terça-feira, 29 de novembro de 2011

פרשת תולדות Parashat toldot



 פרשת תולדות 

Parashat Toldot

Parashat Toldot, a palavra   תולדות pode ser traduzida como gerações , eis que lhes faço uma pergunta, o que é necessário para que existam gerações?
É necessário primeiramente um casamento , para que a mulher possa gerar filhos ,e esses filhos mais filhos , e assim sucessivamente , ou seja, é necessário uma mulher para que haja a possibilidade de perpetuidade de um certo gene masculino, para que haja continuação de sua geração, e é justamente a respeito disso que vou falar.
Gênesis 28:1-2 "Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;  E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;"
Por que Isaque deu esse concelho a seu filho , mesmo antes de abençoá-lo ?Devido ao grande papel que as mulheres exercem dentro de uma família , principalmente de um lar judaico, umas exercem influências boas, outras mas , e Isaque por sua experiência e também pelos conselhos de seu pai Avraham , compreendia o por que de evitar relacionamento com mulheres de outros povos, neste caso como as filhas de canaã .
Muitas mulheres podem dizer que não são reconhecidas, não lhes é dado o devido valor no judaísmo, em alguns casos sim , porém na maioria dos casos é dado o devido valor. O fator principal da falta de reconhecimento das mulheres é que uma grande maioria não dá a si mesma o devido valor, elas mesmas não se veem como uma Eshet chayil. Já é um versículo bem conhecido Provérbios 31:27-29 descrevem como deve agir uma Eshet Chayil, e qual o seu papel dentro do lar ." Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.  Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! "
O bom andamento do lar é uma tarefa essencialmente da Eshet Chail, ao marido cabe trazer dinheiro e alimento para saciar a fome e o espirito , é de dever do homem ensinar a sua esposa a Torah, e seguir a Torah, e quem segue a Torah na  integra é impossível ter um casamento infeliz, pois assim está escrito "amaras ao teu próximo como a ti mesmo"; a mulher cabe cuidar do marido, para que ele execute sua missão com sucesso, trazendo a Torah para seu lar, ou seja a mulher é grande responsável pelo andamento de seu lar , pois foi criada para ser ajudadora do homem, lhe dando suporte para trilhar seu caminho, nossos Sábio também falam a respeito do valor das mulheres .
Rabi Akiva que foi considerado o maior talmidista de sua época , um verdadeiro douto na leis Divinas dizia rico é aquele "O que tem uma esposa cuja as ações são dignas."
Para entender melhor esse conceito de Rabi Akiva vou lhes contar sua história de vida .
Rabi Akiva Ben Iossef, "cujo nome ressoa através do tempo e ao redor do mundo" era uma grande e romântica figura que fazia sombra a todos os seus contemporâneos. Nascera numa  família comum .O Próprio Akiva , na época do segundo templo, fora um pastor, extremamente piedoso mas analfabeto, um dos amei haaretz(gente sem estudo). Raquel, filha de um dos homens mais ricos de Jerusalém, enamorou-se dele e decidiu desposá-lo a despeito de sua pobreza e de não ter-se educado, porque nele descobrira qualidades extraordinárias. Casaram-se contra a vontade do pai dela, e viveram terrível pobreza, e só aos 40 anos de idade Akiva começou a aprender a ler. Por ter chegado  a escolaridade em  idade relativamente avançada , ele era dotado de entendimento  profundo e original, e abordava cada problema de um novo ponto de vistas. Ausentou-se do lar por muitos anos , aconselhado pela mulher e com seu incentivo, e estudou junto aos maiores eruditos,Rabi Josué e rabi Eliezer, durante esse tempo Raquel passou por tamanha penúria que teve de cortar e vender o cabelo para comprar alimento .Quando Akiva retornou ao lar , acompanhado de muito de seus discípulos , a andrajosa e preocupada esposa  veio  timidamente  recebê-lo. Ele voltou-se para os discípulos e disse "o que eu e vocês aprendemos ,a ela devemos " disse-lhes também que a definição de um homem rico é "O que tem uma esposa suja as ações são dignas."

Neste momento percebemos a grande sabedoria de Rabi akiva  , e também humildade por reconhecer que sua esposa lhe deu auxilio, mas antes dele a reconhecer ela teve que acreditar que  era capaz de ajudar a seu marido, ela se fez Eshet Chayil, a mulher é a grande responsável para despertar no marido o que tem de melhor , se ela for uma verdadeira Eshet chayil , assim como Raquel esposa de Rabi Akiva.
Porém a realidade atual é outra , é o inverso disso. Shlomo ben David em seus provérbios fala muito sobre mulheres que desvirtuam o homem a engrandecer-lhe
Provérbios 5:4 "1 FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
2 Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3 Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4 Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. " 
 A má mulher traz para seu lar tsures (aborrecimentos, desgraças) as quais o homem não tem força para lutar contra ela, pois fica cego.
Provérbios 12:4 "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. " Rebeca para Akiva era sua coroa, pois agia dignamente , ao mesmo tempo que a mulher de Yóv (jó) o mandara amaldiçoar ao Criador, percebemos o grande contraste entre uma boa esposa, e uma má esposa, ambas mulheres de grandes homens.
Provérbios 14  "TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. "
Provérbios 21:19 "É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça."
Slomo Ben David , homem de tamanha sabedoria , reconhecia que haviam mulheres para coroa , e outras a pernúria.
Devemos ter em mente do que almejamos ser, pessoas para o bem ou para o mal, homens(casados) devemos aprender a valorizar  mais as esposas, pois são carne de sua carne, osso de teu osso, o termo em hebraico para homem descrito no bereshit é ish , e o termo para mulher é isha, ou seja a mulher é uma extensão do homem, capaz de molda-lo a sua maneira, por isso mulheres aprendam a ser verdadeiras eshet chayil, para terem maridos doutos,eruditos a seu lado . Ha uma piadinha que retrata a realidade " estavam Obama e sua mulher em um restaurante jantando, porém o restaurante era de um ex namorado de sua esposa, Obama não podia perder a oportunidade de tirar sarro do ex namorado de sua esposa e falou: 
olha se tivesse ficado com ele você seria mulher de um cozinheiro, e ela de pronto respondeu : Não , se eu fosse a mulher dele, ele seria o presidente do EUA.
Então mulheres vocês conhecem a sua capacidade, usem-a para o bem.
Esse estudo, essa parashah tem como objetivo nos mostrar os planos de HASHEM para que mantenhamos uma boa nova geração , sabendo discernir entre a boa mulher e a má mulher que age vergonhosamente.
Hoje o que encontramos, mulheres como raquel , mulher  de Rabi Akiva, ou mulheres como a de yov que era a prodridão de seus ossos , e você o que é? reconhece seu valor como mulher, do que é capas de fazer , lembre-se de raquel .
Nós temos uma grande missão, aqueles que tem filhos uma missão maior ainda, de criar filhos como Yov, de criar filhos como Rabi Akiva, e mulheres como Rebeca. Lutemos por um futuro melhor para nós e para nossas toldot.
shalom Lehitraot



Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde