segunda-feira, 14 de novembro de 2011

פרשת וירא Parashat Vayera

פרשת וירא
Parashat Vayera

Shalom nesta parashat Vayera abordaremos vários assuntos enfatizando o tópico "nossos Pais"
Gênesis 18:23-33 " 23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar."
Oque aprendemos com esses  10 versículos?A insistência de Avraham? A teimosia de Avraham? Ou para outros a tolice de Avraham? Alguns alegam ser tolice de Avraham por interceder por um povo, idolatra , que o Eterno em sua justiça achou por bem destruir aquela nação. Para mim vejo Avraham como um grande pai, que condoer-se-ia pelo próximo sem ao menos conhece-lo , Avraham foi insistente sim , foi teimoso sim, porém tolo certamente que não , pois Avraham tinha a centelha Divina em seu caráter , ele amava a todos como se fossem todos seus irmãos e filhos, e isso explica por que de o chamarmos de Avraham Avinu (Abraão nosso pai), Avraham lutou por aquela causa ao extremo, a ponto de não ter mais o que se fazer a favor daquelas pessoas, por isso que HASHEM sempre enfatiza ao longo da história de Avraham que por ele seriam benditas todas as famílias da terra , pois era um homem justo , um verdadeiro tsadik, que em prol de sua fé estava disposto a sacrificar o que ele tinha como esperança , o seu filho Isaque , o filho da promessa de sua perpetuidade. Gênesis 18:18 "Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra"
Outro Gadol Av que podemos citar ,é Moshe rabenu, que também nos deu exemplo de amor incondicional por um povo rebelde aos olhos de HASHEM. 
Êxodo 32:30-33 " 30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei propiciação por vosso pecado.
31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro."
Aqui também vemos a mesma característica de Avraham em Moshe,mesmo Moshe não aprovando a atitude do povo como é dito no verso 31 " ....Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro." mostrando que tanto Moshe como Avraham reconheciam o pecado do povo , Avraham em sua por assim dizer "Intercessão"falava "destruirás o justo junto com o impio?..." "se houverem 10 justos preservara a cidade?" este exemplo nos mostra  que Avraham sabia que naquela cidade não haviam nem 50 , nem 40, nem 20 , nem 10 justos, pois eram todos cruéis e pecadores, mas mesmo assim praticou o que chamamos de chessed, bondade para com aquelas pessoas, pois sendo ele justo um verdadeiro TSADIK , sentiu-se na obrigação de fazer tudo que lhe era possível intercedendo entre o povo e HASHEM; Moshe Rabenu também como tsadik intercedeu pelo povo, até o extremo a ponto de pedir que HASHEM o risca-se do livro da vida , do OLAM HABA ; dois grandes homens , dignos de ser lembrados como nossos pais .
Temos outro , o rabino maior Yeshua HaMashiach , que sacrificou sua vida literalmente, não por um unico povo , mais por todas as nações da terra. 
Mateus 27:54 "E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus"
Romanos 9:24-29 "24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada.
26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra."

Romanos 10:4-13 "4 Porque o objetivo da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ( isto é, a trazer do alto a Cristo. )
7 Ou: Quem descerá ao abismo? ( isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo"
[nota ao leitor romanos 10:4 esta traduzido na maioria da biblias a palavra grega traduzida aqui como fim é teloes, que também pode ser traduzida como objetivo ou propósito.Mudanças feitas por jerônimo a mando do papa]
Avraham avinu intercedeu por aquelas cidades, Moshe rabenu por Am Yisrael e Yeshua HaMashiach por kol haaretz .O Mashiach , bendito seja ele , deu a maior prova de chessed por aqueles que não o "conheciam" como diz o velho jargão "fazei o bem sem olhar a quem"
Todos esses tsadikim marcaram a nossa história, por coisas simples, que apenas grandes homens conseguem fazer, amar, praticar chessed para com todos. E nós sera que queremos mudar a história?Sera que sermos lembrados por nossos atos de chessed?
Ou sera que nem seremos lembrados? Assim como milhões e milhões, esquecidos pelo tempo.Devemos começar com coisas simples amando mais aqueles que estão próximo a nós para nos acostumarmos a amar, praticar pequenos atos de chessed, até que se tornem grandes, será que poderemos um dia ser chamados de Pais? ou sera que seremos simplesmente reprodutores da raça humana? 
Que o exemplo de Avraham, de Moshe, Do Mashiach Yeshua fiquem circunscrito em nossos corações, e lembremos deles ao nos deitar e ao nos levantar assim como diz o Shemah Yisrael . Shalom alechem

Yachne ben Avraham כנ בן אברהם '

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o comentário sera aprovado pelo moderador do blog.
por favor aguarde