domingo, 22 de janeiro de 2012

פרשת וארא Parashat Vaera

 פרשת וארא
Êxodo 7:15
"Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. "
Hoje abordaremos esse tema como centro de nossa meditação, quanto tempo dedicamos ao Divino, se acordamos cedo para executar a Sua obra?
Vamos analisar este pequeno versículo aparentemente simples, porém que demostra a dimensão da Torah e intensidade que devemos servir ao Criador.
"Vai pela manhã a Faraó..." o que esta pequena frase nos ensina? É bem claro o que o Eterno requeria de Moshe naquele momento, Moshe deveria executar antes de tudo, e de todos, a vontade Divina , vai pela manhã, diz o texto, ou seja , "Moshe o que EU lhe mandar fazer deve ser como primícia em sua vida ," e o versículo continua e faz referência a um fato que aconteceu super interessante  , "...e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra. " vejamos o texto que o Eterno fala a respeito da vara que se tornou em cobra.
Êxodo 4:4 "Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão" ; qual a intensão de colocar como referencia esse milagre do Eterno nesse mesmo versículo? O  qual ordena a Moshe levantar cedo para executar a Sua vontade, e também pegar a vara que outrora se tornou em cobra? O primeiro motivo já abordei, executar a vontade do Criador como o primeiro de nossos atos , o segundo ponto é o da vara , o Eterno manda Moshe pegar a cobra pela cauda, é de conhecimento, creio que praticamente de todos , que não se deve pegar uma cobra pela cauda, pois assim ela lhe daria um bote, lhe picaria, porém nesta circunstância percebemos o porquê o Eterno faz essa ordenança a Moshe, por mais que pareça absurdo o que  HASHEM nos ordena fazer , devemos executar sem pestanejar, sem dizer   "depois farei" ,ou ainda, "farei do meu jeito" se HASHEM diz a Moshe "acorde cedo e pegue a cobra pela cauda," Moshe  acordaria cedo e pegaria a cobra pela cauda, Pois compreendia a dimensão e a importância de obedecer a HASHEM.
E com essas atitudes de Moshe , lembro-me das palavras de nosso Rabino maior Yeshuah HaMashiach.
Mateus 6:25-34
"25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 ( Porque todas estas coisas os gentios procuram ). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal"
O versículo 33 explica bem o que Moshe fazia naquele momento , colocava HASHEM em primeiro lugar , abandonou sua terra, de onde tirava seu sustento, para se tornar o grande libertador da casa de Yisrael, nos dias em que vivemos essas palavras do Mashiach parecem loucuras, pois como não se preocupar com o nosso pão? Com o que nos vestir? Mas é a mesma coisa que HASHEM fala a Moshe, "sai de tua terra" ,"pega a serpente pela cauda" São coisas que aos nossos olhos podem parecer loucura, morte, porém é nesse momento que vemos o poder Divino agindo em nossas vidas, como posso eu pegar uma cobra pela cauda e não ser ferido? Como posso eu colocar as coisas do Eterno a frente de minha vida, como primícia de minhas obras, e não passar fome? Como pode não trabalharmos no Shabat e não morrermos de fome?
Outro aspecto concomitante a parashat Vaera é o vesículo 34 de Mateus citado por Yeshuah. "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal"
Este versículo explica o porque HASHEM mandou uma praga por cada dia.
Faraó tinha que viver um dia de cada vez ,para perceber a cada dia a força do Eterno, presenciar o poder de HASHEM ,e reconhecer o seu grande poder. Esse numero dez , nos lembra um comentário de nossos sábios descrito no Pirke Avot V :1
"O mundo foi criado por dez palavras. E porque nos ensinam isto? Não bastaria uma só? Foi para tornar mais severo o castigo dos impios que possam causar a ruína deste mundo por dez palavras Divinas criado, e para aumentar a recompensa dos justos que pelas suas virtudes mantém este mundo criado por dez palavras Divinas."
Êxodo 9:13 "Então disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;"

Essa parashah repete por inúmeras vezes a necessidade de acordamos cedo, de colocarmos sempre o Eterno diante de nós, por isso quando acordamos pela manhã nossas primeiras palavras devem ser as mesmas de David hamelech "shiviti Adonai lenegdi tamid", tenho posto o Eterno sempre diante de mim. Temos um versículo da brit hadashah que da maior sentido a esse citado acima de êxodo 9:13 trazendo mais sentido em nossas vidas hoje, que  é o de II Corintios 5:15 " E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."

O que HASHEM ordena a Moshe falar a Faraó? "Deixa ir o meu povo, para que me sirva;"
Hoje estamos muito carentes desse amor que Yeshua fala para termos, que Shaul fala para termos , Que HASHEM fala para termos, "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; " palavras descritas no livro de I Pedro 2:2 .

Devemos nós seguir os exemplos de Moshe , "acordarmos" cedo para servir ao Eterno , executar sua vontade, por mais que para nós não faça sentido, por mais que não faça sentido pegar uma cobra pela cauda, devemos executar a vontade Divina acima de todas as coisas, é sobre isso que fala nossa reza Shemah Yisrael ... "amaras o Eterno teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, de todo o teu entendimento" , então fica hoje para nós como lição dessa parashat Vaera , sirvamos ao nosso Deus, sem constrangimento, com ânimo, e com rapidez, para encerrar gostaria de deixar um versículo do Pirke Avot que tem muito em comum com o que aprendemos hoje, Avot IV:2
Ben Azai dizia: Sê rápido no cumprimento dum preceito mesmo pouco importante, e evita o pecado. Pois uma obra boa tem sempre como consequência outra obra boa. um pecado tem sempre como consequência outro pecado. A recompensa duma boa obra está na própria boa obra realizada. A consequência dum pecado é sempre outro pecado.

Yachne כנ'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde