terça-feira, 27 de dezembro de 2011

פרשת מקץ Parashat Mikets

פרשת מקץ
Parashat Mikets
Shalom neste ano a Parashat Mikets foi concomitante a celebração de Chanucá , e farei uma alusão entre a parashah e a festa de chanucá.
Gênesis 37:7 "Eis que estávamos atando feixes no meio do campo, e eis que o meu feixe se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos feixes o rodeavam, e se inclinavam ao meu feixe. "
Gênesis 42:6 "José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra. "
Temos ai respectivamente os textos que comprovam que aquele sonho em forma de profecia se cumpriu, Tendo José governado sobre seus irmãos, mas o que isso tem em comum com a festa de chanucá?
Os dois acontecimentos foram profetizados antes que acontecessem pois eram fatos mui importantes, HASHEM não esconde seus desígnios de seu povo,assim como abordado na parashah passada nós não compreendemos no exato momento em que temos o conhecimento do fato.
Daniel 8:13-14 "13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."
A palavra Mikets מקץ pode ser traduzida tanto como "ao fim" como também "depois"
O versículo 14 de Daniel fala que depois, ao fim de duas mil e trezentas tarde e manhãs o santuário seria purificado." .Essa parashah por fazer parte de uma mesma história a história de Yosef sempre tem uma ligação com a anterior , no tempo determinado HASHEM executa seus planos, fora profetizado que yerushalaim seria profanada, e ao seu determinado tempo seria purificada novamente.
Yosef logo depois de contar o significado do sonho a faraó o instrui:
Gênesis 41:33 "Agora, pois, escolha Faraó um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito."
A história nos conta que antes de morrer Matitiahu designou seu filho Iehudá para ser chefe da rebelião. seu apelido era MACABI, daí o nome de seus comandados "macabeus".
Iehudá era um inteligente e talentoso líder militar. Além disso, inspirou nos seus soldados um espírito de fé em HASHEM , como sendo a única fonte de sucesso e ajuda em suas batalhas.
Nesta outra semelhança encontrada vemos que HASHEM ao seu tempo ergue homens capazes, e não capacita os escolhidos , como é dito por ai, nos mostrando a grande importância de nos aperfeiçoarmos cada dia mais, estudando  a lei Divina incessantemente pois para todos nós há um proposito, porém se não estivermos capacitados na hora certa perdemos a oportunidade de cumprirmos com este proposito. O Talmud no tratado avot diz: Shamai dizia: seja o estudo da lei Divina a tua principal preocupação;..."
(avot I-15).
Outra semelhança encontrada é o fato de que tanto Chanucá como  a fome no Egito , trouxe uma aproximação do povo escolhido por HASHEM.Chanucá sinônimo de fortalecimento espiritual, pois trouxe uma aproximação para aquela geração e também para gerações posteriores.Yosef estava distante de seus irmãos, a fome os aproximou.

Gênesis 45:6 "Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. " Neste verso encontramos outra similaridade o período que demorou para a libertação do povo de Yisrael; este período de dois anos que demorou para que a casa de Yisrael fosse liberta foi também o que demorou para que Iehudá Macabi libertasse a Casa de Yisrael da impureza da idolatria. Fazendo uma alusão podemos comparar a fome do Egito com a penúria que Yisrael estava passando, pois aquele que passa fome esta sujeito a morrer, o povo de Yisrael estava preste a ser exterminado por Antíoco IV  pois eram impedidos de se alimentar espiritualmente,  a disseminação da cultura grega politeísta era certamente um grande problema pois Epífanes almeja implantar o politeísmo em todo o mundo, sendo o politeísmo completamente contra os princípios da fé judaica.
No entanto uma atitude tanto de Yacov como dos macabeus foi responsável pela sobrevivência de nosso povo; a necessidade de buscar alimento , Yacov ordenou que seus 10 filhos fossem até o Egito para buscar alimento, assim também fizeram os macabeus que necessitavam de alimento espiritual, necessitavam de suas sinagogas, de professar a fé judaica, pois se não o fizessem morreriam ante os olhos de HASHEM e HASHEM não os reconheceria mais como seu povo.
Tiramos como lição moral dessa parashat e da festa de Chanucá , de que devemos nos preparar, estudar enquanto estamos livres para buscar esse alimento espiritual , para que assim como Yosef juntou alimento em seus celeiros o máximo que pode , para que no dia da fome tivesse de onde tirar suas forças e saciar sua fome, nós devemos adquirir conhecimento o máximo que formos capazes de alcançar, para que no dia da fome, da perseguição, tenhamos de onde tirar forças, para que não venhamos a morrer ante Adonai Tsevaot, para encerrar esse estudo ficamos com as palavras de Hilel que foram as responsáveis pelo meu desejo de armazenar conhecimento em meus "celeiros "
Pirke Avot I-13 " ...; aquele que não aumenta seus conhecimentos os diminui; quem não se quer instruir não é digno de viver;..."
Que Chanucá seja sinônimo de busca do conhecimento, pois se o fizermos HASHEM nos sustentara, fara multiplicar o óleo de nosso espirito e manterá acessa a chama  de nossa vida.
Shalom
 
Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde