domingo, 29 de janeiro de 2012

פרשת בא Parashat Bo

פרשת בא
Parashat Bo
Êxodo 10:9 " E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR."
O que denotamos nesse versículo?
Moshe fala a Faraó quem era os que iriam adorar a Adonai tsevaot no deserto. Analogamente podemos dizer que Israel é um "corpo só". Suas castas se dividem em : Velhos e jovens, filhos e filhas. Os jovens e os homens aptos a guerra representam a força , os braços e as pernas de um corpo. Os velhos representam a cabeça que é o que guiaria o corpo. As filhas e as mulheres representam o tronco do corpo, que é onde fica o coração, e onde se geram novos filhos. Dadas as especificações fazendo remiz (alusão,simbologia) pode-se dizer que Moshe enfatiza que todos deveriam adorar a HASHEM , todo o corpo, os animais representam nossos instintos, o qual deveríamos levar conosco ao deserto, onde passaríamos por aprimoramento, por um processo de refinamento.
Êxodo 10:26 "E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá. "
Devemos levar também nossos animais pois não sabemos com que havemos de servir ao Eterno nosso D'us , nossos instintos devem ser levados junto conosco, para que possamos engrandecer com maior veemência ai Eterno nosso D'us. Mas como assim? Alexandre Safran em seu livro "Sabedoria da cabalá" nos diz:
" o mal causado pelo pecado favoreceu, por assim dizer , o bem", observa o autor das Toledot. O mal foi dissolvido no bem e só o bem permanece. O baal teshuvá, aquele que realizou teshuvá, liberta as "centelhas sagradas" aprisionadas pelo pecado e dispersas por toda parte; ele as libera e faz com que elas "se elevem " para as "luzes divinas" de onde vieram.
Ao mesmo tempo, o homem deve também servir a D'us por meio da gashmiut, por meio do mundo material, dos elementos "terrenos", de suas funções físicas. Não pode temê-los, pois eles não levam necessariamente ao pecado: pelo contrário, ao usá-los a serviço de D'us o homem conquista um mérito considerável. Este é um ensinamento fundamental dos mestres do chassidismo. Eles confiam no homem. Encorajam-no a empregar de forma correta e alegre todos os meios de serviço que Ele nos proporcionou. É assim que o homen pode transformar uma "má inclinação" em uma "inclinação" para o bem . Mesmo quando a "má inclinação" "torna-se mais forte" e passa a ser "impura" por sua relutância em ser transformada, o pecador não deve perder a esperança, pois mediante uma observância meticulosa das mitsvot ele pode libertar as "centelhas sagradas" aprisionadas pelo seus pecados.Pois D'us, que "criou a má inclinação,também criou o remédio apropriado, a Torah". As "centelhas sagradas" que o homem precisa libertar estão presentes mesmo naqueles lugares que chamamos de "impuros", mesmo nos "pensamentos estranhos" e impuros que podem invadir nossa mente quando rezamos, mesmo nos pensamentos do ateus. A tarefa do chassid é "elevar" estas centelhas e restituí-las a sua Fonte reluzente.
Deste  modo, os desejos que têm origem na "alma animal", vegetativa, de um ser humano se unem aos desejos espirituais  provenientes de sua "alma divina", que conduzem ao amor a D'us.
Estas duas almas, a animal e a divina, estão ligadas uma à outra e formam uma única alma, conforme ensina o movimento chabad. Juntas, elas se movem em direção à unidade, em direção ao UM, ao Único, à Alma das Almas ; unidas, elas se elevam em direção à sua fonte, em direção àquele amor que é D'us.
Voltando ao verso nove, devemos dizer a nós mesmos o que Moshe falou a faraó, devemos louvar ao Eterno com todo nosso corpo com toda nossa alma, assim como diz nossa reza "Shema Yisrael". Essa é a essência de "iremos todos louvar ao Eterno", como posso eu tendo um corpo completo, com matéria e com alma não usa-lo em prol da adoração ao Eterno ?
Salmo 115:5-8 
"5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. "
David fala que aqueles que tem boca e não falam, nariz mais não cheiram, pés mas não andam, são seres inanimados de pedra, madeira e ouro, porém nós somos feitos do que? Nós somos o que? Somos imagem e semelhança do Divino bendito seja Ele , extraídos da  adamá (terra) ela (a terra) que é responsável pela vida nesse mundo em que vivemos, também somos responsáveis pela vida, assim como a terra, o tsadik, o chassid é como um solo fértil que dele emanam bons frutos, também somos munidos de luz celestial, do "folego de vida", que foi colacado dentro de nós pelo Divino, portanto devemos usar as palavras de David.
Salmos 115:18 "Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR." 
Outra coisa que devemos lembrar , o que ocasionou a "união", a harmonia dos bene Yisrael? A vontade de abandonar o Egito , para de de ser escravos de faraó. Nós igualmente , para alcançar em pleno conhecimentos e harmonia de nosso "corpo" de nosso "eu", devemos almejar abandonar o Egito, é necessário darmos o "ponta pé" inicial , os sábios dizem que se usamos uma agulha e fizermos um pequeno buraco  ( que simboliza uma fenda, uma brecha que que o Eterno esteja conosco) minusculo, o Eterno vem com sua poderosa mão e abre uma grande porta, e nosso povo é a grande prova desse princípio. Am Yisrael fez seu pequeno buraco com uma agulha , lembrando-se do Eterno, clamando por seu socorro, e o Eterno com mão forte os liberta, abre não uma porta mas o Iam suf, (mar de juncos). Nós também estamos sob essas condições.  Se abrirmos um pequeno buraco onde passa apenas uma agulha em prol da causa divina, o Eterno com mão forte vem e abre uma porta, nos permitindo chegar a terra da promessa, ele trará sobre nós grande "harmonia" sobre nosso "membros e instintos", mas na hora que formos questionados por faraó " deixe que fiquem os rebanhos  e vão servir vosso D'us" sejamos forte como Moshe, como David e digamos "Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR."
 
Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde