domingo, 15 de janeiro de 2012

פרשת שמות Parashat Shemot

פרשת שמות
Parashat Shemot

Chazak Chazak venit' Chazek , força força que sejamos todos fortalecidos, foram com essas palavras que terminamos de ler, ouvir, aprender mais sobre o Bereshit (gêneses) e é com elas que vamos começar o livro de Shemot (Êxodo).
Êxodo 1 :12 " Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel."
Quão belos exemplos vemos, descritos nesse versículo, "Quanto mais os afligiam mais se multiplicavam"
Temos aqui uma característica marcante dos Bene Yisrael (filhos de Israel), que é a capacidade de transformar tsures(maldição) em Berachot (benção), o povo vinha sendo afligido , pelo tirano rei Egípcio, Faraó, por sua falta de sabedoria, Shlomo Ben David em um de seus provérbios nos diz: Provérbios 28:16 " O príncipe falto de entendimento é também um grande opressor, mas o que odeia a avareza prolongará seus dias." mas os bene Yisrael já no começo de sua existência, de sua primeira narração de como Am Yisrael (povo de Israel) descrito em shemot , nos mostram o por que somos chamados de povo eleito. 
Nós filhos de Yisrael da atualidade vivemos como nos dias de Moshe Rabenu, em terra estranha com costumes estranhos, com muito enfado e trabalho, "além de termos que fazer os tijolos temos também que buscar a palha" Êxodo 1:14 "Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza. ", reflexo de um governo sem sabedoria , falto de inteligência como diria Shlomo (Salomão), e também de uma sociedade completamente avara.
Mas todo esse processo nos lembra do processo de purificação do ouro. Malaquias 3:3 "E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. "
Todo esse sofrimento faz parte de enriquecimento de nossa fé, ou ouro bruto tem um valor muito abaixo daquele que já foi purificado, e HASHEM quer para Sí um povo valioso, assim como o ouro que passa pelas mão do ourives.
Muitos falam, pensam, por que colocarmos filhos nesse mundo de horrores?E vemos a grande importância de colocarmos justos sobre a terra. "quanto mais o afligiam mais se multiplicavam" , não devemos temer o mundo, eles devem temer o povo eleito.
Outro grande exemplo responsável por ainda existir a religiosidade judaica em pleno século 21 foram as constantes repressões sobre nós, ficamos dispersos pelo globo. Muitas vezes fomos desraizados. Na idade média , os judeus foram expulsos da Inglaterra em 1290, da frança em 1306 e 1394, de Viena e Linz em 1421, de Colônia em 1424, de Perugia em 1485, de Milão em 1489, de Floreça e toscana em 1494, e muito dramática e traumaticamente da Espanha, em 1492, não tinham um território comum. Além do hebraico, a linguá das  orações, não tinham uma linguá comum. Nem compartilhavam de uma cultura. Rashi viveu na frança cristã. Maimônides nasceu na Espanha islâmica, e o que os unia , o que unia a todos os dispersos sempre foi uma fé em um D-us único, com esperança, fé, um estilo de vida e uma lembrança. Nenhum povo ,jamais, foi mantido junto por laços tão tênues. No entanto esses laços foram mais fortes que o aço.
Temos também outro grande exemplo o Holocausto, onde foram dizimadas milhares de famílias, a maior chacina do mundo moderno de nosso povo.Ficamos aflitos e feridos, e depois do holocausto muito fracos.Contudo, a vontade de viver dos judeus e de dar vida judaica aos nossos filhos foi mais forte do que o maior dos impérios. Também  foi a maior prova de ahava ( amor)  para com HASHEM Eloheinu, nosso povo foi morto por não negar sua fé, transformando assim tsures em berachot. Também temos outras situações em que fomos perseguidos, como a história narrada no livro de Ester, em 31 de março de 1492 Fernando e Isabel decretaram expulsão dos judeus de suas Terras.Nesta época nosso povo conseguiu lugares de status até na politica na Espanha, e com esse édito ficaram mui conturbado, pois sua intenção não era racial e sim religiosa.Os judeus se viram confrontados com uma escolha: Converte-se ao cristianismo e ficar, ou permanecer judeus e ir embora.
A vida do notável Rabi Akiva teve um fim trágico pelas mãos do Imperador Romano Adriano. O crime de Akiva? Divulgar o Judaísmo. 
Durante estes anos, Israel estava sob o domínio romano, o que tornava a vida difícil para o povo judeu. Os romanos estavam determinados a erradicar a Torá e os eruditos de Torá. Eles ameaçaram Akiva caso continuasse a sua obra. Essa ameaça não o deteve, e logo foi capturado e condenado à morte.
A praça da cidade de Cesareia estava apinhada de espectadores que ali foram para ter um vislumbre final do querido e sagrado Rabi Akiva. Até mesmo enquanto seu fim se aproximava, este grande e justo líder se alegrava e entoava louvores a D'us.
Também dizem que as letras ע ד são  maiores que as demais na reza Shemah Yisrael em memória de Rabi Akiva, que quando questionado por um de seus discípulos "Rabi, por que não nega a Torah e permanece vivo ? Rabi Akiva lhes responde... durante toda a minha vida pedi a HASHEM que me desse a oportunidade de mostrar que eu O amava verdadeiramente, agora que tenho essa oportunidade não vou perdê-la." dizem que no dia de sua morte entoou com mais força as letras ע ד da prece Shemah Yisrael.
Rabi akiva é exemplo de homens que na dificuldade encontravam forças para se multiplicar, se não em filhos , em amor.
Esse desafio é definido por Alan Dershowitz no final do seu livro Chutspá:

Sobrevivemos .. às vezes com muita dificuldade.. a milênios de tentativas de estupro contra o corpo e a alma judia, por vilões e monstros de todo tipo. Os esforços para converte-nos, assimilar-nos e extrair-nos consumiram enormes esforços, mas no fim, fracassaram.Agora, os perigos são mais sutis: sedução voluntária, assimilação voluntária, abdicação deliberada. Aprendemos... com dor e dificuldade... como lutar contra os outros.Podemos desenvolver técnicas judaicas para defender-nos contra o próprio sucesso?
Deuteronômio 3:7 " E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores."
Hashem ouve o clamor de seu povo, e tira-os de sua aflição.Maimônides em seu comentário da mishna diz que devemos buscar amigos por idealismo, que são aqueles que partilham de um mesmo ideal. E é esse tipo de amigos que o Am Yisrael encontraram em todo o curso de nossa história, unidos por um idealismo em comum, a fé judaica, e a necessidade de perpetuar a promessa feita a Avraham , por isso não devemos temer os maus e deixar que eles prevaleçam, mas sim que quanto mais oprimidos formos, mais nos multiplicaremos, para engrandecer o D-us Altíssimo que com mão forte livra seu povo da morte.
Isaias 29:23 "Mas quando ele vir seus filhos, obra das minhas mãos no meio dele, santificarão o meu nome; sim, santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel. "
E quando como Rabi Akiva tivermos a oportunidade de mostrar que realmente amamos ao Criador , possamos ser fortes e dizer uns aos outros "Chazak chazak venit' chazek."
Bendito seja o Eterno que me ajudou e me permitiu escrever essas coisas.

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde