quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

פרשת ויגש Parashat Vayigash

פרשת ויגש
Parashat Vayigash
Gênesis 47:7 "E trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó"
É muito bom fazer parte de um povo cujos patriarcas eram exemplos em muitos aspectos, dando origem a um povo justo, com verdadeiros tsadikim.
Yacov usou de muita astúcia e também de muita humildade ao abençoar a faraó, Shlomo Ben David, o grande sábio nos relata em um de seus provérbios exatamente o que acontecera na época de Yosef,  e de Yacov seu pai.
Provérbios 11:11 "Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada."
Logo que Yacov sai de sua terra ao chegar em BerSheva já elevou sacrifícios ao Deus Altíssimo por telo livrado da fome. HASHEM recompensa os justos segundo a sua bondade. Provérbios 10:3 "O SENHOR não deixa o justo passar fome, mas rechaça a aspiração dos perversos. "
HASHEM jamais deixara que seus filhos venham a mendigar o pão, por esse motivo proporcionou a Yosef meios, dando a ele sabedoria e entendimento para salvar o povo Eleito da miséria Gênesis 47:12 " E José sustentou de pão a seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo as suas famílias."
Essa citação nos mostra a simplicidade vivida por aquela família, Yacov poderia muito bem solicitar que seus filhos e ele fossem tratados como "Lords" pois seu filho era governador do Egito, por esse e por muitos outros motivos que HASHEM escolheu a Yacov e não a Esav para dar continuidade a promessa feita a Avraham, pois Yacov não se importava em viver uma vida simples , portanto que lhe houve-se paz.
Provérbios 13:25 "O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade."
Yosef e sua família estavam contentes com o que tinham para comer, porém os egípcios preferiam vender-se como escravos a se alimentar com o que tinham, aqui já vemos por que o povo no Deserto reclamava tanto por alimento, o povo egípcio insatisfeito com o que tem prefere tornar-se cativo por troca de um prato de "pepinos" Números 11:5
"Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos PEPINOS, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. "
Gênesis 47:16 "Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta."
 Os homens insensatos não agem na hora certa, certamente todo o Egito sabia que sobreviriam 7 anos de muita fome, porém preferiram ignorar o fato e não fazer estoques para sí , preferindo ficar a merce do porvir do que prevenir-se.
Nós agimos loucamente igual a eles muitas vezes em nossa vida espiritual, preferimos ser escravos de nosso Ietser hara do que nos resguardarmos durante o tempo de fartura, quando estamos bem com HASHEM, até que estejamos com nossos celeiros cheios de alimento, para então cedermos aos famintos espirituais.
Em épocas difíceis como a do Egito diferenciamos tsadikim daqueles que trazem tsures (maldição) para seu povo.
Filipenses 2:3-4"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." 
Pirke avot V:14
Há 4 espécies de homens.Uns dizem :"o que é meu é meu, e o que é teu é teu", estes são os mais vulgares, e foi este ,segundo dizem,o uso dos habitantes de Sodoma.Outros dizem "o que é meu é meu, e o que é teu é meu " estes são os ignorantes. Os que dizem: " o que é meu, é teu,e o que é teu é teu", são os justos. Os que dizem o que é teu,é meu, e o que é meu é meu" são os impios.
Yosef certamente poderia agir egoistamente e usar de má fé com faraó, pois sendo faraó idolatra Yosef poderia pensar em mentir ou omitir a interpretação dos sonhos, e fazer para sí celeiros e quando viesse a fome apenas ele teria alimento.
E Yosef se enquadra nas palavras de Shaul Hashaliach e também no que nossos sábios nos ensinam.
Todos esses acontecimentos são frutos do bom proceder de Yosef, não sendo altivo na prisão conseguiu interpretar o sonho do copeiro que por sua vez veio a ter boas lembranças dele, transmitindo-as a faraó ,e assim trazendo vida ao reinado prestes a morrer.Uma boa obra tem sempre como consequência outra boa obra.
Essas brachot derramadas sobre o povo do Egito vieram de atos de homens chassidim, piedosos, que se esforçavam pelo bem comum, lutavam por todos, sem egoismo.
I Timóteo 2:1-2 "ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
Quando Yacov abençoa faraó mostra quão grande era sua sabedoria.
Maimonedes em seu livro Mishné Torah diz que o julgo Divino funciona da seguinte maneira.
HASHEM tem uma balança onde todos os nossos atos são pesados, se vamos contra uma mitsvah temos um contra peso, pendendo para o mal, logo se praticamos uma boa obra a má obra fica anulada, e a balança equilibrada, e nossos patriarcas compreendiam esse principio, que cada ato de bondade que praticassem não importando a quem fosse , estaria pendendo sua balança para o bem, sendo assim todo o povo é preservado, por amor aos justos aos piedosos, como diria o salmista a chuva cai tanto para o bom como para o mal.
E HASHEM ao olhar o povo do Egito viu Yosef homem piedoso, cujos atos Lhe alegravam, e todos os contra pesos daquele lugar foram vencidos pelos atos de bondade de Yosef, e de seu pai Yacov.
E o mundo esta carente disso, de homens piedosos dispostos a dedicar suas vidas em prol de um mundo de maldade.





Yachne כנ'

2 comentários:

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde