los, cobrindo suas vergonhas. Em Gn 3:21 lemos: “E fez o Senhor D-us a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” Com a túnica de peles, que veio de um sacrifício de animal, HaShem cobre a vergonha deles.
O Eterno não deseja que estejamos envergonhados para sempre, e Ele providenciou o meio pelo qual podemos ter nossa vergonha pelo pecado coberta. Depende somente de nós aceitarmos essa cobertura e proteção que Ele nos proporciona, assim como depende só de nós querermos ficar encobrindo nossos pecados com folhas de figueira. O sacrifício já foi feito, basta a coragem de buscarmos nos cobrir com ele e assim nos livrarmos do peso da culpa e de ficarmos muitas vezes, como Adão e Eva, nos escondendo do Eterno.
Estamos chegando no Seder, no Pessach, é hora de sairmos da escravidão e da prisão do pecado para a liberdade, passando pelo sangue do Cordeiro de D-us, e colocando-o sobre as vergas das portas. É como eu digo muitas vezes: Errar, todo mundo erra, a diferença entre as pessoas está no que ela faz depois do erro cometido. Buscar o perdão divino ou ficar se escondendo. Entenda o que significa o sacrifício pela expiação de pecados e sinta-se abrigado pelo Perdão que só HaShem é capaz de nos proporcionar. 
Parashah extraida do blog: http://www.5livros.blogspot.com.br/

Moshe Ben Yishai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde