terça-feira, 28 de agosto de 2012

פרשת שופטים Parashat Shoftim

פרשת שופטים
Parashat Shoftim
" Shoftim veshoftrim titen lecha " "Juizes e policiais designarás para ti ".
Essa parashah é muito rica em assuntos, leis, e estatutos, e quando eu estava lendo a parashah anotei alguns versos que me chamaram a atenção, e agora na hora de escrever a parashah percebi algo muito interessante, sem saber eu anotei uma sequência que concomitantemente todos os versos seguem uma ordem, que são os versos de Devarim (deuteronômio) 17:18-20 , 18: 15-19 , 19:18-21 , 20:19-20 , se analisarmos o intervalo dos versos somados dão 10, ou seja , o mesmo número de leis dadas no monte Sinai.E analisando essas ligações me perguntei o que esses versos tem em comum, será que eles tem alguma ligação?
Respectivamente os subtítulos dos versos seriam mais o menos assim: " Torah, Mashiach, Falso testemunho, Arvore."
Tudo na Torah tem ligação e um porque de sua disposição de escrita , e esse é um dos motivos dela ser escrita em um único pergaminho, então vamos ao estudo!
Com um título tão forte desse, Shoftim, essa parashah inevitavelmente deveria falar do maior dos shoftim, do Mashiach, e é sobre o Mashiach que iremos falar hoje.
Logo nos primeiros versos da parashah vemos o verso falando sobre um rei Devarim 17:15 "Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos. "
O qual deveria ser um irmão deles , um rei modesto, que não tivesse muitos cavalos, que não se deixa-se levar pelos prazeres da luxuria conforme Maimônides nos ensina, que não fosse avarento, que não multiplicasse para sí ouro e prata, este seria um rei segundo o Coração de HASHEM. E logo depois no capítulo 18:15-19 de Devarim vem falando sobre o Mashiach, seria coincidência ou uma indicação de como deveria ser também o Mashiach? Certamente é uma indicação de como deveria ser o Mashiach, pois o que é o Mashiach se não um rei ? Ou   seja o Mashiach também deveria seguir as prescrições de como deveria ser um rei segundo o coração do Eterno , um rei cujos atos deveriam ser com modéstia, não possuir muitos cavalos, sem luxuria sem avareza, e ter a Torah em seu coração, assim como era ordenado ao rei que escreve a sua Torah a próprio punho, para que lembrasse de que aquelas palavras eram para si, esses seriam alguns pré requisitos para o Mashiach, então analisemos alguns versos Matitiahu 1:1-17 que fala a respeito a genealogia do Mashiach Yeshuah, que nos mostram um dos requisitos de que o Mashiach deveria ser dentre os Yisraelim e o Mashiach da casa de David Hamelech 
 "1 LIVRO da geração de  Yeshua HaMashiach, filho de Davi, filho de Abraão. 
2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.
12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
15 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Yeshua, que se chama o Messias.
17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até o Mashiach, catorze gerações."
Matitiahu 4:8-10 nos mostra que Yeshuah era um homem sem avareza "8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Yeshua: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. "
Matitiahu 6:19-21 "19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. "
Zacarias 9:9 "9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. " Matitiahu 21:5-7"5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima."

Desde criança Yeshua HaMashiach já possuía a a Torah em seu coração Lucas2:46-47 "46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. "
Vemos ai versos que nos mostram algumas das qualidades de Yeshuah que são condizentes com o que a Torah e os Profetas nos falaram a respeito do Mashiach.
Yeshua fala em um de seus midrashim  exatamente o que a parashah Shoftim vem a nos ensinar nos versos de Devarim respectivamente 20:19-20 , 19:18-21
Matitiahu 12:33-37 "33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado."

Com esse pequeno e breve estudo possamos confirmar ainda mais a nossa Fé no Mashiach Ben David, Yeshua HaMashiach. claro que se fossemos discorrer sobre todas as profecias e citações da Torah e dos profetas teríamos ainda mais como comprovar a veracidade dos fatos, porém deixamos para um outro estudo, que já esta sendo desenvolvido.
Agradeço ao Eterno por me dar a compreensão para escrever essas palavras!



Yachne כנ'

פרשת ראה Parashat Reeh

פרשת ראה
Parashat Reeh

Hoje vamos falar a respeito do Yetser hara ve yetser hatov, a boa inclinação, ou instinto, e a má inclinação.
I Corintios 10:13 " Não veio sobre vós tentação , senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
Deuteronômio 11:26-28 : 
"26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; 
27 A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando;
28 Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. "
O texto de Devarim (Deuteronômio) em sue nível mais o aparente o nível peshat fala a respeito das mitsvot, porém se analisarmos seu nível remiz podemos obter mais proveito das palavras da Torah. O que é benção o que é maldição? Ludicamente podemos dizer que elas são a causa das bençãos e maldições, ou seja estão diretamente ligadas ao yetser hara ve yetser hatov!
Deuteronômio 11:29-31
      "9 E será que, quando o SENHOR teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
30 Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
31 Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o SENHOR vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis. "
Vocês devem atravessar o Yarden (jordão), assim diz o texto, porque?
Quando lembramos de um rio , para alguns é sinônimo de tranquilidade e de paz, porém para os Bene Yisrael o Yarden não o era, pois era o que estava lhes "atrapalhando" Lhes "impedindo" de alcançar sua recompensa.
Nós hoje não precisamos atravessar um rio, mas sim devemos derrotar nosso yetser hara, que se analisarmos é o que nos impede de alcançarmos a plenitude, e nossa recompensa.( para compreender melhor esse comentário vide sefer sheni 7º cap. livro de Maimônides)
Para  atravessar  um rio rio é preciso cuidado, pois se o deixar nos levar por sua correnteza rapidamente morreremos, para aqueles que são desmotivados é uma tarefa difícil atravessar o rio pois logo desistem sendo assim acabam a suicidar-se, nós quando entramos numo rio estamos em desvantagem , pois somos um em meio a uma imensidão de águas,para onde nadarmos a água estará a espreita para nos afogar e assim é nosso yetser hara. Nossos sábio nos advertem a não darmos ouvidos ao yetser hara porém o yetser hara é mui sagaz, não importa o que lhe digamos ele sempre estará a espera com novas dúvidas e questionamentos.
(vide hovot halevevot)
Deuteronômio 12:8 " Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos."
Devemos dar ouvidos a nossos sábios quando nos advertem das armadilhas de nosso yetser hara.
Deuteronômio 13:10 "E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; "
Avot IV:1  " a quem se deve considerar forte?Àquele que sabe vencer suas paixões..." Quando agimos dessa maneira , a qual a Torah nos ensina, seremos grandemente recompensados nesse mundo e no outro
( Deuteronômio 15:5-6)
II Timóteo 2: 15-23 "15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como trabalhador  que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniqüidade.
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso de ADONAI, e preparado para toda a boa obra.
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam a ADONAI.
23 E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. "

Que saibamos atravessar o Yarden, e tenhamos êxito nessa nossa missão!



Yachne כנ'

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

פרשה עקב Parashat Ekev

 פרשה עקב
Parashat Ekev 
 
Deuteronômio 8:2-5 "2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus."
Ao ler esses versos lembro-me de um midrash contado pelo nosso mestre Yeshua HaMashiach 
Mateus 18:23-35 "23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
O que esse midrash tem a ver com a parashah de hoje?
Vemos que nos dois casos nos arremetem a lembrar-mos do que nos aconteceu, para que façamos ou para que não o façamos, é justamente isso que eu quero enfatizar !
Quando lemos o texto de Devarim vemos e somos obrigados a nos lembrar de nossos maus atos, assim como está escrito "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim." (Salmos 51:3) Mas por que é tão importante não nos esquecermos de nossos maus atos? Um dos princípios básicos  é pelo fato de quando nos lembramos de um mau ato cometido, sentimos remorso, ou pelo menos deveríamos sentir, o que nos leva ao arrependimento e o arrependimento ao perdão, HASHEM está como se fosse o Rei do midrash de Yeshuah, viu a falha do povo, o tentou, humilhou para que aprendessem com seus erros, assim como aqueles escravos em mitzraim (Egito)foram testados assim como descreve o versículo, mas o mais importante não era o castigo Divino, mas sim que eles deveriam sempre se lembrar quão pequenos somos diante de HASHEM, no quinto portal do livro Hovot halevevot nos diz o seguinte em uma de suas citações " como posso condenar e humilhar alguém cuja atitude com Deus em seu coração e sua mente desconheço?Mesmo que seus atos pareçam reprováveis, no seu íntimo podem não ser o que aparentam. Ainda que nossos profetas tenham repreendido seus contemporâneos, fizeram-no com a permissão do Criador, que olhou dentro dos corações humanos e viu seus pensamentos malignos. Mas não está dentro da minha capacidade mental e emotiva calcular o que se passa no âmago do próximo. A qualidade interior da outra pessoa pode ser melhor do que imagino e melhor que a minha aos olhos de Deus. Ainda que as intenções externas dos outros pareçam más, a causa disto pode ser a ignorância dos deveres para com o Criador .Eles tem portanto uma desculpa a mais do que eu, pois o Criador exige o comportamento do homem de acordo com seu nível de conhecimento. O meu portanto é mais censurável que o da pessoa que quis reprovar, porque uma falha minha na prática religiosa será mais severa aos olhos do Altíssimo que as desta pessoa, que desconhece os caminhos de Deus. Ela O desobedece por ignorância ou inadvertência, enquanto eu O desobedeço consciente e deliberadamente".É desta maneira que HASHEM quer que nos coloquemos diante dELE e diante de nossos chaverim, com humildade, pois assim  nossos sábios nos instruem no tratado avot " sê humilde muito humilde pois sua esperança é servir de comida aos vermes".
 
Espero que possamos sempre nos lembrar dessas palavras e segui-las como um código de ética para com HASHEM.
Shalom!
 
 
Yachne כנ'

 
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

פרשה ותתחנן Parashat Vaetchanan


פרשה ותתחנן
Parashat Vaetchanan
Shalom, esta parashah fala muito a respeito do ensinamento,  e é sobre isso que iramos falar hoje:
Deuteronômio 4:6-9  "6  Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
7  Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
8  E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?
9  Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Logo nos primeiros versos dessa parashah vemos quão maravilhosa é a Torah!
Hoje vivemos em dias em que "tempo é dinheiro", onde as grandes industrias colocam um funcionário da linha de produção para executar apenas uma tarefa, com o intuito de com a prática venha a poupar tempo, e executar com maior perfeição, porém só chegara a esse nível com a repetição inúmeras vezes , e é isso que o Eterno viu em Avraham e é isso que o Eterno almeja ver em nós. A parashah fala inúmeras vezes sobre a importância de ensinar aos filhos, aos netos, etc...
Deuteronômio 4:9 "Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Nós tendemos a esquecer as coisas boas com muita facilidade, porém isso é como se pode dizer "anti-Torah" pois a Torah existe para que jamais esqueçamos da lei do Eterno, para que não precisemos "ir aos céus , ou além do mar" para a lermos , para lembrarmos quão bom é o Eterno em nos dar suas mitsvot, mais por que?
Salmos 119:97-104  "97  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98  Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
99  Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100  Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101  Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102  Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103  Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
104  Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho."

Por que David Hamelech fala isso, que é mais sábio ...?
Nós somos um povo até hoje, pelo simples fato de sempre termos nossos princípios a se  seguir ,  a nossa Torah, ao contrario de muitos povos que sempre mudam no que acreditam, sendo assim tudo que seus antepassados viveram para eles de nada valeu,as nações são como animais selvagens, que quando morrem tudo aquilo que ele viveu, todas as suas "técnicas" de caça morre com ele, pois não tem como passar as gerações seguintes, porém nós temos a Torah. Porém se nós não seguirmos os concelhos que nela escritos estão somos semelhantes aos goyim, animais sem rumo.
Deuteronômio 6:24-25 "24  E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25  E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado."
Isaias 40: 13-14 "13  Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
14  Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?"
Vemos aqui mais uma vez falando sobre o ensinamento, e o valor dele, e nos perguntamos mas por que enfatizar tanto esse aspecto? Vemos aqui no texto da Haftarah : Quem é o instrutor de HASHEM? Ou seja há alguém maior que HASHEM para Lhe ensinar? Se analisarmos profundamente o verso o que podemos aprender? Que aquele que ensina se assemelha a HASHEM, pois d'Ele provem todo o conhecimento, pois ELE é o Grande professor , HASHEM nos fez sua Imagem e semelhança, por isso escolheu um povo que preserva a essência de Adam, um povo que preserva o valor da educação e do ensino.
Isaias 40:8 "Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."


Yachne כנ'

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

פרשת דברים Parashat Devarim

פרשת דברים
Parashat Devarim
Deuteronômio 3:3-7 "3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum. 
4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.
5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.
6 E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.
7 Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós por presa. "
Shalom , nesses versos vemos o que Am Yisrael deveria fazer para alcançar o êxito e obter sua herança, que no caso era derramar muito sangue.HASHEM ordenava que matassem a todos, homens, mulheres e crianças , percebemos o amor do povo pelas ordenanças de HASHEM, eram homens decididos a vida ou a morte , nós brasileiros diríamos "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" . Pinchas também era um exemplo nesse aspecto e era dessa forma que mostravam a sua Kavana , porém nós hoje o que fazemos para demostrar nossa Kavana?
Qual foi o povo que entrou na terra da promessa? Foi um povo que os gigantes estremeciam quando ouviram a sua chegada, pois sabiam que o amor pelo que acreditavam, a sua kavana era tão grande que aquele que se opusesse a eles seriam "lambidos" como a vaca come o pasto.Vemos uma kavana admirável. E nós o que fazemos para demostrar nossa kavana?
"Shamai dizia:Seja o estudo da Lei Divina a tua principal preocupação; fala pouco e faz muito;.."  (Avot I:15)
Com essas palavras de Shamai devemos nos perguntar, cadê a minha kavana? Que sou eu?
Muitos homens  deram suas vidas em prol de seu amor ao Eterno, iam a guerra , lutavam contra gigantes os quais suas camas era de 4metros de comprimento e 1,80 de largura, e muitos de nós não é capaz de dedicar sequer 15 minutos ao estudo da Torah e eu lhes pergunto cadê a nossa Kavana?
Será que somos dignos de entrarmos na terra da promessa e recebermo nossa herança?
Hebreus 3:12-13 "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 
13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; "
Salmos 95:8-11 "8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
11 A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso. "
Devemos tomar cuidado para não cairmos nos mesmos erros de nossos pais, como diz o ditado "Errar é humano, persistir no erro é idiotice"
Salmos 95:6-7 "6 Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, "
Espero que essas palavras nos despertem da dureza e do "sono" de nosso coração, e mostremos a HASHEM que o amamos de todo coração de toda a alma. Bene Yisrael tenhamos mais kavana!!



Yachne כנ'

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

פרשת מטות / מסעי Parashat Matot / Masei

פרשת מטות / מסעי
Parashat Matot/Masei

Números 31:1-2 "E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo:
 Pelo bem do povo de Yisrael, vingue-se dos Midyanim. Depois disso você será unido ao seu povo. "

Shalom ! Vemos aqui o Eterno falando mais uma vez com Moshe rabenu e lhe disse o que deveria ser feito para o bem do povo de Yisrael, e o que o povo fez?
Números 31:13-17 "13 Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial.
14 E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15 E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o SENHOR no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do SENHOR.
17 Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. "
Mas nos perguntamos porque Moshe se irou, os comandantes foram bondosos, foram piedosos, deixaram viver as mulheres e crianças, nós não compreendemos pois a maior parte de nós hoje é igual a eles, Bachia Ibn Pacuda o grande sábio disse: " é igualmente difícil retificar um pecado com o qual o indivíduo está acostumado sendo ele uma segunda natureza sua é difícil de renunciar, como está escrito: " Eles treinaram suas linguas para dizer falsidade e se acostumaram a agir perversamente " (jeremias 9:4) " Pode o Etíope mudar a cor de sua pele ou o leopardo remover suas manchas?E você, que acostumou ao pecado, poderá mudar seus caminhos?" (Ibid, 13:23) " (Hovot Halevevot pg.244)
Com esse comentário fica mais claro para nós compreendermos o porque o povo fez aquilo, e porque Moshe se irou, sendo ele a voz de HASHEM naqueles dias. O povo estava tão habituado com o pecado, com as mulheres dos midyanim que ao menos se deram conta que estavam prestes a cair novamente, Moshe rabenu como líder dos bene Yisrael certamente compreendia esse princípio.
Hoje não conquistamos povo, ou os fazemos escravos , mas também cometemos as mesmas falhas dos bene Yisrael naquela ocasião , pois o mesmo Yetser hara que morava entre eles, permeia ate os dias de hoje.E qual foi o erro ou pecado deles? Poupar vidas?
Certamente, poreém não com essa ótica. Foi buscar a satisfação pessoal, dar ouvidos ao Yietser hara, sem se importar se aquilo era da vontade de HASHEM. Eles estavam mais preocupados com os despojos e com as mulheres, do que com o seu "próprio bem", que era segundo HASHEM, se vingar dos Midyanim.Mais como entender isso? Raban Gamliel, filho de Rabi Yehuda Ha-Nassí dizia : Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)
O homem cujo coração cobiça os prazeres deste mundo e nisto emprega seu entusiasmo, energia mental e forças, logo se dará conta que sua ambição materialista jamais será saciada, como fogueira, que acende mais forte cada vez que lhe adicionamos uma acha de lenha.
Assim somos quase a maioria de nós hoje, nos preocupamos mais com o nosso próprio nariz do que cumprir e amar as mitsvot que HASHEM nos deu.
Provérbios 23:4 " Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. "
Rabi Bachiá comenta a respeito. Nossos instintos nos motivam a abandonar o desejo pela  redenção de nossos antepassados e nos desvia do caminho que estes tomaram e que primava pelo contentamento com o que o mundo lhes provia, tomando dele somente o estritamente necessário. Os instintos atraem o homem para um estilo de vida fútil e a busca pela fortuna, enamorando-se do luxo e da fama, até afundar nos mares do materialismo e debater-se entre suas ondas. O mundo material passa então a reinar sobre ele, tapando-lhe os ouvidos e fechando-lhe os olhos. O homem não se ocupa então de nada mais a não ser o que lhe dê prazer onde possa conseguir e em qualquer oportunidade que se apresente. O prazer passa a ser sua lei e religião , afastando-o cada vez mais  de HASHEM, como advertiu o profeta: "tua própria maldade te punirá, teus próprios pecados te repreenderão" (Jeremias 2:19).
Mas o que fazer diante disso? O Criador, bendito seja, fundiu no espirito humano um corpo ávido por prazeres, que prima pelo desejo de viver e garantir sua subsistência.Deu-lhe também apetite sexual, para que almeje continuar eternamente sua espécie, e o desejo de gratificação imediata, para que use as coias deste mundo em benefício do seu bem-estar pessoal, como está escrito: "tornou bela cada coisa conforme seu tempo, e pôs em seu coração a ânsia de compreender o que Ele fez, do princípio até o fim"(Eclesiastes 3:11). No entanto,quando o instinto se sobrepõe ao intelecto e a alma se torna refém do prazeres, o homem se inclina ao excesso, que culmina por causar sua deterioração física e moral. Como consequência , é necessário que o homem adote uma qualidade de vida rígida pela abstinência do excesso e dos prazeres desnecessários, para balancear entre os desejos do corpo e os objetivos da alma neste mundo.(hovot Ha levevot). Diante disso vemos que a melhor forma de vivermos, e sermos verdadeiros tsadikim é seguirmos os concelhos da Torah e  de nossos sábios, como esta escrito : "Executa a Sua vontade(de HASHEM) como a tua própria para que considere a tua vontade como Sua. Sacrifica o teu desejo ao Seu, para que sacrifique os desejos dos outros aos teus. (Avot II:4)"
Provébios 23:15 "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio"

Baruch HASHEM por  ter me permitido compreender quão falho sou, e o quanto podemos melhorar, e por me permitir escrever essas palavras.


Yachne כנ'