quarta-feira, 21 de março de 2012

פרשת ויקהל / פקודי Parashat Vayakhel/ Pekudei

פרשת ויקהל / פקודי
Parashat Vayakhel/ Pekudei
Shalom , começo o estudo dessa parashah, com algumas perguntas, o sábio guarda a sabedoria apenas para si?Se Guarda, isso é certo?E se não guarda isso é certo?
Êxodo 35:31 " E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,"
No versículo anterior (30) vemos que esta falando sobre Betsalel, o qual naquele momento estava recebendo grande honra, pois assim disse Moshe: Êxodo 35:30 "Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá."
Sem duvidas Betsalel estava  muito contente por ter sido escolhido para fazer todo tipo de obra a HASHEM HAELOHIM, quando lemos no hebraico vemos a riqueza que Betsalel adquiriu naquele momento.
" Vayemale oto Ruach Elohim Bechahmah, bitvunah vedaat uvechol melachah" vers.31
Betsalel passara agora a ter dentro de si a sabedoria, a inteligência, o entendimento vindo diretamento do ETERNO.
O versículo 32 continua dizendo: "E para fazer invenções e ensiná-las aos artífices, para trabalhar em ouro,em prata e em cobre." Este versículo é o foco de nosso estudo.
Pois bem, quando o ETERNO deu tamanha sabedoria ao homem já deixou claro, que o sábio não pode agir com egoismo, não ajudando, e sim, ensinar aquele que almeja ser um artífice.O verso 34 continua dizendo: "E para ensinar dotou seu coração, e o de Aholiab, filho de Achissamach, da tribo de Dan."
Esses dois versículos nos dão uma base para responder a pergunta inicialmente feita, desde o versículo 30 ao 35 vemos com clareza qual seria a finalidade do ETERNO dar a eles tamanha sabedoria. O versículo também fala que eles tinha já o coração sábio, ou seja não eram homens arrogantes e mesquinhos.
Betsalel e Aholiab, não agiram com egoismo, pensando... " ahh eu e Aholiab somos os melhores aqui do acampamento, se nós damos conta de fazer tudo por que vamos ensinar aos outros?..." porém pela sabedoria de seus corações optaram por ouvir o mandado do ETERNO e passaram seu conhecimento, sua sabedoria à aqueles que almejam ajudar, e tinham o coração voltado para isso.
Êxodo 36:1 "ASSIM trabalharam Betzalel e Aholiabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado."
Essa atitude deles nos lembra e muito a atitude de Moshe quando foram escolhidos 70 homens capazes para auxiliar a Moshe, e dois desses homens começaram a profetizar no meio do acampamento, quando o moço de Moshe chega e o avisa do ocorrido como se fosse algo ruim, e Moshe por ter um coração sábio vindo do ETERNO, diz: " quem dera todos pudessem profetizar. " e  é o mesmo caso de Betsalel e Aholiabe, neles habitava Ruach Elohim (espirito de D-us).
O Pirke Avot (Ética do Pais) IV:1 diz " Ben Zoma dizia: A quem se deve chamar sábio? Àquele que aprende com todos os homens, conforme se diz:'de todos os meus mestres recebi ensinamentos e os seus testemunhos são a minha meditação' ......"
Ben Zoma quando disse essas palavras certamente viu-as naqueles homens, os quais ajudaram na construção do Mishcan.
Mas o que se aplica disso hoje em nossos dias?É possível agir desse modo em pleno séc. XXI ? 
Sem Duvida quem sim, porém é necessário que o homem tenha um coração sábio para que consiga aprender de todas as pessoas, para que possa ensinar a todos aqueles que querem aprender. Em muitas empresas isso não acontece, por falta de confiança, por medo de perder sua vaga, mas isso não é verdadeiro, pois aquele que ensina sempre saberá mais do que aquele que esta sentado aprendendo, por mais que eu ensine tudo que sei a alguém, naquele momento que estou passando meu conhecimento passo a ter uma visão mais periférica e profunda do assunto do que aquele aluno que está aprendendo agora aquele assunto, esse é o prazer de ensinar, saber que aquele(a) pessoa é o que é porque você plantou uma semente de conhecimento dentro dela , e isso é incrível.
Tiramos como lição desses dois grandes homens, sábios, que devemos sim compartilhar aquilo que por intermédio do ETERNO veio a nós, pois ELE é o D-es da sabedoria, inteligência, enfim de todas as coisas.
Shalom!

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde